TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Empresa: Clínica Veterinária Ani+ Planejamento Estratégico

Por:   •  3/3/2017  •  Ensaio  •  1.545 Palavras (7 Páginas)  •  222 Visualizações

Página 1 de 7

Empresa: Clínica Veterinária Ani+

Planejamento Estratégico

   A Clínica Veterinária Ani+ atua na área de atendimento pet há mais de 10 anos contando com consultas, cirurgias, vacinas, laboratório, internação e medicações.    Está localizada na cidade de Descalvado, interior de São Paulo, onde a economia da cidade gira em torno de produtos pets. Nessa cidade há também uma unidade da faculdade particular Unicastelo. No ano de 2006, Maíra formou-se em medicina veterinária nessa faculdade e logo abriu um pequeno consultório na frente de sua casa. Dentro de quatro anos, o pequeno consultório se tornou uma clínica de respeito a ponto de ter que mudar de endereço, agora estando em um lugar maior e mais confortável para atender melhor sua clientela. O desempenho após essa mudança, claro, veio a ser melhor. Com apenas três funcionários, dois veterinários e uma recepcionista, entra então Ana Paula, como sócia em 2012, para acrescentar na administração da empresa e na equipe de veterinários, e hoje ao todo conta com 10 funcionários.

   Desde então a clinica tem se desenvolvido melhor financeiramente e estruturalmente, visando sempre mais conforto e atendimento de primeira para seus pets. A empresa também abre espaço para estagiários da área de veterinária, acrescentando mais experiência e conhecimento na formação do aluno. A Clínica Veterinária Ani+ tem o diferencial de oferecer serviços veterinários qualificados de forma transparente e organizados.

  • Missão: proporcionar saúde e bem-estar físico aos animais por meio de carinho e dedicação de todos os funcionários ali presente, contribuindo então para a saúde pública.
  • Visão: ser referência na prestação de serviços veterinários de qualidade e atender os anseios dos proprietários que zelam pelo bem-estar animal.
  • Valores: Respeito, ética, organização, atenção.

Analise Ambiente Interno

Pontos Negativos

   O clima organizacional é de muito estresse por conta de uma rotina sobrecarregada, os líderes não se entendem, o que faz com que os encarregados de outras funções fiquem mais estressados também, eles não sabem e não se entendem em equipe. Entre os funcionários há muito desentendimento sobre tarefas a serem feitas (alguns fazem muito e outros fazem pouco sobre o que é pedido), outro problema da empresa é deixar poucos funcionários trabalhando mais do que é prescrito e estes ganhando menos do que deveria, além de não serem reconhecidos e valorizados como deveria.  

   A Clínica tem uma administração muito diretiva, o que deixa o clima organizacional negativo e influencia negativamente no crescimento da empresa. A Administração Diretiva consiste em uma administração autoritária e burocrática com decisões centralizadas o que acaba por afastar funcionários das decisões tomadas, podendo passar despercebido algumas necessidades que venham a causar descontentamento e consequentemente resultados ruins para a empresa.

   As decisões dos líderes não são respeitadas, no caso, quando a Clínica está muito movimentada, alguns funcionários seguem estritamente o horário do contrato e vão embora; já outros ficam mais que o horário do contrato e acabam sendo prejudicados, pois além de não receberem pelas horas extras, ficam mais estressados. Por fim, a Clínica acaba sendo prejudicada, duas vezes.

  Bem como a falha de comunicação se deve ao fato de uma administração autoritária e com decisões extremamente centralizadas, sem a participação dos funcionários o que acaba por gerar a ineficiência na gestão dos horários. Com alguns funcionários cumprindo à risca o horário e outros extrapolando o limite, acaba por gerar um desentendimento entre os mesmos e insatisfação de alguns. O problema pode ser sanado com a reengenharia, cujos funcionários expõem suas opiniões e vontades colaborando para uma gestão mais eficiente e acertada do quadro de horários.

Pontos Positivos

   Por outro lado, a Clínica é altamente reconhecida na região por seus profissionais serem extremamente competentes, atenciosos e capacitados. Além disso, conta com amplo espaço para hospitalização e cirurgia mais moderno, dando toda assistência necessária para a saúde animal.

   Comparada a outras clínicas veterinárias concorrentes da região, a modernização da Clínica Veterinária Ani+ é o que traz mais confiança aos clientes. A reciclagem e o aprimoramento constantes dos colaboradores de uma organização são importantes para a competitividade da mesma.

Analise Ambiente Externo

A empresa preocupada em monitorar o grau de satisfação de clientes realizou uma pesquisa na rede social Facebook, onde há uma página sobre a Clínica, na pesquisa percebe-se a ótima avaliação externa e satisfação dos clientes, a maioria deles mencionam a educação, carinho e bom atendimento que foi recebido e agradecem aos que cuidaram dos respectivos animais; contabilizando, de 26 avaliações, apenas duas são 4/5, diferente das outras 24 que deram 5/5, nota cheia.

Discussões

   A empresa é gerida pelo modelo antigo de administração diretiva, que foi consolidada nas organizações por Taylor, Fayol e Ford, tais teóricos e autores enfatizam o papel do chefe e a padronização do comportamento dos funcionários. A escola clássica formada pelas ideias destes teóricos e autores reflete o modelo tradicional de administração adotado no inicio do século XX, por algumas décadas com muito sucesso.

   Frederick Taylor, em seu principal livro, Os Princípios da Administração Científica, publicado em 1911, afirma a necessidade de executar o trabalhado administrativo em bases científicas, em sua teoria ele fixa a divisão de autoridade e supervisão ao nível de linha (autoridade vertical). A teoria de Henry Fayol caracteriza-se pela ênfase na estrutura organizacional, pela visão do Homem Econômico e pela busca da máxima eficiência. Já Ford, introduziu conceitos modernos de produção em série e de linhas de montagem, concebendo um ritmo de trabalho em cadeia, para poupar tempo e custos.

   Contudo, percebemos que a empresa é gerida dentro das teorias dos três autores. Isso, por sua vez, torna toda e qualquer iniciativa dependente dos chefes, baseando-se num modelo de liderança autoritária em que os líderes tomam decisões individuais, desconsiderando a opinião dos liderados.

   Em síntese, comumente não se importa com o que os liderados pensam, além de desestimular inovações. É comum por parte deste líder reações de irritação, stress e de incompreensão com erros alheios.

Oportunidades melhoria e ou sugestões

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.1 Kb)   pdf (86.5 Kb)   docx (14.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com