Estrutura de mercado do setor supermercadista
Por: marlacuri • 2/5/2015 • Trabalho acadêmico • 1.625 Palavras (7 Páginas) • 199 Visualizações
[pic 1][pic 2]
SISTEMA DE ENSINO A DISTANCIA
BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO
Marla Curi Araujo
ESTRUTURA DE MERCADO DO SETOR SUPERMERCADISTA
[pic 3]
Guaíba - RS
2014
Marla Curi Araujo
ESTRUTURA DE MERCADO DO SETOR SUPERMERCADISTA
Trabalho apresentado ao Curso de Bacharelado em Administração da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas: Microeconomia e Macroeconomia; Métodos Quantitativos; Ética Política e Sociedade. Semestre 1º e 2º.
Orientador: Regina Malassise, Wilson Sanches, Marcelo Caldeira Viegas.
Tutor: Celso Alexandre Marcondes
Guaíba
2014[pic 4]
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 3
DESENVOLVIMENTO 4
CONSIDERAÇÕES FINAIS 10
REFERÊNCIAS 11
INTRODUÇÃO
O presente trabalho é sobre as disciplinas do semestre sendo elas: Microeconomia e Macroeconomia, Métodos Quantitativos, Ética, Politica e Sociedade.
É objetivo desse trabalho especificar as principais estruturas de mercado do texto proposto “ Estrutura de mercado do setor supermercadista do Rio Grande do Sul e identificação do seu grau de concentração”, abordando as disciplinas abordadas.
Esta organizado em duas partes, a primeira o desenvolvimento do assunto e a segunda as considerações finais.
A metodologia utilizada foi pesquisas em textos e biblioteca virtual.
DESENVOLVIMENTO
MICROECONOMIA E MACROECOMIA
- Concorrência Perfeita: inúmeros ofertantes, inúmeros consumidores, produto sem diferenciação, custos similares de produção, informação simétrica, ausência de barreiras á entrada e a saída dos competidores.
Na concorrência perfeita, ofertantes e consumidores são ditos tomadores de preços. Isto é, nenhum agente é grande o suficiente para influenciar o preço de mercado.
O preço de equilíbrio é dado pelas forças de oferta e demanda.
- Concorrência imperfeita: É um gênero das demais estruturas de mercado. Abrange concorrência monopolística, o oligopólio, o oligopsônio, o monopólio e o monopsônio.
“ Uma concorrência imperfeita é uma situação onde as empresas, usando praticas enganosas como diferenciação dp produto, marcas e propaganda, tem a capacidade de influenciar na demanda de turistas”.
O fato de existir poder de mercado não implica necessariamente em “praticas enganosas”. Dizer que um mercado é concentrado ou com baixo caráter competitivo é condição necessária, mas não suficiente para a existência ou praticas consideradas ilegais. Além disso, diferenciação de produto não é crime.
No supermercado, encontramos diversas marcas de um mesmo produto que apresentam características diferentes de seus concorrentes, bom para o consumidor e melhor para o mercado.
- Concorrência Monopolística: muitos ofertantes, muitos consumidores, existência de produtos diferenciados, livre entrada e saída de consumidores, assimetria de informação.
A concorrência monopolística é considerada intermediária ás estruturas de mercado do monopólio e da concorrência perfeita. Se aproxima da concorrência por auferir lucro econômico zero no longo prazo e do monopólio ao exercer seu poder de mercado.
- Oligopólio: poucos ofertantes, existência de poder de mercado,assimetria de informação, barreiras à entrada e a saída de concorrentes.
Na estrutura de oligopólio põem surgir praticas condenáveis como cartel, conluio(cooperativos) e dumping(não comparativos). Nesse contexto, ainda estudamos estratégias de mercados de Cournor, Bertrand e Stackelberg para o equilíbrio de firmas.
- Monopólio: único ofertante, poder de mercado, assimetria de informação, barreiras a entrada de concorrentes.
O monopólio é a estrutura mais radical de concentração de mercado. O preço do produto é inteiramente determinado pelo único ofertante que passa avaliar sua determinação através da estrutura de custos e decisão de margem de lucro. Diferentemente da concorrência perfeita, o monopolista pode auferir lucro econômico no longo prazo.
Os termos monopsônio e oligopsônio
Os termos monopólio e oligopólio apresentam a ideia de que existam um ou alguns ofertantes respectivamente. Portanto, tais ofertantes, dadas s características do mercado, são capazes de influenciar o preço e não depender inteiramente das forças de oferta e de demanda. Quando consideramos que esse mesmo poder de mercado recair sobre os consumidores, estaremos nos referindo aos termos monopsônio(quando existe apenas 1 comprador) e oligopsônio( quando existir poucos consumidores dominantes no mercado).
Detalhes da estrutura de oligopólio
O comercio sempre apresentou poucas barreiras à entrada, que caracterizam muitas industrias. No varejo de alimentos, particularmente, a entrada de novos competidores sempre foi fácil. Porem com a globalização da economia, as mudanças do varejo estão chegando mais rápido, a introdução de novas tecnologias e a necessidade de escala isso esta mudando.
No Brasil, a entrada de grandes redes varejistas internacionais vem aumentando a concorrência do setor. Além disso, com o processo de estabilidade econômica, passou-se a se verificar menos disparidades entre os preços praticados reforçando a necessidade de diferenciação. Com isso, o segmento de hiper e supermercados já apresenta uma forte concorrência no país.
...