Estrutura de mercado do setor supermercadista.
Por: postopaulo • 17/10/2015 • Trabalho acadêmico • 439 Palavras (2 Páginas) • 258 Visualizações
METADOS QUANTITATIVOS
Tendo como ponto de partida no estuda da microeconomia e macroeconomia, o conceito de mercado e suas estruturas, serão fundamentais para compreender as explicações ao longo do texto. O conceito PA palavra mercado é; local para compra e venda de mercadoria. A sua estrutura baseia-se em: concorrência perfeita, monopólio, oligopólio e concorrência monopolista.
A macroeconomia, como toda ciência possui suas políticas para que alcance seus objetivos, dentre elas: o controle de inflação, equilíbrio nas contas externas, melhoria na distribuição da renda gerada no país e estimular a produção e a geração de emprego. Como a economia funciona em rede, o alto nível de emprego é importante, pois, dessa forma, as pessoas recebe um salário e tem condição de adquirir um produto ou serviço.
Então o processo de: trabalho versus salário versus compra de bem ou serviço, movimenta o ciclo econômico de um país, outro fator que influi na estabilidade desse fluxo, é a inflação, responsável pelo aumento continuo e generalizado no nível de preços. Contudo, essa política fiscal é necessária para que aja crescimento econômico de uma sociedade.
Já a microeconomia, se preocupa em estudar elementos mais simples do sistema econômico como, o consumidor individual, ou seja, a pessoa que se dirige ao mercado com uma renda para adquiri bens e serviços, tem foco na interação, oferta e demanda, essa interação está diretamente ligada a mercado concorrencial, papel dos preços relativos e o principio da racionalização.
Quanto a estrutura de mercado, elas são condicionadas e avaliadas por três variáveis principais: numero de firmas produtoras no mercado, diferenciação do produto, existência de barreiras a entrada de novas empresas através desses pressuposto podemos classificar o mercado de uma certa regia em:
- Concorrência Perfeita: um mercado em que nenhum participante tem tamanho suficiente para definir preços de um dado produto, geralmente são homogêneos como por exemplo: os produtos agrícolas.
- Monopólio: É uma única empresa produtora de bem ou serviços, não há produtos substitutos próximos, existe barreiras à entrada de firmas concorrentes.
- Oligopólio: É uma estrutura de mercado na qual existe um reduzido numero de produtores e vendedores ofertando bens e serviços que são substituídos entre si. Suas características são: numero de concorrentes diferenciados, rivalidade, barreiras, preço, extra preço e pode ser dividido em dois grupos:
- Oligopólio concentrado, pequeno numero de empresas no setor.
- Oligopólio competitivo, um pequeno numero de empresas domina um setor em que existe muitas empresas.
- Concorrência monopolista: é um tipo de concorrência imperfeita em que são produzidos produtos distintos, porem com substitutos próximos, sendo assim cada organização apresenta algum poder de controle de preço de produtos e serviços em um mercado.
...