Estrutura de mercado do setor supermercadista
Por: Janaina Souza • 17/10/2015 • Trabalho acadêmico • 746 Palavras (3 Páginas) • 344 Visualizações
INTRODUÇÃO
Estruturas de mercado são formas que uma firma adotará para trabalhar e avaliar seus preços, estruturas, produtos etc. Sendo assim, Existirá uma relação de mercado relevante e empresas individuais.
Existem características e condições básicas para um mercado se denominar de concorrência perfeita, monopólio, concorrência monopolística, ou oligopólio.
As divisões das estruturas de mercado têm dois extremos que vai de concorrência perfeita a concorrência imperfeita, que veremos a seguir quais são essas.
CONCORRÊNCIA PERFEITA
Para que um mercado seja denominado como de concorrência perfeita é necessário seguir as seguintes condições:
As firmas desse mercado oferecem produtos homogêneos (idênticos ou substitutos), de modo que possibilite os compradores a comparação de preços.
Existir um número elevado de compradores e vendedores cada qual muito pequeno em relação a esse mercado, sendo, incapaz de afetar os níveis de oferta e procura do produto e o seu preço. A essa característica chama-se de “atomização”.
Informação perfeita ou conhecimento das condições do mercado, pelos vendedores como pelos compradores, para que todos possam competir justamente.
Livre entrada e saída de empresas no mercado, ou seja, não há imposição para que uma empresa nova entre no mercado ou dele queira sair e não há também associações de produtores impedindo ou inibindo a entrada de novas empresas.
perfeita mobilidade de mão-de-obra e outros fatores produtivos de um mercado para outra ou de uma região para outra.
Exemplo de concorrência perfeita
Imagem retirada do site: http://paduacampos.com.br/2012/2012/12/14/antes-tarde-do-que-nunca/
MONOPÓLIO
O monopólio é um mercado oposto à concorrência perfeita. É o caso extremo onde só existe um produtor ou fornecedor de um bem ou serviço. O monopolista tem controle absoluto sobre o preço de seu produto. Porém, o monopolista estudará o mercado e fixará o preço no nível mais alto que ele puder. Levando em consideração que a demanda pelo seu produto pode reagir ao aumento de preço, o monopolista fixará no nível em que seus lucros totais sejam maximizados, o que ocorrerá a um preço relativamente baixo.
Exemplo de Monopólio
Imagem retirada do site: http://luizantoniosoares.blogspot.com.br/2014/01/monopolio.html
OLIGOPÓLIO
O oligopólio é um mercado que é diferenciado da concorrência perfeita pelas seguintes características principais:
a) o mercado é dominado por um pequeno número de grandes empresas;
b) na grande maioria dos casos, muito embora possa haver diferenciação entre os produtos das diversas empresas, eles são perfeitos substitutos entre si.
c) como, na maioria dos casos, 80% a 90% do mercado é dominado por um pequeno número de grandes empresas, existe um controle parcial dos preços por estas empresas, através de acordos ou conspirações;
d) as empresas tentam ganhar mercado através da publicidade em massa, e nunca através de redução de preços.
Por motivos tecnológicos alguns produtos, são produzidos por empresas de grande porte. Assim, nesses mercados, é normal um pequeno número de empresas.
Podemos caracterizar dois tipos de oligopólio:
- Oligopólio com produto homogêneo (alumínio, cimento);
- Oligopólio com produto diferenciado (automóveis).
Formas de atuação das empresas oligopolistas
No oligopólio, podemos encontrar duas formas de divisão das empresas:
Concorrem entre si, via guerra de preços ou de promoções;
Formação de Cartel é a junção de pequenas firmas acordando um determinado preço para um determinado produto. Na prática a formação de cartel funciona como um monopólio. No Brasil é comum essa prática, principalmente no setor supermercadista. Porém essa prática é contra a lei.
...