Estudo de Caso : O MODELO COREANO DE CRESCIMENTO COMPARTILHADO, 1960-1990
Por: Olivia1984 • 26/10/2017 • Resenha • 489 Palavras (2 Páginas) • 929 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
MBA EM DOCÊNCIA E GESTÃO DO ENSINO SUPERIOR
Fichamento de Estudo de Caso
OLÍVIA DIANNA OLIVEIRA GOMES
Trabalho da disciplina HISTORIA E POLÍTICA DO ENSINO SUPERIOR
Tutor: Prof. DALTA BARRETO MOTTA
Campos dos Goytacazes
2017
Estudo de Caso : O MODELO COREANO DE CRESCIMENTO COMPARTILHADO, 1960-1990
REFERÊNCIA:
MUSACCHIO, Aldo; DITELLA, Rafael; SCHELEFER, Jonathan. Harvard Business School. 2012.
RESUMO:
O texto baseia-se em análises do modelo adotado pela Republica da Coréia para um crescimento de seu PIB em um dado período de tempo.
O texto relata que a Republica da Coréia, que em 1960 era uma área agrícola pobre, passa a ser o 25º país mais rico do mundo (segundo o PIB per capita em US$ PPC).
Entre 1960 e 990 Coréia estava durante a maior parte do tempo sobre um regime militar autoritário. Nos anos 60 tinha uma exportação de têxteis com o uso intensivo de mão de obra e já no final dos anos 80 passou a exportar chips de memória de última geração tendo se industrializado sem agravar a desigualdade mantendo uma distribuição de renda igualitária beneficiando tanto o crescimento de suas indústrias quanto o de sua população em geral.
A Coréia era primeiramente submissa à China e posteriormente ao Japão, do qual usufruía de um bom sistema de ensino. Após 1945 com a saída do Japão e a entrada americana, houveram grupos que reivindicaram uma republica popular e um compromisso com a liberdade politica. Com a Lei de Segurança Nacional adotada pela Coréia houveram duas grandes mudanças, a reforma agrária e o fortalecimento militar.
No ano de 1960, a Coréia passa por uma crise política e então 1961 acontece o golpe militar tendo como seu representante o General Park Chung Hee que estabelece alianças com empresários. Park criou o EPB (Diretoria de Planejamento Econômico), em 1972 Park declarou estado de emergência e impôs a Lei Marcial quee acabou com todos os partidos políticos. Em 1973 o governo inicia a HCI (Industrialização de Químicos e Indústrias Pesadas), os bancos foram privatizados fornecendo empréstimos com juros acessíveis à vários setores como a indústria, as importações foram controladas pelo governo sob um rígido regime, custeou a tecnologia eletrônica.
Houve uma importante junção entre a prática de uma política industrial com um sistema de auto nível de educação sendo assim um marco importante desse desenvolvimento da Coréia. Houve investimento do sistema educacional em uma base ampla de trabalhadores qualificados obtendo uma diferença menor entre os trabalhadores com maiores e menores salários.
[...]Uma característica importante do modelo de crescimento compartilhado é que o governo não realiza a maior parte dos investimentos; o setor privado contribui significativamente para tanto. Na Coréia o setor privado liderou ao investir, em média, mas de 20% do PIB em novos capitais por ano entre 1970 e 1990. (p.14).
...