Estudoos complementares Unip
Por: Aline Correa Faravallo • 20/9/2016 • Resenha • 3.908 Palavras (16 Páginas) • 836 Visualizações
Unidade I – Aula 1
ESTUDOS DISCIPLINARES SINFONIA EMPRESARIAL
Profa. Bernadete Lenza
Sinfonia Empresarial
- Hoje vamos fazer uma reflexão sobre uma metáfora que relaciona a arquitetura da música erudita, mais exatamente de uma orquestra, com a arquitetura e compromissos empresariais.
- Assim, o objetivo da aula de hoje é analisar uma grande orquestra e vislumbrar quais as suas eventuais semelhanças com uma empresa.
- Walter Lourenção (Jundiaí, 1929), filósofo e ex-regente da orquestra do Teatro Municipal de São Paulo, foi o criador do projeto “Sinfonia Empresarial”.
- Esse projeto aborda pontos de formação e regência orquestrais que contribuem para o desenvolvimento organizacional.
Ele acredita que:
- a empresa e a orquestra têm pontos em comum,
- é possível fazer ligações entre o cotidiano de uma empresa e obras de grandes mestres.
- O projeto Sinfonia Empresarial realiza-se com encontros que podem ser direcionados tanto para funcionários de chão de fábrica como para os altos executivos.
- Nos encontros, o maestro procura focar no emocional do público e estabelecer, durante todo o tempo, ligações entre o cotidiano de uma empresa e obras de grandes mestres da música clássica.
Envolve temas como:
- liderança,
- organização e
- trabalho em equipe.
Walter Lourenção acredita que:
- “O medo de não estar à altura das responsabilidades pode despertar no profissional a busca pelo aperfeiçoamento”.
Como incentivo à transformação diz:
“Viver significa decidir, escolher, usar o dom pessoal”.
Para entender essa relação das orquestras com as empresas, teremos que rever alguns pontos:
- Música,
- Música erudita,
- Orquestra sinfônica,
- Orquestra de câmara,
- Maestro,
- Sinfonia,
- Concerto.
Interatividade
Walter Lourenção criou o projeto Sinfonia Empresarial, no qual:
I.Abordou pontos orquestrais que contribuem para o desenvolvimento organizacional.
II.Envolve finanças empresariais e treinamentos operacionais.
III.Desenvolve pontos em comum entre orquestra e organização. Está correto somente o que se afirma em:
a) I.
b) II.
c) III.
d) I e II.
e) I e III.
Unidade I – Aula 2
Sinfonia Empresarial
Música = harmonia empresarial
- A música é um elo com Deus.
- O estudo da música nas escolas seria de extrema importância para desenvolver reflexos importantes em qualquer profissão.
- A prática da música faz as pessoas se concentrarem em pequenos detalhes sem ignorar o conjunto = foco.
Música erudita = especialização/especialista
- Dá-se o nome de música clássica, ou erudita, à principal variedade de música produzida ou enraizada nas tradições da música secular e litúrgica ocidental.
- Teve sua origem na Europa, por volta do século IX, sendo muito apreciada por reis e suas cortes.
Música erudita (cont.)
- Durante os séculos XVII e XVIII, nos teatros italianos, a plateia assistia aos concertos conversando e, até mesmo, jantando durante as apresentações. O silêncio só reinava quando o grande solista da noite se apresentava.
- Atualmente, os concertos dão-se em ambientes com uma atmosfera solene e silenciosa. = Concentração nas tarefas.
Música erudita (cont.)
- Antigamente, as famílias mais abastadas tinham, frequentemente, o cuidado de colocarem seus filhos em contato com o aprendizado da música erudita desde cedo.
- Alguns estudos apontam um melhor rendimento acadêmico das crianças que aprendem música.
- Socialmente falando, conhecer as grandes obras da música erudita é uma obrigação cultural altamente valorizada. = Necessidade de aperfeiçoamento.
Sinfonia Empresarial
Alguns nomes de grandes músicos:
- Johann Sebastian Bach (1685 – 1750), período barroco,
- Wolfgang Amadeus Mozart (1756 – 1791), período clássico,
- Ludwig van Beethoven (1770 – 1827), período romântico,
- Claude Debussy (1862 – 1918), período moderno.
Brasileiros:
- Francisco Manuel da Silva (1795 – 1865), autor do Hino Nacional Brasileiro,
- Antônio Carlos Gomes (1836 – 1896), O Guarani,
- Heitor Villa-Lobos (1887 – 1959), Bachianas brasileiras.
Interatividade
A música erudita teve sua origem na Europa, por volta do século IX. Sobre a música erudita, somente está correta a alternativa:
a) Durante os séculos XVII e XVIII, nos teatros italianos, a plateia assistia aos concertos em um ambiente com muita concentração e respeito.
b) Atualmente, os concertos dão-se em ambientes com uma atmosfera solene e silenciosa.
c) Dá-se o nome de música erudita à música produzida para piano e violino, somente.
d) Socialmente falando, conhecer as grandes obras da música erudita não é uma obrigação cultural valorizada.
e) Conhecer as grandes obras da música erudita é uma sofisticação, não um valor cultural.
Unidade I – Aula 3
Sinfonia Empresarial
Orquestra = Empresa
- Uma orquestra pode conter até 200 músicos, assim, é necessário o ajuste contínuo dos músicos uns aos outros. = Integração de todos na empresa.
- Em uma orquestra, todos subordinam suas especialidades a uma tarefa comum. = Objetivos, Metas.
- “Não existe orquestra, existe indivíduo, indivíduo, indivíduo. A magia é ter um conjunto de sons e escutar individualmente cada um deles”. Walter Lourenção.
Orquestra sinfônica
- Antigamente, dava-se o nome de orquestra sinfônica àquela sustentada economicamente por uma instituição pública,
- e dava-se o nome de orquestra filarmônica àquela mantida ou apoiada por uma instituição privada.
- Atualmente, este conceito tem mudado e não há diferença.
- Com relação aos seus efeitos práticos, não existem diferenças no que toca à constituição instrumental ou ao papel da mesma.
Motivos que levam uma orquestra sinfônica ao sucesso, com apresentação de classe mundial, padrão internacional:
- Os músicos têm um único objetivo: a execução de uma mesma obra musical. = Todos trabalham para o sucesso da empresa.
- Eles estão comprometidos com esse objetivo comum.
- Cada músico tem conhecimento da partitura total, do seu papel e do momento certo em que deve tocar. = Responsabilidade.
- Cada membro tem uma só atitude: está empenhado em obter a excelência operacional na sua atividade. = Excelência no que faz.
- Cada um sabe o significado da sua participação para o resultado final. = Cada funcionários sabe da sua responsabilidade no alcance dos objetivos empresariais.
- Os conflitos de personalidade e de expectativa são superados pela necessidade de se atingir o fim comum. = Harmonia no trabalho. Equipe. Metas.
- O resultado do trabalho e a performance do grupo podem ser avaliados por todos e individualmente de forma imediata. = Avaliação.
- As falhas são rapidamente identificadas e o responsável as corrige imediatamente. = Monitoramento.
- Há confiança e credibilidade no regente. Ele sabe onde quer chegar e que só o conseguirá com a ajuda dos músicos. = Sintonia entre líderes e funcionários.
- Os aplausos, a demonstração de calor humano, o reconhecimento pelo trabalho bem executado, estimulam e realimentam a motivação de cada um. = Resultados. Sucesso.
Orquestra de câmara = Departamentos
- A orquestra de câmara é um grupo instrumental composta por poucos instrumentos musicais e um menor número de músicos do que se comparada com uma orquestra.
- Normalmente realiza apresentações no interior de edificações, daí o nome "câmara", para um público mais reduzido.
Música de câmara = Equipes, trabalhos pontuais
- Música de câmara é a música erudita executada por uma “orquestra de câmara" ou "grupo de música de câmara”.
- É composta para um pequeno grupo de instrumentos ou vozes que tradicionalmente podiam acomodar-se nas câmaras de um palácio.
- Atualmente a expressão é usada para qualquer música executada por um pequeno número de músicos.
Além da orquestra, a música de câmara pode ser executada por:
- duetos (ou duos): piano e outro instrumento (flauta, violino, cello, voz) ou dois instrumentos que não sejam o piano,
- trios: piano, violino e cello,
- quartetos: dois violinos, viola, cello,
- quintetos: piano e quarteto,
- sextetos: dois violinos, duas violas, dois cellos.
Interatividade
Aponte qual das alternativas abaixo relacionadas não leva uma orquestra sinfônica ao sucesso.
a) Os conflitos de personalidade e de expectativa são superados pela necessidade de se atingir o fim comum.
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