Estudos Disciplinares V
Por: Juliana Botelho • 15/8/2016 • Artigo • 339 Palavras (2 Páginas) • 540 Visualizações
Leiam o texto a seguir, retirado da revista Exame e, com base em reflexões sobre o que foi discutido na Unidade I e na Unidade II, discutam em grupo qual a participação e a situação atual da mulher no mercado de trabalho.
ROSSI, Lucas. Poucas e sem poder. Revista Exame, São Paulo, n 24, p. 132-134, dez 2014.
“No começo de outubro, numa conferência nos Estados Unidos em que se discutia o espaço das mulheres em empresas de tecnologia, o indiano Satya Nadella, presidente mundial da fabricante de softwares Microsoft, falou que as mulheres não deveriam pedir aumento salarial. ‘Trata-se de ter fé que o sistema lhes dará isso quando chegar a hora’, disse Nadella. Como esperado, a declaração gerou celeuma.
O executivo até tentou atenuar. Naquela mesma tarde, enviou um e-mail a todos os funcionários da Microsoft pedindo desculpas por ter se expressado mal. Para limpar mesmo a barra, Nadella falou na reunião anual de acionistas, em novembro, que pretende aumentar a diversidade na empresa”. (sic)
RESPOSTA:
Satya Nadella (Presidente mundial da fabricante de softwares Microsoft), é muito infeliz ao afirmar que:” As mulheres não devem pedir aumento salarial, que se trata de ter fé que o sistema lhes dará isso quando chegar a hora”. Pois se seguimos a afirmação de nada adiantaria a morte das 150 operarias em 8 de Março de 1908 em Nova York, pois elas ainda estariam esperando que o sistema lhes “premiassem” dignidade.
Nas últimas décadas notamos um avanço que é cada vez mais a inserção de mulheres no mercado de trabalho. Mas mesmo assim ainda nos dias de hoje, notamos que a discriminação de gênero ainda é predominante. As mulheres ainda hoje, ganham menos que os homens mesmo que tenham e sejam mais capacitadas. O fator da maternidade é muitas vezes crucial que em muitas empresas a mulher tem que escolher entre ser mãe ou profissional.
Existem programas que promovem Mesmo com todo avanço de tecnologia, descoberta etc, ainda vivenciamos a diferença que é colocada entre homens e mulheres de que, mulheres são para serviços e homens para liderança.
...