Experimento Vinagre
Por: Emmanuel Torres • 18/4/2016 • Projeto de pesquisa • 1.290 Palavras (6 Páginas) • 508 Visualizações
Centro Federal de Educação tecnológica Celso Suckow da Fonseca[pic 1]
UnED Angra dos Reis
Química Geral Experimental
Determinação do teor de ácido acético no vinagre
Professor: Leandro Alves Pereira
Grupo: Anne Carollinne Aquino
Emanuel Torres
Leandro da Silveira Arantes
Renan Pereira da Silva
Walmir Luiz Corrêa da Silva
Angra dos Reis, 25 de Novembro de 2015.
- Introdução teórica
O vinagre é uma solução aquosa de ácido acético (CH3COOH), produzido por um processo fermentativo, muito utilizado como condimento em saladas. Mais corretamente o vinagre é um condimento obtido por fermentação alcoólica de matérias primas açucarada ou amiláceas, seguida de fermentação acética. O vinagre que encontramos no mercado é resultante da fermentação de vinho, contudo outros materiais podem ser utilizados para a sua obtenção. Como exemplo tem vinagres de sucos de frutas, de tubérculos, de cereais e até vinagre de álcool. A legislação brasileira considera que o vinagre de vinho deve conter 40 gramas de ácido acético por litro de solução ou 4% m/v.
O termo "análise de titulação" refere-se à análise química quantitativa levada por a determinação do volume de uma solução, de forma no qual precisa conhecer a concentração que é necessária para reagir quantitativamente com um volume medido de uma solução da substância a ser determinada. A análise ácido-base de uma solução de concentração desconhecida é geralmente feita por um procedimento conhecido como titulação. Na titulação de uma solução de um ácido de concentração desconhecida, um volume medido do ácido é adicionado a um frasco e um titulante, uma solução de concentração conhecida de base, é adicionada com uma bureta até o ponto de equivalência, que é o ponto onde números iguais de equivalentes de ácido e base foram adicionados. Abaixo vemos o esquema de montagem para uma titulação ácido-base.
[pic 2]
A reação completa entre os elementos ocorrerá no ponto de equivalência (teórico), representando o final da titulação. A reação de neutralização entre o ácido acético presente no vinagre e o hidróxido de sódio pode ser representada pela equação 1
CH3COOH + NaOH → CH3COONa + H2O
Na prática, a visualização do ponto final da titulação é possível devida à adição de indicador ao titulado no erlenmeyer. Quando todo o ácido presente no titulado for neutralizado pela base forte adicionada ocorrerá uma modificação da cor do indicador indicando o final da titulação. O ponto em que isto ocorre é o ponto final da titulação.
- Objetivos
O objetivo deste experimento foi realizar a diluição de três amostras contendo vinagre comercial a fim de determinar o teor de ácido acético contido nelas (%m/v) através da técnica de titulação ácido-base, onde o titulante, NaOH, tem uma concentração conhecida.
- Materiais utilizados
Para realização do experimento, foram utilizados os seguintes materiais do laboratório:
- Pipeta graduada de 20,00 mL
- Pêra
- Béquer
- Pipeta volumétrica de 15,00 mL
- Haste universal
- Garra
- Erlenmeyer
- pH metro
- Balão volumétrico
- Bureta
Reagentes :
- Solução de NaOH 0,1 mol/L
- Fenolftaleína 1% em etanol
- Vinagre comercial
- Procedimentos
Para realização desta prática seguimos o procedimento descrito a seguir:
1°) Sobre a bancada foi disposta uma amostra de vinagre, pipetamos com o auxílio de uma pipeta volumétrica o volume de 15,00 mL de vinagre para um balão volumétrico de 100,00 mL e fazendo a aferição do balão com água destilada.
2°) Verter o conteúdo do balão volumétrico para um béquer de 50 mL.
3°) Pipetamos 20,00 mL de solução contida no béquer para um erlenmeyer de 100 mL e adicionamos 2 gotas de fenolftaleína.
4°) Sobre a bancada está um balão volumétrico contendo uma solução de hidróxido de
sódio 0,1 mol L-1. Transferimos o conteúdo desta solução para um béquer.
5°) Conferimos se a bureta presente na bancada está com a torneira fechada e em seguida adicionamos a solução de NaOH contida no béquer até o volume de 50,00 mL da bureta.
6°) Iniciamos a titulação, adicionando gota a gota a solução de NaOH presente na bureta na solução de vinagre diluída presente no erlenmeyer, agitando lentamente o erlenmeyer a cada adição.
7°) Com o aparecimento da coloração levemente rósea que não desaparece do titulado
fechamos a bureta e anotamos o volume de titulante gasto na titulação.
8°) Repetimos o procedimento mais duas vezes anotando o volume de titulante gasto em
cada titulação.
9°) Após realizar as titulações separamos um dos três erlenmeyers e medimos o pH da mistura com um pH metro. Anotamos esse valor.
- Resultados e discussões
No experimento obtivemos os seguintes resultados:
Tabela 1: Volume de NaOH gasto na titulação
Titulação | Volume de NaOH adicionado (mL) |
1° | 22,5 |
2° | 22,6 |
3° | 22,6 |
PH encontrado da mistura: 9,17.
Cálculos:
[pic 3]
Questões a serem respondidas:
- Qual a concentração de ácido acético nos 20,00 mL de solução presentes no erlenmeyer em cada uma das titulações realizadas?
R: Erlenmeyer1 – 0,1125mol/L; Erlenmeyer 2 – 0,113mol/L; Erlenmeyer 3 – 0,113mol/L.
- Qual a concentração de ácido acético no balão de 100,00 mL em cada uma das titulações realizadas?
R: Como do balão pro erlenmeyer não houve nenhuma diluição, a concentração de ácido no balão é a mesma do erlenmeyer.
Erlenmeyer1 – 0,1125mol/L; Erlenmeyer 2 – 0,113mol/L; Erlenmeyer 3 – 0,113mol/L.
- Calcule a concentração de ácido acético presente no frasco de vinagre em mol L⁻1 para cada uma das titulações realizadas.
R: C1 = 0,5 mol/L ; C2 = 0,5 mol/L ; C3 = 0,5 mol/L.
- Sabendo que a massa molar do ácido acético – CH3COOH – é 60 g mol⁻1, calcule o teor de ácido acético no vinagre em %(m/v) para cada uma das titulações.
R: 1º titulação: 3% de ácido acético ; 2º titulação: 3% de ácido acético ; 3º titulação: 3% de ácido acético.
...