FILOSOFIA DA ILUSTRAÇÃO OU ILUMINISMO
Por: loressa • 25/9/2015 • Trabalho acadêmico • 1.001 Palavras (5 Páginas) • 482 Visualizações
FILOSOFIA DA ILUSTRAÇÃO OU ILUMINISMO: Esse período também Crê nos poderes da razão, chamada de as luzes (por isso iluminismo). O iluminismo afirma que: o homem pode conquistar a liberdade e a felicidade social e política. É capaz de evolução e progresso e o homem é um ser perfectível. A perfectibilidade consiste em libertar-se dos preconceitos religiosos, sociais e morais, superstição e do medo, graças ao conhecimento as ciências e as artes e a moral. Concluímos que: a filosofia grega clássica, retomada e repensada pelos europeus no renascimento produziam as principais idéias verdades, culturas e sociabilidade da contemporaneidade. Por isso é imprescindível conhecer o passado para entender o presente e projetar o futuro. EXPLICAÇÃO ANTROPOLÓGICA DA DIVERSIDADE CULTURAL: Do estranhamento a alteridade, etnocentrismo (pensar na etnia no centro), relativismo cultural. CULTURA: inclui conhecimentos, crenças, arte, moral, leis, costumes, ou qualquer outra capacidade ou hábitos adquiridos pelos homens como membros de uma sociedade. TRES CONCEITOS DE CULTURA: Cultura-valor: é o sentido mais antigo e aparece claramente na idéia de ‘cultivar o espírito’ (culto e inculto) Cultura- alma coletiva: é sinônimo de civilização, expressa a idéia de que todas as pessoas, grupos e povos têm cultura e identidade cultural. Cultura-mercadoria: Corresponde à cultura de massa, ele não comporta julgamento de valor. A cultura equivale a bens disponíveis no mercado. ESTRANHAMENTO, 2 concepções: Negativa: surpresa ou admiração provocada por algo que não se espera ou não se conhece; Sentimento de desconforto perante alguém com quem não simpatizou; repulsa. PROCESSOS DE SOCIALIZAÇÃO: Visão do mundo, aprender e aprender os símbolos, manipular instrumentos culturais. SOCIALIZAÇÃO PRIMARIA: pressupõe a educação básica valores, sentimentos e regras básicas da sociedade. SOCIALIZAÇÃO SECUNDARIA: adaptação na continuidade da vida, ou seja, a partir da juventude em diante. No entanto continua sendo os valore regras e sentimentos construídos socialmente, no entanto com maior autonomia. PADROES DE COMPARTAMENTO: Não são universais: nem todos agem iguais. Não são naturais: não nasceram com a gente. IDENTIDADE: fontes de significado para os próprios atores por eles originados por meio de um processo individualização. PAPEL SOCIAL: são definidas por normas estruturadas pelas instituições sociais. E são expectativas socialmente definidas que uma pessoa segue em uma dada posição social. ETNOCENTRISMO: O fato de que o homem vê o mundo através de sua cultura tem como conseqüência a propensão em considerar o seu modo de vida como o mais correto e o mais natural. Tal tendência denominada de etnocentrismo é responsável em seus casos extremos pela ocorrência de números conflitos sociais. ESTRANHAMENTO E DESNATURALIZAÇÃO: Conceito positivo: é utilizado na antropologia e na sociologia para designar o efeito de desnaturalização dos fenômenos, regras, normas e ritos, portanto da cultura pessoal. Implica em relativizarmos a cultura do outro, bem como também a nossa própria e começamos a agir com alteridade. RELATIVISMO: atitude ou doutrina que afirma que as verdades (morais, religiosas, políticas, ciências) variam conforme a época, lugar o grupo social e os indivíduos. ALTERIDADE (=OUTRO) antropologia é conhecida como a ciência da alteridade, porque ela se propões a conhecer o outro sem nenhum preconceito, nem juízo de valor antecipado. Mas o outro pelos seus próprios pressupostos. Isto é, outro pelo outro. Agir com alteridade é agir com humanidade e respeito com aqueles que não fazem parte de nossos grupos identitarios, sem quer torná-los iguais. Pois se assim fizermos, praticamos o etnocentrismo que significa em ultima instancia violência e desrespeito.
Sociologia: Nova Ciência. Ciência da crise e o conceito “questão social”. A “imaginação sociológica” de Wright Mills.
“O PENSAMENTO SOCIOLÓGICO, como um poder antifixação, é, dessa maneira, um poder em seu próprio direito. Ele torna flexível aquilo que pode ter sido a fixidez opressiva das relações sociais e, ao fazer isso, abre um mundo de possibilidades. A arte de pensar sociologicamente consiste em ampliar o alcance e a efetividade prática da liberdade. Quanto mais disso aprender, mais o indivíduo será flexível diante da opressão e do controle, e, portanto menos sujeito a manipulação, é provável que ele também se torne mais efetivo como ator social, uma vez que passa a ver conexões entre suas ações e as condições sociais, assim como a possibilidade de transformação daquelas coisas que, por sua fixidez, se dizem imutáveis, mas estão abertas à transformação”. BAUMAN, Zygmunt. AREAS DE ESTUDO: relações sociais; Socialização e sociabilidade; organização e processo de trabalho, ; cultura organizacional; trabalho e seus significados; Inovações tecnológicas e organizacionais; Poder; Liderança; Conflitos. A SOCIEDADE “entendemos por ‘sociedade’ uma espécie de contextura formada entre todos os homens e na qual uns dependem dos outros, sem exceção; na qual o todo só pode subsistir em virtude da unidade das funções assumidas pelos coparticipantes, a cada um dos quais se atribui, em principio uma tarefa funcional; e onde todos os indivíduos, por seu turno, estão condicionados em grande parte, pela sua participação no contexto geral”. TIPOS DE SOCIEDADE: Tribal/tradicional, feudal, capitalista. CLASSICOS DA SOCIOLOGIA Émile Durkheim – Concepção organicista. A Sociedade prevalece sobre os indivíduos. Karl Marx – Concepção histórica e dialética. A sociedade é composta por classes sociais antagônicas. Max Weber – Concepção histórica e particular. O indivíduo prevalece sobre a sociedade. SOCIEDADE CAPITALISTA A ideia do Homem “livre”. A ideia da igualdade jurídica entre os indivíduos. A ideia da Produção para satisfação das necessidades humanas. A ideia da propriedade privada. Economia de Mercado e a livre iniciativa. ANALISE DA SOCIEDADE: O “homem livre” / classes sociais. Burguesia e Proletariado. Igualdade Jurídica / Igualdade Real. O poder econômico. A Produção para satisfação / A criação dos desejos humanos. A propriedade privada dos meios de produção / Produção coletiva dos bens de consumo. Economia de Mercado e a livre iniciativa / interesses coletivos. CONCLUÍMOS QUE: Vimos que a Sociologia é a Ciências que estuda a sociedade e seus fenômenos. Vimos também que a sociedade é uma construção histórica a partir das relações sociais vinculadas interesses e ao poder de classes. Desta forma, se queremos conhecer a sociedade na qual vivemos, devemos observar, questionar, e racionalizar as relações sociais e os interesses envolvidos entre as classes.
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