Fichamento Filme Tempos Modernos
Por: Yolanda cedro • 2/5/2023 • Trabalho acadêmico • 335 Palavras (2 Páginas) • 111 Visualizações
Fichamento de "Tempos Modernos"
Dados técnicos:
Data de lançamento: 25 de Fevereiro de 1936 (EUA)
Diretor: Charles Chaplin
Produtor: Charles Chaplin
Roteirista: Charles Chaplin
Contexto de produção: o filme foi escrito e lançado imediatamente após a crise de 1929, quando a grande depressão atingiu toda sociedade norte-americana, levando grande parte da população ao desemprego e à fome. Dessa forma, o filme retrata esse contexto de uma sociedade urbana caracterizada pela pobreza e a partir disso aborda como as relações de trabalho entre proletariado e burguesia foram transformadas pela recessão econômica do período.
Conteúdo: O filme segue a história de um operário de fábrica, interpretado por Chaplin, que luta para acompanhar o ritmo acelerado e mecanizado da linha de produção. O filme focaliza na sociedade industrial caracterizada pela produção com base no sistema de linha de montagem e de alta especialização do trabalho.
Análise: O filme é uma crítica à "modernidade" e ao capitalismo representado por um modelo onde o operário é engolido pelo poder do capital, na medida em que o trabalho se torna o centro de sua vida.
Além disso o filme retrata a mesma sociedade capitalista que explora o proletariado ao passo que alimenta todo conforto e privilégios da burguesia, dona dos meios de produção. Ao longo do filme, Chaplin usa a comédia física e a sátira para criticar os efeitos da industrialização e a desigualdade social e econômica em, principalmente, desumanizar o trabalhador. O personagem principal também destaca a importância da conexão humana e o valor da solidariedade diante da opressão.
Crítica: Em geral, "Tempos Modernos" é um clássico atemporal que continua a ressoar com o público de hoje, lembrando-nos da luta permanente pela dignidade e justiça no mundo moderno. Vale ressaltar que, no contexto de lançamento do filme, inicialmente o lançamento do filme foi fonte de prejuízo, porém, com o passar do tempo tornou-se um clássico na história do cinema. Chegou a ser proibido na Alemanha e na Itália, fascistas, por ser considerado socialista. Nesse aspecto Chaplin foi boicotado também em seu próprio país na época do Macartismo.
...