Gestão da Sustentabilidade: Desenvolvimento sustentável na aviação Brasileira
Por: rafael1103 • 8/6/2019 • Projeto de pesquisa • 983 Palavras (4 Páginas) • 274 Visualizações
FATEC ITU – Dom Amaury Castanho
FATEC-ITU-TG I
RAFAEL DO NASCIMENTO RODRIGUES
DANIEL SOARES SERRALHA
Gestão da Sustentabilidade: Desenvolvimento sustentável na aviação Brasileira
Trabalho apresentado como Trabalho de Graduação I do quarto semestre do curso de Tecnologia de Gestão EAD sob orientação da Profª. Maria Aparecida Eva Cancian.
Itú
2019
FATEC ITU – Dom Amaury Castanho
Autor: FATEC-ITU-TG I
Título: Gestão da Sustentabilidade: Desenvolvimento sustentável na aviação Brasileira
Trabalho apresentado como Trabalho de Graduação I do quarto semestre do curso de Tecnologia de Gestão EAD sob orientação da Profª. Maria Aparecida Eva Cancian.
Trabalho de Graduação I recebido e aprovado em _____/_____/_____
_________________________________________
Prof. Orientador de Polo
_________________________________________
Prof. Orientador do TG
Itú
2019
RESUMO
Partindo dos conhecimentos adquiridos durante o estudo das matérias de Economia, Administração, Gestão Ambiental, Sociologia das Organizações, Sociedade, tecnologia e inovação, Comportamento Organizacional, Contabilidade, Estatística aplicada à gestão, Métodos para a produção do conhecimento, Comunicação (em português e em língua estrangeira), Análise de investimentos, gestão de produção, gestão de qualidade, gestão de projetos empresariais entre outras, este projeto visa analisar o conceito de sustentabilidade nas esferas física e social e o seu impacto nas relações do homem com a natureza e na gestão de novos modelos de negócios em sintonia com esta nova tendência.
Em especial o foco será a aplicabilidade teórica e prática do conceito de sustentabilidade e de sua gestão voltada para a Aviação Brasileira. A aviação comercial favorece o desenvolvimento econômico no país, contudo, pode causar impactos negativos para o meio ambiente e para a comunidade localizada no entorno dos aeroportos.
Dentre as questões que serão abordadas, será dada ênfase aos problemas e impactos negativos causados com essa atividade muito importante a nossa sociedade, tais como a poluição sonora (ruídos dos aviões) e o impacto das emissões dos gases gerados pelo motores das aeronaves, tanto no nível local quanto global.
Serão abordadas também as políticas e inovações que estão sendo adotadas pelas Cias Aéreas e as fabricantes de aviões em busca de um desenvolvimento sustentável para diminuição do danos causados ao meio ambiente e a sociedade, sem comprometer o crescimento e a lucratividade dos negócios.
O método de pesquisa utilizará bibliografia constante na internet com notícias demonstrando atitudes das companhias aéreas na busca por soluções sustentáveis.
Palavras-chaves: Aviação, transporte aéreo, desenvolvimento sustentável, sustentabilidade, responsabilidade social.
- OBJETIVOS DE PESQUISA
A pergunta norteadora deste estudo é a seguinte: Quais as causas, efeitos, consequências, ações e procedimentos da aviação comercial no Brasil impactam diretamente ou indiretamente no contexto da sustentabilidade?
A indústria do transporte aéreo é uma importante fonte de crescimento econômico no Brasil e na América Latina, assim o objetivo geral deste estudo é analisar os aspectos e impactos ambientais provocados pelo mercado de aviação civil no Brasil, e quais os procedimentos e programas adotados em busca do desenvolvimento sustentável.
No caso da aviação civil, surge a necessidade da adoção de novas medidas em relação ao meio ambiente e de estudos que levem em consideração outros fatores, como a identificação e o gerenciamento continuado dos impactos ambientais em companhias de aviação, que no contexto social, servirá para demonstrar um histórico com os principais avanços e desafios da aviação civil brasileira, resgata o estado da arte em relação às demandas socioambientais nas companhias atuantes na aviação civil, identificando as diretrizes técnico-operacionais, que resultam em economia de recursos naturais, assim como o que tange ao uso de combustíveis alternativos, a redução de ruídos aeronáuticos, além da redução das emissões atmosféricas de GEE e dióxido de carbono (CO2).
- METODOLOGIA
Esta é uma pesquisa descritiva, de natureza qualitativa, baseada em uma análise com revisão de reportagens, dados governamentais, dados estatísticos e literatura sobre o tema. Como técnica de pesquisa foi realizada uma pesquisa bibliográfica e documental. Segundo Appolinário (2004, p. 153), a pesquisa descritiva é aquela “na qual o pesquisador limita-se a descrever o fenômeno observado, sem inferir relações de causalidade entre as variáveis estudadas”. A pesquisa descritiva permite relatar dados sobre um determinado tema e explicá-los com enfoque qualitativo ou quantitativo.
...