Gestão em Administração Pública
Por: Rafa Abreu • 2/3/2016 • Exam • 379 Palavras (2 Páginas) • 369 Visualizações
Disciplina “Políticas Públicas”
Professor Coordenador: Profª. Soraia Marcelino Vieira
Curso: Gestão em Administração Pública
Atividade I
Aluno: Rafael Pires de Abreu
1) Dê um exemplo de input em uma política pública. Justifique porque se trata de um input. Elabore um esquema apontando o input, o withinput e o output da política que escolheu como exemplo. (valor - 5 pontos)
Uma manifestação popular reivindicando melhorias na segurança pública, é um exemplo de um input de uma política pública de segurança.
[pic 1][pic 2][pic 3]
[pic 4][pic 5]
2) Fale sobre os novos arranjos de participação popular, dê um exemplo apontando o papel desta esfera nas políticas públicas. (valor - 5 pontos)
A participação popular através de conselhos, abrem espaço para expressão da sociedade nas necessidades reais especificas daquela coletividade. Através do conselho é possível de se estabelecer uma identidade social, os conselhos dão possibilidade a comunidade participar e representar os interesses da comunidade na cena política e na elaboração da agenda pública, podendo intervir nas ações e metas do governo e seus sistemas administrativos.
3) Discorra sobre a função dos burocratas nas políticas públicas, analisando o papel destes atores em relação aos demais atores envolvidos em uma política pública. (valor - 5 pontos)
A função dos burocratas nas políticas públicas é de suma importante já que os mesmos são parte integrante do processo, eles fazem a ligação entre os atores políticos e privados, detêm grande conhecimento do processo administrativo, recursos de poder e autoridade, podendo influir no curso das políticas públicas, os burocratas que atuam diretamente com o público podem afetar o processo de políticas públicas, influenciando com seu conhecimento do público, da área e etc.
4) Analise as vantagens e desvantagens do modelo sistêmico? Discuta, em linhas gerais as principais abordagens. (valor - 5 pontos)
No modelo sistêmico o sistema político reage as demandas recebidas por indivíduos ou grupos, essas reivindicações podem ser de bens e serviços ou por participação no sistema político, em resposta os inputs recebidos, O sistema defines os outputs necessários a atender as solicitações, que chegarão a sociedade através de decisões e/ou políticas públicas. Porém é preciso atentar que por reduzir de forma excessiva a lógica do processo, na prática a eleboração de políticas não é tão simples, é preciso ainda observar a dinâmica das tomadas de decisões e não apenas a análises de sistemas.
...