Gestão estratégica de custos
Por: rivaldobarreto • 19/3/2016 • Trabalho acadêmico • 2.586 Palavras (11 Páginas) • 191 Visualizações
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO[pic 1][pic 2]
CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE JUARA
FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO E CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO
PATRICIA SACHETTI FACHIN
RIVALDO BARRETO DE GOIS
GESTÃO ESTRATÉGICA DE CUSTOS:
FERRAMENTAS TQC, JIT E ABC
Juara - MT
2015
[pic 3] DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO
Rodovia Juara/Brasnorte, Km 02 – Juara – MT – 78.575-000
Fone: (66) 3556-2940/3821 e-mail: admjuara@hotmail.com
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO[pic 4][pic 5][pic 6]
CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE JUARA
FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO E CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO
PATRICIA SACHETTI FACHIN
RIVALDO BARRETO DE GOIS
GESTÃO ESTRATÉGICA DE CUSTOS:
FERRAMENTAS TQC, JIT E ABC
Trabalho da disciplina Gestão de Custos, do curso de Administração da Universidade Estadual de Mato Grosso, Departamento de Administração do Campus Universitário de Juara/MT.
Professor: Ana Rigel
Juara – MT
2015
[pic 7] DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO
Rodovia Juara/Brasnorte, Km 02 – Juara – MT – 78.575-000
Fone: (66) 3556-2940/3821 e-mail: admjuara@hotmail.com
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
1 GESTÃO ESTRATÉGICA DE CUSTO
1.1 TQC – TOTAL QUALITY CONTROL
1.2 JIT – “JUST-IN-TIME”
1.3 ABC – CUSTEIO BASEADO EM ATIVIDADES
CONSIDERAÇÕES FINAIS
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
- INTRODUÇÃO
O presente trabalho apresentará conhecimentos acerca de “Gestão Estratégica de Custos e as ferramentas TQC, JIT E ABC”, elencando conceitos e relevância destas ferramentas para o administrador e na tomada de decisões nas empresas. A utilização deste processo dentro da organização abordará suas características e vantagens, sua funcionalidade na empresa e seus objetivos.
A globalização é o foco do momento no mundo inteiro e com isso as empresas necessitam ter uma gestão financeira eficiente e principalmente com a eficácia desejada para as tomadas de decisões.
Conforme Chiavenato, (1999, p. 71), “a globalização e a revolução tecnológicas no final do século XX começaram a dilapidar as fronteiras entre os países, soterrando demarcações políticas, queimando bandeiras e derrubando barreiras”.
As ferramentas utilizadas pela Gestão de Custos servem para que as empresas ganhem vantagens perante seus concorrentes e otimizem também os processos de fabricação auxiliando na determinação dos gastos com a produção, com os estoques. A gestão serve também para fazer comparações entres os produtos, os quais são mais vendidos ou procurados e assim por diante.
Deste modo, este trabalho irá ajudar os leitores a entender um pouco mais acerca do tema em destaque, assim como auxilia-los sobre os conceitos básicos de custos e suas derivações no âmbito administrativo e contábil. Além disso, o estudo trará alguns autores que expressam sobre esse tema, destacando seus questionamentos e apontamentos enquanto melhoria. E por fim será elaborada a conclusão seguida das referências bibliográficas utilizadas.
- 1 GESTÃO ESTRATÉGICA DE CUSTO
A gestão estratégica de custo avalia o ambiente interno e externo, já que,
Com as continuas mudanças no mundo dos negócios às empresas estão sendo obrigadas a aprimorar seus sistemas de informações gerenciais, de forma que os novos sistemas permitam ou facilitem a tomada de decisão. Portanto, tomar a decisão certa no momento certo passa a ser a peça fundamental para sobrevivência das empresas (BICUDO 2008, p. 53).
Ou seja, as situações envolvendo as decisões a serem tomadas pela gerencia ou pelo administrativo da empresa podem afetar a empresa tanto negativamente como positivamente, ou seja, tomar as decisões corretamente significa que a empresa irá prosperar.
Conforme Martins (2001, p. 315)
A expressão gestão estratégica de custos vem sendo utilizada nos últimos tempos para designar a integração que deve haver entre o processo de gestão de custos e o processo de gestão da empresa como um todo. Entende-se que essa integração é necessária para que as empresas possam sobreviver num ambiente de negócios crescentemente globalizados e competitivos.
Portanto a gestão de custos surgiu para auxiliar as empresas e o seu sistema econômico perante as novas expectativas proporcionadas por novos modelos de mercado na busca contínua pela melhoria em relação a competitividade.
Com a competitividade, as empresas se viram obrigadas a aprimorar seus métodos e critérios de custos para obter um melhor desempenho perante os concorrentes. Assim o gerenciamento dos custos tornou-se uma ferramenta muito importante na tomada de decisão e para isso é preciso ter pleno conhecimento a seu respeito.
Conforme Bicudo (2008, p. 55)
A superioridade do grau de competitividade de uma empresa está em sua maior ou menor habilidade em estruturar sua cadeia de valores, estabelecerem um posicionamento estratégico condizente com a realidade de seus negócios e gerenciar de forma eficaz os fatores que direcionam os custos. Isso porque a globalização, caracterizada pelo mercado dinâmico e turbulento e pelo avanço tecnológico, proporcionou um ambiente de constantes mudanças, forçando as empresas a um grau maior de flexibilidade para garantir a sobrevivência nesse cenário de alta competitividade.
...