HISTÓRIA DO FEMINISMO
Por: César • 6/6/2017 • Trabalho acadêmico • 715 Palavras (3 Páginas) • 230 Visualizações
CENTRO DE ENSINO GRAÇA ARANHA
Adria Cavalcante Albuquerque
César Henrique Oliveira Costa
Rodrigo Alves Sousa
Rubenilson Herculano Brasil Rodrigues
Sérgio Henrique Batista da Silva
HISTÓRIA DO FEMINISMO
IMPERTRIZ
2017
Adria Cavalcante Albuquerque
César Henrique Oliveira Costa
Rodrigo Alves Sousa
Rubenilson Herculano Brasil Rodrigues
Sérgio Henrique Batista da Silva
HISTÓRIA DO FEMINISMO
TRABALHO DESTINADO AO PROFESSOR JOÃO CÂNDIDO DA DISCIPLINA DE HISTÓRIA PELOS ALUNOS DO TERCEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO DO CENTRO DE ENSINO GRAÇA ARANHA.
IMPERATRIZ
2017
SUMÁRIO
RESUMO
Este projeto de pesquisa delimitou-se em colher informações sobre o Movimento Feminista ao longo da história.
INTRODUÇÃO
- Feminismo
O feminismo é um movimento político e social que busca igualdade de direitos entre homens e mulheres e que existe desde o século XIX. O movimento conta com diversas fases desde que surgiu, cada qual com suas conquistas e objetivos. Hoje o feminismo se encontra diferente de sua frente original, mas sempre visando a igualdade de sexos. Se tornou um movimento diversificado com várias correntes de pensamentos, cada grupo se manifesta de uma forma, mas sempre visando os mesmos objetivos. Agora falar em feminismo é estar se referindo há um ideal defendido por uma classe inteira.
- 1 Primeira Onda Feminista
A primeira onda feminista começou no início do século XIX, onde surgiu um grupo de mulheres que lutava pelo sufrágio, que é o direito de participar das eleições como eleitor. Essas mulheres ficaram conhecidas como sufragistas.
A primeira onda influencio principalmente os Estados Unidos e os países Europeus como o Reino Unido e a França.
Nos Estados Unidos, o tema principal foi o sufrágio com seus líderes acreditando na liberdade e igualdade, independente de gênero ou cor, algumas dessas líderes haviam lutado pela abolição da escravidão. O final da primeira onda nos Estados Unidos só teve seu fim depois da aprovação da 19 Emenda à constituição dos Estados Unidos aprovada em 1919.
Já no Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda o sufrágio às mulheres foi concedido em 1918, porém com algumas condições, somente mulheres acima dos trinta anos poderiam votar. Dez anos depois, em 1928, o direito foi concedido a todas as mulheres acima dos vinte e um anos.
O movimento feminista na França teve grande influência por conta da revolução que havia ocorrido há pouco tempo, onde muitas mulheres participaram. Mesmo com suas participações, as mulheres não conseguiram o direito de serem cidadãs ativas o que fez com que o movimento ganhasse ainda mais força por conta da indignação que havia se instalado entre as mulheres.
...