HUMANIZAÇÃO DOS APLICOS NA PROMOÇÃO
Por: tatiane23 • 6/4/2015 • Resenha • 578 Palavras (3 Páginas) • 187 Visualizações
ATPS HUMANIZAÇÃO NA ASSISTENCIA
O termo hospital e enfermagem se modificaram ao longo dos tempos, no início do século XVIII os hospitais eram apenas uma casa de repouso onde os pacientes procuravam sem esperança de cura ou tratamento de suas enfermidades. Os que procuravam esses cuidados hospitalares eram de baixo poder aquisitivo, portanto não podia receber atendimento medico em suas residências como era costume na época. As pessoas que se prontificaram para trabalhar nos hospitais não tinham nenhuma qualificação e conhecimento na área da saúde, devido o fato de a enfermagem não ser reconhecida como uma profissão.
A enfermagem passou a ser reconhecida à partir do século XIX, quando Florence Nightingale foi convidada pelo ministério da Inglaterra para prestar auxilio aos soldados na guerra da Crimeia, ao se deparar com o ambiente e condições sanitárias em que iria cuidar dos enfermos Florence fez o seguinte pedido, ´´ para assistência aos feridos era necessário um ambiente higienizado, roupas limpas e água potável ``, à partir de então as pessoas que prestavam auxilio aos enfermos foram em busca de capacitação profissional e a categoria passou a ser dividida em: Auxiliar de enfermagem, técnico de enfermagem e graduação em enfermagem. Com a busca por inovações e aperfeiçoamento a tecnologia foi introduzida na área da saúde; então a enfermagem percebeu a importância de um atendimento humanizado.
O conceito cuidar de um paciente portador de uma doença crônica cardiovascular é um desafio da enfermagem, para um resultado eficaz é necessário ser dado a ele toda a atenção possível, precisa e humanizada, para que venha se estabilizar seu quadro clinico por mais agudo ou grave que seja. O paciente em estado clínico grave precisa estabelecer as suas ações, emoções e principalmente a sensibilidade para que o mesmo venha se sentir bem.
É de estrema importância que seja avaliado os sinais vitais a fim de evitar futuras complicações para o paciente e assim chegar a uma conclusão mais especifica. Um cuidado humanizado nesse caso é necessário para a equipe de enfermagem saber quem o paciente é. de onde veio à causa da doença e principalmente respeitar a sua crença, valores, sentimentos e emoções.
Na enfermagem o profissional tem diversas obrigações, pois o cuidado se refere a uma vida, de seu nascimento ate seu ultimo fôlego de vida, em determinados procedimentos se ocorrer algum erro, “que não se deve cometer” pode ser fatal e irreversível para o paciente e como consequências desse ato o responsável será punido.
O saber trabalhar em equipe é de estrema importância para que se tenha excelentes resultados, cumprir funções e obrigações, são alguns deveres do enfermeiro para exercer seu trabalho de maneira regular e eficaz. Para o enfermeiro o cuidar e o tratar são definições onde ambas andam juntas, portanto com grandes diferenças entre elas.
Portanto no cuidar o enfermeiro avalia seu paciente de uma forma mais ampla, onde não será realizada somente a parte técnica que se refere ao tratar, mas sim com carisma, atenção, diálogo, compreensão e de uma forma mais resumida, oferecendo ao paciente um cuidado humanizado, pois a essência da enfermagem se baseia apenas no cuidar por excelência.
...