História Riachuelo
Por: GlauHonorat • 6/6/2017 • Resenha • 488 Palavras (2 Páginas) • 248 Visualizações
Histórico Riachuelo- Guararapes confecções
A história da Guararapes começa com os irmãos Nevaldo e Newton Rocha, em 1947, quando inauguraram a primeira loja de roupas chamada “A Capital” , em Natal (RN). Após quatro anos, criaram uma pequena confecção no nordeste, no momento que o mercado de roupas começava a se desenvolver na região.
No ano de 1956, os irmãos Nevaldo e Newton Rocha fundaram a Guararapes, em Recife (PE), passando a ter sua matriz transferida para Natal (RN).
Fazendo parte do Grupo Guararapes, a Riachuelo que antes oferecia apenas tecidos, passou a vender roupas prontas. Idealizada por Flávio Rocha, em 1982, foi lançada a marca Pool, grife que sempre se manteve conectada com os jovens e foi ícone de moda nos anos 80, além de ter sido a principal patrocinadora do piloto Ayrton Senna no início de sua carreira, quando competia nas categorias Kart e Fórmula-3.
Hoje, preste há completar 70 anos, a Riachuelo- Guararapes é uma das maiores empresas de moda no Brasil, tendo como missão, proporcionar, a cada vez mais pessoas, as condições de se expressar através da moda e visão, liderar o mercado nacional de moda, em um cenário predominantemente formal.
Com foco na moda ao alcance de todas as lojas são separadas por setores, moda feminina, moda masculina, moda infantil e moda casa, além dos acessórios e produto de beleza que oferecem.
No segmento de varejo (moda), a empresa disputa o mercado entre seus concorrentes diretos, sendo eles C&A, Renner, Marisa e lojas Pernambucanas. Aposta, na concentração em shoppings, o grande número de lojas e o oferecimento de facilidades de pagamento por meio de cartões de crédito próprio, que, além disso, o cartão oferece outros serviços, tais como o Saque Fácil, crédito pessoal, três tipos de seguros e três tipos de assistências, além do “Cartão Protegido”, produto em que o cliente paga uma mensalidade e passa a ter seu cartão segurado contra perda e roubo.
Segundo o site Exame (2015), em meio à crise que o País se encontra, a Riachuelo está diminuindo sua meta na abertura de lojas por ano, a empresa também cogita baixar o estoque e diminuir o número de funcionários por ponto de venda. Porém, mesmo com tais medidas, a empresa é uma das lojas que mais vem crescendo diante ao cenário econômico atual.
No final do ano de 2016, a empresa passou por cima da crise e reportou um lucro líquido de R$ 252,4 milhões, o que representou um aumento de 59,1% comparado ao mesmo intervalo de 2015.
...