Informações Potencialmente Úteis Para Um Diagnóstico (Somente Leitura)
Por: Thalia Veiga • 18/6/2023 • Trabalho acadêmico • 1.720 Palavras (7 Páginas) • 83 Visualizações
EXERCÍCIOS ASSESSORIA E CONSULTORIA EMPRESARIAL 10/06/2022
GRUPO: ________________________________________________________________________
INTEGRANTES: __________________________________________________________________
EXERCÍCIOS PAUTADOS NO CASE DO GRUPO E EM TEXTOS DO LIVRO:
[pic 1]
Rosa, José Antônio. Projetos de Consultoria - 1 – Diagnóstico Empresarial (Projetos de consultoria organizacional) (p. 34). JAR.Edições@. Edição do Kindle.
INFORMAÇÕES POTENCIALMENTE ÚTEIS PARA UM DIAGNÓSTICO (SOMENTE LEITURA)
A finalidade da busca inicial de informações é dar ao consultor um paradigma do ambiente de negócios em que a empresa atua, da situação competitiva da empresa nesse, e uma visão geral sobre a empresa. Com isso ele orientará melhor suas interações com o pessoal da empresa, tenderá a conquistar maior credibilidade, saberá fazer as perguntas certas, do jeito certo.
Tipo de informação a buscar
Sobre o ambiente
Dimensão econômica do setor
Desempenho do setor – histórico e perspectivas
Problemas atuais e potenciais do setor
Maiores empresas
Grupos estratégicos (empresas similares, operando com a mesma lógica)
Situação das empresas do grupo estratégico - dificuldades específicas, tendências
O que for possível saber sobre a empresa no contexto do setor
Onde buscar - Na internet, usualmente em sites de sindicatos patronais, associações das empresas do segmento, e mídia de negócios especializada. Sobre a empresa Porte – Faturamento geral e por UEN – Unidade Estratégica de Negócios, número de funcionários, produção, instalações Organograma – Quem é quem formalmente e indicações do organograma informal, que reflete relações de autoridade reais (quem tem mais relevância, situações específicas de relacionamento na hierarquia, etc.).
Desempenho – Evolução dos números básicos: faturamento, despesas, lucro/prejuízo, geral e das principais divisões, caixa. Situação em geral – Momento da empresa, breve histórico, principais problemas, principais alternativas e perspectivas.
Onde buscar - Com o cliente patrocinador, aquele que buscou ou aceitou a consultoria, e outros cargos-chaves por ele indicados.
ROTEIRO DE ENTREVISTAS (SOMENTE LEITURA)
O roteiro orientará as entrevistas para que possam revelar o máximo possível sobre como o pessoal da empresa percebe o ambiente e sobre a empresa, sua situação, seu desempenho, seus problemas seu potencial. As informações trarão indicação sobre a realidade objetiva do ambiente e da empresa e também sobre a qualificação do pessoal – grau de informação, qualidade das avaliações, capacidade de análise, etc.
Roteiro da entrevista O consultor se apresenta e fala sobre o propósito do diagnóstico e da entrevista. Nessa apresentação ele deve postar-se com humildade, respeito, honestidade, transparência, abertura, para conquistar a confiança do entrevistado. O consultor orienta sobre o funcionamento da entrevista – Duração, tipo de informação que se busca, como registrará as informações, o processo de diagnóstico no todo. O consultor esclarece dúvidas e, após isso, inicia a entrevista, com nas questões abaixo. Essas são questões para colocar a conversa em movimento, mas outras derivadas poderão ser feitas, se se revelarem convenientes. Ao final, o consultor busca fazer um resumo geral, indicar os próximos passos e se despede, mantendo-se à disposição para posteriores conversas, se necessário.
Questões Sobre o ambiente maior - Na sua visão, qual é a situação atual do segmento em que a empresa atua no que diz respeito à economia, aspectos sociais, tecnologia, política e legislação, etc.? –
Quais são as perspectivas para o setor? -
Quais são os maiores ameaças para as empresas operantes no setor? –
Quais são as maiores oportunidades? Ambiente do segmento produtivo
Qual é a situação da empresa no segmento de negócios? Seu posicionamento, vantagens, desvantagens, perspectivas? -
Qual são as principais ameaças e oportunidades atuais da empresa?
ROTEIRO PARA WORKSHOPS DE DIAGNÓSTICO (SOMENTE LEITURA)
Os workshops de diagnóstico são a ferramenta para busca de informações do grupo administrativo, de forma rápida e organizada. Com duração de 3h30min a 4h30min, permitem a discussão de todos os tópicos relevantes e a elaboração de um documento que reflita a opinião reinante sobre esses. Requerem a atuação do consultor, na coordenação, e se destinam aos membros do quadro gerencial que não foram entrevistados, sendo muito conveniente também que os que foram entrevistados participem, de modo distribuído nos vários grupos.
Funcionamento - Os workshops funcionarão com trabalhos de grupo seguidos de discussões em plenário e formação de consenso. -
Formam-se grupos para discussão de cada um dos tópicos do roteiro abaixo. A cada discussão, mudam-se os integrantes dos grupos, de tal forma que as formações fiquem diferentes a cada etapa. -
Em cada uma das etapas abaixo, os grupos são instruídos a discutir a questão e a elaborar um relatório à mão, que será entregue ao consultor. -
Após os trabalhos de grupo, um membro de cada grupo vai à frente e fala sobre a visão do grupo quanto à questão.
Provavelmente haverá forte coincidência nas avaliações dos vários grupos, tendendo ao consenso geral.
Roteiro dos workshops - O consultor se apresenta e fala do propósito do workshop, situa-o no contexto do processo de diagnóstico e explica como vai funcionar. E
Em seguida, ele faz uma explanação sobre fatores de sucesso da empresa, com base no capítulo Foco do Diagnóstico.
Deixa claro que essa não é a única visão possível sobre fatores de sucesso, mas é uma visão útil na perspectiva do diagnóstico.
...