LOGÍSTICA HABILIDADES PARA ADMINISTRAR
Por: JUHDU • 22/5/2019 • Trabalho acadêmico • 1.981 Palavras (8 Páginas) • 138 Visualizações
INSTITUTO METROPOLITANO DE ENSINO - IME
FACULDADE METROPOLITANA DE MANAUS - FAMETRO
CURSO DE ADMINISTRAÇAO
TURMA : ADM162N01
HABILIDADES PARA ADMINISTRAR
Trabalho solicitado para obtenção de Nota
parcial N2 da Disciplina de Logística,
ministrada pelo professor José Carlos.
José Carlos.
MANAUS
2019
Líderes:
1.Juliana Santos de Lima
2.Mônica Souza Lima
3.Rafaela Moçambite Viana
Equipe:
4. Monick Conceição Souza Soares
5. Ana Carolina Pedroso Veloso
6. Karen Elisa Garcia Monte Silva
1) Quais os tipos de conhecimentos podem ser importantes no perfil do profissional atual?
É importante que o profissional atual tenha conhecimentos, específicos, técnicos ou de informática (BERTAGLIA,2009.pág. 451).
Na visão de outro autor:
Um agrupamento de conhecimentos, habilidades e atitudes correlacionadas, que oferta parte considerável da atividade de alguém, que se relaciona com seu desempenho, que pode ser medido segundo padrões preestabelecidos, e que pode ser melhorado por meio de treinamento e desenvolvimento (Parry,1999, apud RABAGLIO, 2004, pág.22).
2) Por que o conhecimento de tecnologia da informação é importante para o profissional da cadeia de abastecimento?
Ter conhecimento em tecnologia de informação permite o uso de ferramentas avançadas que são essenciais nas atividades da cadeia de abastecimento (BERTAGLIA,2009.Pág.454).
Na visão de outro autor:
A utilização das ferramentas de tecnologia da informação aplicada ao gerenciamento da cadeia de suprimentos foi fator primordial para a operacionalização dos processos e seus gerenciamentos, permitindo, assim, um melhor acompanhamento da demanda de produtos, de acordo com as exigências dos consumidores, que se refletiu em melhorias significativas na programação das compras por parte dos produtores e de grandes atacadistas e no abastecimento do mercado varejista (GONÇALVES 2004, pág. 279).
3) Qual o desafio profissional provável em relação a tecnologia na cadeia de abastecimento?
A tecnologia na cadeia de abastecimento passa a impressão de que exigirá do profissional conhecer a tecnologia da informação e a importância da conectividade, que poderão levar a grandes mudanças nas organizações e nos mercados (BERTAGLIA, 2009.pág.456).
Na visão de outro autor:
O conceito de gestão da cadeia de abastecimento começou a crescer devido a expansão da globalização e aos progressos obtidos com novas tecnologias (Moura, 2006.pág.85).
4) Como a tecnologia age na eliminação de intermediários?
A tecnologia pode causar a eliminação de intermediários, pois aproxima os consumidores dos fabricantes por meio do comercio eletrônico e de novos canais de controle e venda (BERTAGLIA, 2009.pág. 460).
Na visão de outro autor:
As funções de intermediários entre produtores e consumidores estão sendo eliminados devido às redes digitais e ao comércio eletrônico. As informações são on-line e proprietários e compradores se conectam entre si, dispensando os intermediários (CHIAVENATTO, pág. 270).
5) Quais fontes devem ser levadas em conta na determinação de competências?
A determinação de competências pode partir do que é extraído da própria organização, de discussões com pessoas da empresa, por meio da avaliação de atividades, produtos e serviços ou por meio de clientes e fornecedores (BERTAGLIA, 2009.Pág. 461).
Na visão de outro autor:
Define competências como sendo “um conjunto de conhecimentos, habilidades, atitudes e comportamentos que permitam ao indivíduo desempenhar com eficácia determinadas tarefas, em qualquer situação (RABAGLIO,2001.pág.3).
6) Qual a diferença entre conhecimento tácito e informação?
Diferente da informação, o conhecimento tácito costuma estar na cabeça das pessoas, é mais difícil de administrar e fundamental em uma organização, podendo ser adquirido a partir de informações, mas não simplesmente obtendo-as (BERTAGLIA, 2009.pág. 464).
Na visão de outro autor:
Nonaka e Takeuchi (1997, 2004) consagraram em suas obras esta visão de dualidade, ao justificarem a forma como as diferentes culturas compreendem o conhecimento. Para eles, o conhecimento tácito e o conhecimento explícito são percebidos, na epistemologia ocidental, com uma inquietude sobre qual é o modelo a ser seguida, qual a essência do conhecimento mais verdadeiro: O raciocínio dialético aceita “ambos-e” (síntese do corpo/mente) e nos livra da tirania do “ou-ou”. A esse respeito, o raciocínio dialético vai contra a tradição da filosofia ocidental, resumida na obra do racionalista franceses Descartes. [...] A experiência pessoal e física têm sido igualmente valiosas como a abstração indireta, intelectual na tradição intelectual japonesa. Na educação samuraimedieval, ser um “homem de ação” era considerado uma contribuição maior para o caráter de alguém do que dominar a filosofia e a literatura (NONAKA; TAKEUCHI, 2004, pág. 24).
7) Quais são importantes características do conhecimento tácito?
O conhecimento tácito é expansível compartilhável e transferível. (BERTAGLIA, 2009.pág. 464).
Na visão de outro autor
O conhecimento tácito é experiência da vida, incluindo elementos cognitivos e práticos (pág. 82, Carbone 2009).
8) Quais fatores estão envolvidos na habilidade de criar?
A habilidade de criar envolve: projetar, imaginar ou inventar algo novo, tanto simples como algo complexo, também deve ser levado em conta a atitude da pessoa criativa e o processo de criação. (BERTAGLIA, 2009.pág 464)
...