TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

LOGÍSTICA - IMPLEMENTAÇÃO NA EMPRESA PIRELLI

Por:   •  21/9/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.059 Palavras (9 Páginas)  •  160 Visualizações

Página 1 de 9

UNISOCIESC

SISTEMA VMI - VENDOR MANAGED INVENTORY

Joinville - SC

2018

SUMÁRIO

1.        INTRODUÇÃO        3

2.        QUANDO FOI CRIADO?        4

3.        O QUE É?        4

4.        IMPLEMENTAÇÃO DO VMI        5

4.1. IMPLEMENTAÇÃO NA EMPRESA PIRELLI        6

5.        EXEMPLO DE FUNCIONAMENTO        7

6.        BENEFÍCIOS E BARREIRAS:        7

7.        PARA QUEM É INDICADO?        8

8.        CONCLUSÃO        9

9.        REFERÊNCIAS        10


  1. INTRODUÇÃO

Hoje em dia gerenciamento de estoque dentro de qualquer empresa tem grande importância, e manter a quantidade de matérias primas ou produtos equilibrados de acordo com a produção e vendas é uma maneira de a empresa não gerar desperdícios e prejuízos, além de facilitar a movimentação interna dos produtos.

Muitas empresas buscam formas de diminuir essas perdas, seja alimentando sua armazenagem em planilhas, o que não é mais uma maneira aconselhada a se fazer em empresas que tem um grande movimento nos estoques, ou em softwares mais sofisticados, o qual garante resultados melhores.

Um dos softwares utilizados por empresas é o VMI (Vendor Maneged Inventory), em português estoque gerenciado pelo fornecedor é um jeito prático de a empresa conseguir gerenciar seu estoque de maneira eficiente, pois essa ferramenta que é oferecida por várias empresas de software se molda conforme a necessidade do cliente.        


  1. QUANDO FOI CRIADO?

Em 1990, nos EUA em projetos iniciados por grandes varejistas, como o Walmart e foi se desenvolvendo cada vez mais. Apesar de ter surgido na área varejista, a técnica ganhou popularidade entre outras áreas e fornecedores de matéria-prima a utilizar esse sistema. Hoje em dia o sistema já é um diferencial no elo entre fornecedores e clientes.

  1. O QUE É?

A sigla VMI é originária do inglês, “vendor managed inventory”, que na língua portuguesa significa “inventário gerido pelo fornecedor”.

O VMI é um sistema de parceria desenvolvido entre fabricantes e fornecedores, com foco na gestão de estoques e controle de informações sobre compra e venda. É um facilitador para a cadeia de abastecimento de processos produtivos e se adapta a cada empresa conforme sua necessidade.

De modo geral o VMI transforma lógica utilizada em muitas empresas entre clientes e fornecedores, onde é o cliente quem decide a quantidade, o que e quando comprar um produto ou matéria prima.

Nesse sistema há um acordo entre ambas as partes (clientes e fornecedores), onde o próprio fornecedor sabe quando precisa reabastecer o estoque do cliente, fazendo com o que não falte e nem tenha excesso de produtos em estoque, além de ser responsável pelo ressuprimento automático de seus materiais e esse é o diferencial, pois o fornecedor tem toda a liberdade para monitorar as informações de vendas e inventário do consumidor.

Por causa de sua grande quantidade de informações que esse software pode visualizar sobre o estoque do cliente é possível que ele faça a previsão da demanda para a reposição conforme a necessidade dos produtos. Além de otimizar a produção, com esse software é possível também otimizar os processos de pedidos e a logística de forma geral.

Como dito inicialmente essa ferramenta surgiu na rede de varejo e ainda é utilizado para melhorar o balanceamento e o giro dos estoques, e dessa forma acaba por diminuir as possibilidades de ruptura e também os excessos.

Com a ferramenta VMI, as perguntas de Como, Onde e Qual a quantidade deve ser fornecida do produto ao cliente são respondidas com facilidade e em tempo.

  1. IMPLEMENTAÇÃO DO VMI

Quando uma empresa decide implantar o software dentro da empresa alguns passos devem ser seguidos para que haja um desempenho eficiente da ferramenta, vale lembrar que os sistemas bem testados evitam bugs e falhas que podem causar muitas dores de cabeça mais adiante, os passos são:

Apoio: O primeiro passo para implementar um VMI é comunicar e obter apoio de todos os públicos de interesse envolvidos na mudança. Além do fornecedor, é preciso que os setores e equipes que trabalharão diretamente ou indiretamente no novo sistema sejam informados e garantam seu apoio.

Deixe tudo claro: Antes de começar a desenvolver a solução, é preciso que sua empresa e o fornecedor entrem em acordo sobre os níveis de estoque mais indicados para cada produto, as fórmulas utilizadas para identificar o momento ideal para novas compras, as quantidades padronizadas por pedido, entre outros aspectos. Além disso, é preciso definir claramente as responsabilidades de inserção e atualização de informações no sistema, assim como de geração de documentos como notas fiscais e ordens de compra. Essas medidas prevenirão problemas e questionamentos no futuro e fortalecerão a parceria entre as empresas.

Desenvolva a solução: Em vista que o próprio fornecedor gerenciará o estoque com base nos pedidos realizados pelos clientes da sua empresa, é preciso que os softwares e controles “conversem” entre si. Seja por meio de um módulo nos sistemas atuais ou pelo desenvolvimento de um novo programa exclusivo para essa finalidade, o importante é que os dados gerados de ponta a ponta estejam sincronizados e atualizados, para garantir que os setores e funcionários das duas partes tomem decisões com base somente em informações confiáveis.

Faça testes: Após realizar a integração dos sistemas, será preciso conduzir alguns testes para verificar a correção das informações. Simule diferentes situações de elevação e redução na demanda e veja como os softwares respondem.

Forneça um histórico: Com os testes concluídos, ainda vale a pena enviar ao fornecedor um histórico da demanda da empresa nos últimos anos. Isso irá ajudá-lo a se planejar melhor para o novo sistema.

A implementação de um VMI é uma tarefa muito mais fácil do que parece à primeira vista, ainda mais quando a empresa interessada se planeja bem e prepara suas equipes para as mudanças que estão por vir. E o que é mais importante: os benefícios da adoção do sistema serão sentidos rapidamente na redução de custos com estoques, eliminação de falhas de comunicação, maior estabilidade na gestão dos processos, entre outros.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13 Kb)   pdf (109.9 Kb)   docx (19.2 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com