Lider Autocratico
Por: moisestavares74 • 19/5/2016 • Projeto de pesquisa • 978 Palavras (4 Páginas) • 245 Visualizações
ESTUDO DE CASO
LIDERANÇA AUTOCRÁTICA
Sr. Belisario é um empresário bem sucedido no ramo de reciclagem, ele possui uma fábrica de papel aonde converte aparas de papel (papel usado) em bobinas de papelão.
A empresa conta com cerca de 850 funcionários.
Sr. Belisario, já com 89 anos, sensível às tendências do mercado e objetivando modernizar suas práticas administrativas contratou a empresa de consultoria Gestão Organizacional Ltda. da qual você faz parte.
Na reunião de briefing Sr. Belisario disse de forma curta e grossa: “Sei que sou linha dura e os tempos mudaram, por isso contratei vocês. É com meu jeito que esta empresa chegou aonde está. Sei que preciso me adaptar aos novos tempos, porém não quero perder dinheiro e se é pra mudar quero mudar pra ganhar mais dinheiro. O papel de vocês é me dizerem o que devo fazer para melhorar a gestão da empresa e consequentemente ganhar mais dinheiro. Vocês terão uma semana pra conversar com quem quiserem e depois disto terão 30 dias pra me apresentarem um relatório do que acham que deve ser mudado e como isso deve ser feito”.
Você foi o escolhido para o projeto, ao longo das duas semanas seguintes conversou com muitas pessoas e apurou as seguintes informações:
- Sr. Belisario é filho de imigrantes italianos é uma pessoa austera, autocrático, iniciou as atividades da empresa há 45 anos atrás.
- Seu pai tinha um comercio de aparas (papéis usados, geralmente coletado por catadores, inclusive de ruas).
- Seu estilo de gestão é linha dura, do tipo “manda quem pode e obedece quem tem juízo”.
- Em reunião com os gerentes da empresa Sr. Belisariocostuma ter atitudes nada amistosas e por que não dizer pouco profissionais, grita, dá tapas e murros na mesa, fala impropérios chegando as vezes a ofender os presentes.
- A empresa há dois anos perdeu um processo trabalhista no qual um ex gerente alegava ter sido humilhado pelo Sr. Belisario na frente de sua equipe. Esta ação judicial custo para a empresa R$ 25.000,00.
- Quando o sr.Belisario anda por sua fábrica as pessoas desviam dele, se ele vem por um caminho as pessoas vão por outro, pois temem deparar-se com ele.
- A empresa não possui nenhum sistema de gestão adotado, não tem políticas e normas formais, a segunda linha de comando é composta por 4 gerentes que possuem cada um mais de 20 anos de empresa, são tidos como “homens de confiança” do dono, eles nunca participaram de qualquer treinamento de liderança. Trata-se de um gerente Administrativo Financeiro, um Gerente de Produção, um Gerente de Manutenção e um Gerente de Vendas, não há na empresa o cargo de diretor.
- Os gerentes de produção e de manutenção frequentemente “colocam a mão na massa”, realizando atividades operacionais, é comumver-se o gerente de manutenção operando equipamentos guindastes na movimentação de peças e equipamentos, o mesmo frequentemente está com as mãos literalmente sujas de graxas, deixando suas ações de gestão para 2º, 3º plano.
- Apesar da falta de técnicas de gestão, a empresa possui boa saúde financeira, pois em seu ramo de atividade a margem de lucro é bastante elevada, afinal o “lixo” é convertido em produto final e vendido a significativo preço no mercado nacional e internacional.
- A empresa não investe em Gestão de Pessoas, sua área de Recursos Humanos faz apenas o que determina a legislação trabalhista, não se investe no desenvolvimento das pessoas, o RH é conhecido como DP – Departamento Pessoal, cuja finalidade na ótica dos funcionários é contratar, punir (dar advertências e suspensões) e demitir.
- A mão de obra é precária, trata-se de pessoas em sua maioria com ensino fundamental incompleto.
- A empresa não possui um programa de Participação nos Lucros, ela paga um abono simbólico que gira em torno de R$ 500,00 a todos os funcionários, fruto de negociação com o sindicato local.
- Há quase duas décadas um sindicato fora da região tentou se instalar na cidade como representação dos funcionários, porém o proprietário da empresa, sr.Belisario, habilidosamente conseguiu influenciar um de seus “homens de confiança” a constituir um sindicato local que representasse os funcionários da empresa. Após significativa disputa judicial o sindicato que queria se instalar na localidade perdeu acausa e se retirou da região.
Diante do cenário encontrado você deverá propor uma série de recomendações para o sr.Belisario utilizando-se da metodologia 5W2H.
Conhecendo um pouco mais sobre 5W2H
O que é o 5W2H?
O 5W2H, basicamente, é um checklist de determinadas atividades que precisam ser desenvolvidas com omáximo de clareza possível por parte dos colaboradores da empresa. Ele funciona como um mapeamento destas atividades, onde ficará estabelecido o que será feito, quem fará o quê, em qual período de tempo, em qual área da empresa e todos os motivos pelos quais esta atividade deve ser feita. Em um segundo momento, deverá figurar nesta tabelacomo será feita esta atividade e quanto custará aos cofres da empresa tal processo.
...