MODELO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Por: viitim • 21/11/2016 • Projeto de pesquisa • 2.463 Palavras (10 Páginas) • 432 Visualizações
Conteúdo
Introdução
1- Modelo OT (Oportunidades e Ameaças)
1.1 - Ameaças
1.1.1 - Ponto Comercial
1.1.2 - Concorrentes no Mesmo Segmento
1.1.3 - Ameaça de Produtos Substitutos
1.2 - Oportunidades
1.2.1- Abertura de Filiais / Expansão do Negócio
1.2.2 - Fornecedores
2 - Análise Estrutural da Empresa
2.1 - Poder de Barganha dos Fornecedores:
2.2 - Poder de Barganha dos Compradores:
2.3 - Novos Competidores (Entrantes):
2.4 - Barreiras de Entrada:
2.5 - Rivalidade entre Competidores:
3 – Identificação e Análise do Sistema de Valor
3.1 - Logística Interna
3.2 - Operações
3.3 - Logística Externa
3.4 - Marketing e Vendas
3.5 - Cadeia de Valores do Fornecedor
3.6 - Cadeia de Valor da Empresa
3.7 - Cadeia de Valores do Cliente
4 – Missão e Visão
4.1 - Missão
4.2 - Visão
5 – Modelo SWOT
6 - Fatores Críticos do Sucesso
6.1 - Localização
6.2 - Qualidade
6.3 - Reputação
6.4 - Atendimento ao cliente
6.5 - Custo da operação
7 – Objetivos Estratégicos
7.1 - Priorizando Objetivos
7.2 - Traçando as Metas
7.3 - Plano de Ação – Diagrama de Árvores
Introdução
Negócio: Distribuidora de bebida
Público: Toda
Local: Ribeirão Shopping (Ribeirão Preto – SP).
Nome da grife e loja: “Division”
Fornecedores: Faremos parcerias com indústrias de tecidos e confecções de roupas (provavelmente da região de Limeira-SP que é pólo industrial/têxtil e Franca-SP para calçados entre outros, tendo estes como principais).
1- Modelo OT (Oportunidades e Ameaças)
1.1 - Ameaças
O mercado de lojas de vestuário masculino em shopping center tem como principal característica ser um negócio de escala, pelo fato de ser um produto “popular” de fácil acesso a todas as classes sociais e que não envolve em sua produção tecnologia de ponta e investimentos financeiros em grande escala. Dentro do contexto atual vender produtos de grandes marcas, pode representar o sucesso dentro do mercado ou até mesmo o fracasso, pois quem dita os regras do mercado e as novas tendências são os clientes.
1.1.1 - Ponto Comercial
Este é um fator fundamental na instalação do negócio, pois a partir de sua localização é que podemos traçar nossa estratégia de mercado em relação a nossos concorrentes, ou seje, de que forma será nossas instalações e o melhor ponto, priorizando uma fácil visibilidade das mercadorias e fácil acesso aos clientes.
1.1.2 - Concorrentes no Mesmo Segmento
É preciso observar bem quais produtos e marcas seus concorrentes estão vendendo, para que seu negócio prospere de acordo com o planejado, pois como em todo negócio além de ter esse conhecimento, você tem que ter aquele algo a mais, para satisfazer as necessidades de consumo de seus clientes. Por se tratar de um negócio popular que envolve baixo custo e tecnologia, a entrada de novos concorrentes no mercado é uma séria ameaça que deve ser levado em conta e para rebater essa ameaça, a empresa deve se posicionar no mercado de forma estratégica e objetiva, buscando se consolidar dentro deste segmento de mercado.
1.1.3 - Ameaça de Produtos Substitutos
Dentro deste mercado tão concorrido que é o de vestuário hoje em dia, principalmente em função dos produtos de grife serem copiados tão facilmente e vendidos no mercado sem qualquer restrição e a um preço relativamente menor, o que poderia ocasionar numa migração de seu público para os concorrentes.
1.2 - Oportunidades
1.2.1- Abertura de Filiais / Expansão do Negócio
A empresa tem como objetivo inicial abertura de filiais em outros shoppings da cidade de Ribeirão Preto. Tal medida se faz necessário para que o fortalecimento da marca e fixação perante aos clientes seja contínuo e atinja o ápice como a marca de grife favorita na escolha do público alvo. Com o atingimento deste objetivo a empresa partirá para uma segunda fase de projeto instalando novas unidades em bairros de classe alta.
...