MONOGRAFIA SOBRE MODA
Por: Daniela Teixeira • 2/5/2018 • Monografia • 411 Palavras (2 Páginas) • 355 Visualizações
A expressão “moda” possui várias definições com uma série de locuções: “na moda”, “da moda”, “de última moda”, “estar na moda”, entre outras. É um termo que pode ser comparado a um caleidoscópio: assim como neste é possível percorrer múltiplos caminhos visuais, a palavra “moda” permite vários percursos semânticos, que dão lugar a outras tantas imagens simétricas (CALANCA, 2008).
De acordo com Calanca (2008), moda não é uma palavra antiga, apesar de sua etimologia latina vir do termo modus (modo, maneira), utilizada no italiano em meados do século XVII como empréstimo do termo francês “mode”, que significa costume.
Segundo Fogg (2013), o histórico da moda inicia com o inventário dos estilos de vestir-se da Grécia e da Roma antiga, necessariamente a partir de c.500 a.C. Porém, da mesma forma, teve-se início na China, na Índia ou no Egito antigo. Indivíduos em todas as partes do mundo começam a desenvolver estilos distintos de indumentárias e adornos que, em geral, nos dias atuais permanecem estáveis e mesmo com o decorrer do tempo, são mantidos como crença e cultura nos diversos lugares.
Fatores múltiplos como sociais, políticos e econômicos acabam contribuindo para clarificar a existência da moda e seu desenvolvimento ao longo dos anos, porém, não são suficientes para relatar o grande fenômeno que é a moda. Comparando-se à arte a moda origina-se das suas próprias leis formais, onde aguça o gosto pelas cores, pelas linhas, pelo belo e pelas formas. Apropriadamente, a moda tem explanado um mundo vivido pelos homens e mulheres, tornando-se, assim, mais do que um simples produto. A moda faz parte desse mundo como expressão social, como arte, como efemeridade, individualismo, multiplicidade, tecnologia, meio ambiente, como comunicação, formando novas comunidades sociais, novas culturas, novos nichos e contribuindo para o enriquecimento do ser humano.
2.1. EGITO ANTIGO: OS PRIMÓRDIOS DA MODA
Considerada terra dos deuses, o Egito Antigo foi uma das maiores civilizações que já existiu, devido ao grande conhecimento que possuíam, foram percussores da medicina, da matemática e da astrologia.
Agora, falando diretamente sobre o tema abordado, a moda, pode-se dizer que no Egito Antigo as roupas, bem como os acessórios, estes usados exclusivamente pelas classes mais altas, a partir dos tecidos e a forma como eram elaboradas as roupas modificava-se de acordo com a hierarquia social como demonstrado na figura 1. Porém, o que diferenciava a posição social não era o tipo de traje, mas o tecido utilizado em sua confecção, quanto mais alta a posição do indivíduo, melhor o tecido que podia usar.
...