Mercado de Capitais – Revisão
Por: andrezadhe • 20/4/2015 • Projeto de pesquisa • 1.589 Palavras (7 Páginas) • 240 Visualizações
Página 1 de 7
Mercado de Capitais – Revisão
- Unidade Deficitária/ Unidade Superavitária/ Intermediador Financeiro.
- Unidade Deficitária: Não tem dinheiro. O caixa e baixo, ele tem alta demanda de recursos ou investimentos financeiros.
- Unidade Superavitária: Tem dinheiro. Possui o caixa alto, tem condições de poupar e fornecer dinheiro. Baixa necessidade de recursos ou investimentos financeiros.
- Intermediador Financeiro: Ele intermédia o dinheiro entre deficitários e superavitários. Fornecendo dinheiro para os deficitários através de créditos e capita dinheiro dos superavitários em forma de rendimentos financeiros.
- Vantagens na utilização dos metais como moeda.
- Indestrutibilidade: Deve ser durável no sentido que não se destrua ou deteriore no seu manuseio;
- Inalterabilidade: Não pode ser fácil de ser falsificada ou copiada.
- Homogeneidade: Duas unidades distintas devem possuir valores idênticos e ser iguais;
- Divisibilidade: Deve possuir múltiplo e submúltiplos para a realização de transações grandes e pequenas, ou seja, ser divisível;
- Transferibilidade: Deve permitir a transferência da posse e propriedade de um detentor para outro, com grande rapidez e agilidade;
- Facilidade de Manuseio: O manuseio e o transporte da moeda não devem representar dificuldades para os agentes que a utilizam;
- Meio de Pagamento: Deve ser aceita como forma de pagamento, é ser de liquidez imediata;
- Estoque de Valor: Ao adquiriram a moeda o portador deve ter a capacidade de acumulação de riqueza.
- Unidade Padrão de Conta: Todos os bens e serviços da economia devem ter seus preços expressos em uma mesma moeda. Ela deve ser aceita tanto par pagamentos de débitos quanto para recebimentos.
- Intermediária de Troca Entre Agentes: A moeda desempenha sua mais importante função na economia, que é a de intermediária de troca dos agentes econômicos.
- Funções econômicas da moeda.
- Ser um meio ou instrumento de troca;
- Ser uma reserva de valor;
- Unidade de conta ou denominador comum de valor;
- Padrão de pagamento diferidos.
- Economia de Escambo/ Introdução da Moeda/ Casas de Custodia/ Casas Bancarias/ Moeda Fiduciárias/ Moedas Escriturais
- Economia de Escambo: Nada mais e que troca de mercadorias.
- Introdução da Moeda: Com o avanço do comércio local e internacional, surgiu a necessidade de se ter um meio de troca, pagamentos e acumulação de riqueza mais prática e de larga aceitação, e principalmente de fácil controle pelos governantes; Surge então a moeda metálica.
- Casas de Custodia/ Eram armazéns, onde os interessados depositavam as suas reservas metais, que podiam ser ouro, prata, ou ainda moedas cunhadas, para serem guardadas mediante um recibo de depósito.
- Casas Bancarias: Onde eram feitos depósitos em espécie em troca de um recibo deste depósito.
- Moedas Escritural: Utilizada para transações entre as casas bancárias. Estas transações eram de grades valores. Este título emitido para as trocas entre as casas bancaria são as chamadas quase moedas.
- Moedas Fiduciárias: E a troca de ouro, prata, ou ainda moedas cunhadas por papel moeda.
- O que e Moeda e qual sua importância.
- Um bem de uso comum em todo tipo de transação de troca, na qual se realiza compra ou venda simultânea de mercadorias. Onde desempenha um papel importante na economia.
- Quase Moedas.
- São todos os ativos financeiros que elevado grau de liquides, como poupanças, títulos do tesouro e títulos imobiliários.
- Ativos Financeiros:
- Títulos Públicos e Federais;
- Depósitos em poupança;
- Notas e moedas metálicas em circulação.
- Mercado Monetário/ Deposito Compulsório/ Mercado Interfinanceiro/ Mercado de Crédito/ Mercado Cambial/ Mercado de Capitais.
- Mercado Monetário: Envolve as operações de curto e curtíssimo prazo, proporcionando controle ágil e rápido da liquidez da economia e das taxas de juros básicas. Possui alta liquidez, prazo reduzido e sua referência básica é a taxa de juros. Oferecem credito remunerado a juros de curto e curtíssimo prazo.
- Deposito Compulsório: Todos os depósitos que são feitos, os bancos devem pegar uma parte deles e repassar ao banco central. Estes depósitos dos bancos para o banco central e chamando de deposito compulsório. Aplicação dos depósitos que os bancos fazem pra o banco central.
- Mercado Interfinanceiro: Uma instituição com sobras de caixa transferem fundos a outra com baixa disponibilidade de dinheiro, permitindo o equilíbrio dos recursos demandados pelas instituições, ou seja, são todas as transações financeiras realizadas. Movimentação entre bancos.
- Mercado de Crédito: O Mercado de Crédito engloba as operações de DEFINIÇÕES – Mercado de Crédito FINANCIAMENTO de curto e médio prazo, direcionadas ao ativo permanente e capital de giro das empresas. Empréstimos para pessoas e empresas de curto e médio prazo remunerado a juros.
- Mercado Cambial: Basicamente são as trocas de moedas realizadas entre os países, envolve o mercado de cambial. Troca de moeda entre países diferentes.
- Mercado de Capitais: São operações financeiras de médio e longo prazo, e de prazos indeterminados, como as operações com ações. Ou seja, capitão recursos para as empresas e oferecem ações e debêntures para os investidores.
- Ações/ Bonus de subscrição/ Operação de compra/ Operação de venda/ Operação debêntures/ Recibo de deposito (DR) / Direito de recibo de subscrição/ Com marcial papers/ Export notes/.
- Ações: Títulos de renda variável, que representam a menor fração do capital da empresa emissora. As ações são conversíveis em dinheiro, a qualquer tempo.
- Bônus de subscrição: E a distribuição gratuitamente novas ações os seus acionistas em número proporcional às já possuídas.
- Operação de compra: São aquelas que garantem a seu titular o direito de comprar um lote determinado de ações, ao preço de exercício, a qualquer tempo, até a data de vencimento da opção.
- Operação de venda: Garantem a seu titular o direito de vender ao lançado um lote determinado de ações, ao preço de exercício, na data de vencimento da opção.
- Operação debêntures: Título emitido por uma sociedade anônima para captar recursos visando investimento ou financiamento de capital de giro.
- Recibo de deposito (DR): São papeis emitidos e negociados no mercado exterior, com lastro em ações de outros países.
- Direito de recibo de subscrição: Documento que comprova o exercício do direito de subscrição, passível de ser negociado em bolsas.
- Com marcial papers: São papeis negociados, onde as empresas financiam o capital de giro e em troca emitem estes papeis para os investidores.
- Export notes: E quando o exportador passa para o intermediador o direito de receber o credito do exportador. ?
- Ações 1° Linha (Blue Chips) / 2° Linha/ 3°Linha.
- Ações 1° Linha (Blue Chips): São ações das melhores empresas e as mais valorizadas.
- 2° Linha: São ações intermediarias, estas são estáveis mais com rendimentos não muito altos.
- 3°Linha: São ações de empresas não conhecidas, sua rentabilidade e duvidosa.
- Investidor/ Especulador/ Mercado Primário/ Mercado Secundário.
- Investidor: Ele veste a camisa da empresa, não tem intenção de vender as ações. Seus ganhos se são através dos rendimentos.
- Especulador: Ele vive da compra e venda de ações.
- Mercado Primário: E quando uma empresa lança pela primeira vez no mercado ações. E elas são adquiridas pelos investidores.
- Mercado Secundário: Quando estes investidores resolvem negociar estas ações no mercado com os especuladores elas passam a ser do mercado secundário.
- Mercado a Vista/Mercado de Operações/ Mercado a Termo/ Novo Mercado ou Ações Ordinárias/ PN Ações Preferenciais/ TAG Along/ FREE Float/ Câmara de Arbitragem do mercado.
- Mercado a Vista: E a compra e venda d ações o preço avista com receita de outras. A Vista.
- Mercado de Operações: Mercado no qual são negociados direitos de compra ou venda de um lote de valores mobiliários. Pagamento a Prazo.
- Mercado a Termo: E quando compra e vende ações com datas determinadas de pagamento 30 ,60,90. Pagamento a Prazo.
- Novo Mercado ou Ações Ordinárias: Direito a voto.
- PN Ações Preferenciais: Direito aos recebíveis.
- TAG Along: é um mecanismo de proteção a acionistas minoritários de uma companhia que garante a eles o direito de deixarem uma sociedade, caso o controle da companhia seja adquirido por um investidor que até então não fazia parte da mesma. Garante que o comprador das ações dos controladores faça uma oferta pública aos acionistas minoritários, por 100% do valor pago pelas ações dos controladores. Cabe aos minoritários aceitarem ou não a proposta
- FREE Float: E quando uma empresa lança no mercado suas ações ela mesma compra 60% delas e deixa o restante para ser negociado no mercado secundário.
- Câmara de Arbitragem do mercado: e onde se discute todas as emergências do mercado.
- Valor Nominal/ Valor Patrimonial/ Valor Intrínseco/ Valor de Liquidação/ Valor de Subscrição/ Valor de Mercado.
- Valor Nominal: Valor atribuído a uma ação no estatuto social da companhia.
- Valor Patrimonial: Parcela do capital próprio (PL) que compete a cada ação emitida. (Valor do PL / Quantidade de Ações)
- Valor Intrínseco: Equivale ao valor presente de um fluxo esperado de benefícios de caixa. Este fluxo é descontado a uma taxa de retorno mínima requerida pelos investidores.
- Valor de Liquidação: Determinado quando do encerramento de atividades de uma companhia, indicando quanto compete do resultado da liquidação para cada ação emitida.
- Valor de Subscrição: É o preço definido no lançamento de ações em operações de abertura de capital de uma empresa.
- Valor de Mercado: Todo valor negociado no mercado secundário e considerado valor de mercado.
- Dividendos/ Bonificações/ Valorização/ Direito de Subscrição.
- Dividendos: Parte dos resultados da empresa (lucro), pago aos acionistas em dinheiro no final de cada exercício social.
- Bonificações: Emissão e distribuição gratuita aos acionistas, em quantidades proporcionais ao capital, de novas ações resultantes de aumento de capital pela incorporação de reservas.
- Valorização: Quando o valor das ações aumenta no mercado.
- Direito de Subscrição: Direito que cabe aos atuais acionistas de preferência de aquisição e distribuição de novas ações.
...
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com