Mercados financeiros
Por: fabianaluciedla • 23/5/2015 • Trabalho acadêmico • 1.323 Palavras (6 Páginas) • 179 Visualizações
[pic 1]
UNIFACS – EAD
GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO
LEYSON MATOS DE SANTANA
ATIVIDADE DE AVALIATIVA ESCRITA: MERCADOS FINANCEIROS
Camaçari - BA
2014.1
LEYSON MATOS DE SANTANA
ATIVIDADE DE AVALIAÇÃO ESCRITA: MERCADOS FINANCEIROS
Trabalho apresentado à disciplina de Mercados Financeiros, da Universidade Salvador, modalidade de Educação a Distância, como requisito de avaliação.
Orientadores: Professor Joao Carlos Grisi Corrêa e Tutor Fabiano Prazeres Cruz.
Camaçari, BA
2014.1
QUESTÕES DA ATIVIDADE VIRTUAL – PARTE ESCRITA
ATIVIDADE
- O Sistema Financeiro Nacional pode ser entendido como o conjunto de instrumentos, mecanismos e instituições que asseguram a canalização da poupança para o investimento, ou seja, dos setores que possuem recursos financeiros superavitários para os que desejam ou necessitam de recursos (deficitários). Quais são as autoridades monetárias do Sistema Financeiro Nacional. Discorra sobre cada uma delas. (Vale 0,5 ponto).
O Sistema Financeiro Nacional é composto de instituições responsáveis pela captação, distribuição e circulação de recursos financeiros e pela regulação do mesmo. E suas autoridades monetárias são O Conselho Monetário Nacional (CMN), e o Banco Central do Brasil (BACEN), responsáveis por normatizar e executar as operações de produção de moeda. Onde o Conselho Monetário Nacional é o órgão supremo, cabendo-lhe, a fixação das diretrizes das políticas monetária, de crédito e cambial. E é um órgão normativo, atualmente composto pelos seguintes membros: Ministro da Fazenda, Ministro do planejamento, Orçamento e Gestão e o Presidente do Banco Central. Entre as suas várias competências, estão as funções definidas em lei que são adaptar o volume dos meios de pagamento às reais necessidades da economia; regular o valor interno e externo da moeda e o equilíbrio do balanço de pagamentos; orientar a aplicação dos recursos das instituições financeiras; propiciar o aperfeiçoamento das instituições e dos instrumentos financeiros; zelar pela liquidez e solvência das instituições financeiras; coordenar as políticas monetária, creditícia, orçamentária e da dívida pública interna e externa. Já o Banco Central do Brasil autarquia vinculada ao Ministério da Fazenda, além de ser o órgão executivo do Conselho Monetário, é responsável por fazer cumprir as disposições que regulam o funcionamento do sistema financeiro, para garantir o poder de compra da moeda nacional, tendo por objetivos: zelar pela adequada liquidez da economia; manter as reservas internacionais em nível adequado; estimular a formação de poupança; zelar pela estabilidade e promover o permanente aperfeiçoamento do sistema financeiro. Dentre suas atribuições estão: emitir papel‐moeda e moeda metálica; executar os serviços do meio circulante; receber recolhimentos compulsórios e voluntários das instituições financeiras e bancárias; realizar operações de redesconto e empréstimo às instituições financeiras; regular a execução dos serviços de compensação de cheques e outros papéis; efetuar operações de compra e venda de títulos públicos federais; exercer o controle de crédito; exercer a fiscalização das instituições financeiras; autorizar o funcionamento das instituições financeiras; estabelecer as condições para o exercício de quaisquer cargos de direção nas instituições financeiras; vigiar a interferência de outras empresas nos mercados financeiros e de capitais e controlar o fluxo de capitais estrangeiros no país.
- Mercado de capitais é um sistema de distribuição de valores mobiliários que proporciona liquidez aos títulos de emissão de empresas e viabiliza o processo de capitalização. É constituído pelas bolsas de valores, sociedades corretoras e outras instituições financeiras autorizadas. Quando falamos no Valor das ações, quais valores monetários podem atribuir para efeito de análise? (Vale 0,5 ponto).
Na atualidade, onde a concorrência e voraz e o capital financeiro faz toda diferença, o mercado de capitais é um instrumento facilitador para a capitalização das empresas, contribuindo para a manutenção do empreendimento. Onde, os investidores de diversos portes com propósitos diferentes participam desse mercado, financiando as empresas, através da abertura de seu capital mediante a emissão e venda de ações ao mercado financeiro. Com relação ao valor da ação pode ser definido como nominal, patrimonial, intrínseco, de liquidação, de subscrição e de mercado, dependendo do objetivo da análise. O valor nominal é o valor atribuído a uma ação previsto no estatuto social da companhia; o valor patrimonial representa a parcela do patrimônio líquido da sociedade que compete a cada ação emitida (seu valor é dado pelo patrimônio líquido dividido pelo número de ações); o valor intrínseco é o valor de um fluxo de caixa esperado descontado a uma taxa de retorno mínima determinada pelo investidor; o valor de mercado representa o preço efetivo de negociação da ação no mercado; o valor de liquidação é determinado quando do encerramento da atividade de uma companhia; e o valor de subscrição é o preço definido no lançamento de ações em operações de abertura de capital de uma companhia. No que se refere ao valor intrínseco e ao valor de mercado de uma companhia, vale destacar que ambos não são necessariamente coincidentes. O valor intrínseco é resultado da percepção do investidor sobre determinada empresa, enquanto o preço de mercado é resultante da oferta e demanda de determinada ação negociada na bolsa de valores.
...