O Canto do Galo
Por: Felipe Golin • 29/5/2016 • Trabalho acadêmico • 587 Palavras (3 Páginas) • 265 Visualizações
Universidade Comunitária da Região de Chapecó – Unochapecó.
Área de Ciências Exatas e Ambientais
Curso de Sistemas de Informação
Aluno: Felipe Golin
O canto do Galo
Análise Crítica
Por que matou a galinha dos ovos de ouro?
Ou traduzindo…
Por que o negócio não saiu como ele esperava?
Porque ele acabou ferrando com a sua criação de galinhas?
No meu ponto de vista, o objetivo do lavrador era a produtividade, o que não era produtivo ele simplesmente descartava. Pode se referir, como por exemplo, um aluno de uma Universidade, se o aluno não ter um bom rendimento e não ser produtivo, ele não alcançará os seus objetivos e ficará para trás.
Para garantir a qualidade de seu negócio, ele estabeleceu um sistema rigoroso para controlar a produtividade das galinhas e que a produtividade de galinhas se relaciona como a matemática. As galinhas cujo o índice de produção fosse igual ou superior a 250 ovos por ano, podiam continuar a viver com qualidade de vida muito boa, chamadas de galinhas dos ovos de ouro. Se relacionar a um aluno, se sua média fosse igual ou superior a 7, ele, com certeza, ficaria feliz e não teria que se preocupar com mais nada.
Então ele estabeleceu um sistema de mérito para suas galinhas. As galinhas que botassem mais ovos recebiam mais ração. As galinhas que botassem menos ovos recebiam menos ração. E as que botassem igual ou menos que 249 ovos não tinham mérito algum e eram descartadas. Isso pode se relacionar com a nota de um aluno, ele terá um mérito caso passe de ano, sendo ao contrário para os que não se destacam muito bem, e ainda tem aqueles que vão a Universidade por que acham que sabem tudo, mas a nota diz tudo.
Errado foi que o lavrador apenas tratava as galinhas conforme o seu número de ovos. Mas pensando bem se uma galinha põe menos ovos, pode ser que ela esteja precisando de mais alimento que as que põe mais ovos, pois se ela passa fome não terá um rendimento satisfatório e ficará para trás. Tratar melhor as que necessitam, para ter um rendimento melhor. Isso seria apenas um teste!
Junto com as galinhas haviam galos, eles apenas faziam seu papel que era cobrir as galinhas. O lavrador percebeu que por algum motivo esses galos não produziam ovos, e resolveu eliminá-los. Assim percebeu-se que sem os galos as galinhas não eram férteis e assim a sua produção acabou se desfazendo, e os ovos de ouro, já não eram como eram antes.
Sua produção de ovos se tornou uma tragédia após ter eliminados os galos, e as galinhas dos ovos de ouro, foram transformadas em cubos de caldo de galinha.
O que importa não é a quantidade dos ovos, o que importa é o que vai dentro deles. A forma dos ovos é enganosa. Muitos ovos lisinhos por fora são podres por dentro. Portanto não adianta ter tudo o que você deseja, se não saber administrar o que você tem. Pessoas podem ser valiosas por fora, mas podres por dentro, isso vai de cada um ser o que deseja ser. Há coisas de valor superior
...