O Conceito de Investimento
Por: Telma Carmo • 20/5/2015 • Trabalho acadêmico • 2.744 Palavras (11 Páginas) • 222 Visualizações
Introdução:
As organizações sobrevivem com a obtenção de recursos, portanto é necessário investir. O mercado oferece ampla variedade de investimentos, cabendo ao administrador analisar qual melhor investimento seria adequado a sua organização.
Etapa 01 Passo 01
Conceito de investimento:
Um investimento, em termos econômicos, é capital que se aplica com o intuito de obter rendimentos a prazo e de grande importância para as organizações.
Tipos de investimentos:
Os investimentos podem ser de diversos tipos, mas basicamnete dividem se em tres grandes categorias:
Os tipos básicos de investimentos são:
a) Investimentos públicos:
Trata-se de recursos disponibilizados pelos governos ou entidades públicas afim de gerar qualidade de vida para as pessoas, não tem por objetivo gerar retorno monetário, somente retorno social.
Exemplos: investimentos em infraestrutura de estradas, hospitais, escolas, rede de saneamento básico, pavimentação de ruas, praças de lazer, etc.
b) Investimentos privados:
Recursos disponibilizados por pessoas jurídicas ou físicas de direito privado, com objetivo de gerar retorno financeiro.
Alguns exemplos são: fábricas particulares, empresas de prestação de serviço particular, lojas de varejo, shopping centers, dentre outros.
c) Investimentos mistos:
São recursos disponibilizados em parte pelos governos ou entidades públicas e em parte por pessoas físicas ou jurídicas de direitos privados. Esse tipo de investimento normalmente estrutura-se na forma de uma empresa de capital misto e tem o objetivo de gerar tanto bem-estar para a sociedade quanto retorno monetário. Exemplos: Petrobrás e Banco do Brasil.
Ao se falar de investimentos nos confrontamos em inúmeras situações na qual ela é utilizada, tais como abertura de cadernetas de poupança, abertura de uma empresa, adesão ao ensino superior, ou ainda a um mestrado, doutorado, ou seja, tudo que investimos para ter um retorno futuro.
Os investimentos têm importância fundamental para as organizações, como para ecônomia do país.
A economia do país só pode crescer com um fluxo continuo de investimentos. Já para as organizações o investimento influencia na sua própria sobrevivência pelos seguintes aspectos: expansão das organizações e pela reposição de capital.
Etapa 01 – Passo 02
Ramo: Café
Nome: Happy Coffe
Produto a ser Comercializado: Café expresso
O brasileiro adora um cafezinho. No Brasil as franquias faturaram quase R$ 3 bilhões no ano de 2011. Segundo dados da ABF (Associação Brasileira de Franchising) em 2011 o setor, que engloba Bebidas, Cafés, Doces e Salgados, fechou com 107 marcas.
O Brasil soma mais de 5 mil lojas. Diante das perspectivas de crescimento do setor, o segmento de cafés deve seguir avançando em todo o País. Neste universo existem aquelas especializadas em cafés, com diferentes tipos, sabores e qualidades e as outras tantas que oferecem um acompanhamento para o cafezinho. Portato mesmo em tempos de economia fragilizada e perspectivas desanimadas do mercado financeiro brasileiro, motar uma cafeteria torna se um investimento de grandes possibilidade rentavel .Um dos fatores mais importantes ao montar uma cafeteria é a escolha do ponto comercial. Ele está diretamente relacionado ao sucesso do negocio, estar perto a locais movimentados ouempresas, escolas ou locais com grande volume de fluxo de pessoas, é bem importante. Definido o local, o empreendedor poderá decidir com mais facilidade o produto que vai oferecer, porque a escolha dos produtos está diretamente ligada ao público que a cafeteria irá atender.A estrutura do local para montar a cafeteria dependerá do tipo de negocio que oempreendedor vai abrir. Existem cafeteria em shopping, que exigem uma estrutura maiselaborada, cafeteria em locais movimentados que podem contar com poucas cadeiras e mesas, e a intenção for de oferecer café rápido em local de alta rotatividade. Definido o local e o publico alvo, de atenção a instalação, fiações, disposição de balcões e freezers, cadeiras e maquinário em geral, tudo deve estar de forma a facilitar o atendimento e acomodidade do cliente. Deverá ainda contar com banheiros, e local para armazenar o estoque.Os equipamentos da cafeteria não precisa ser necessariamente estes, mas estes são os mais frequentemente usados.Equipamentos mais comuns usados para montar uma cafeteria:
•Maquinas de torrefação de café;
••Maquinas de café;
•Freezers;
•Geladeira;
•Balcão;
•Exaustor;
•Espremedor de frutas;
•Liquidificador;
•Estufa;
•Forno;
•Talheres, prato, copos, e utensílios de cozinha;
•Mesas e cadeiras;
•Caixa;
•Móveis e utensílios à sua escolha
Investimento inicial para montar uma cafeteria
O valor do investimento inicial para montar uma cafeteria vai variar de acordo com aestrutura física, de modo geral estima-se que é gasto em torno de R$ 45.000,00. Este valor é bastante relativo, especialmente pelas características de uma cafeteria. Em uma cafeteria praticamente 100% das vendas são à vista, o investimento em equipamentos é relativamente pequeno. Assim é possível montar uma cafeteria com bem menos do que 45 mil.
Pessoal necessário para o funcionamento
O pessoal necessário para conduzir a cafeteria pode variar também de acordo com otamanho do empreendimento, mas será praticamente:
•Gerente;
•Caixa;
•Barista;
•Salgadeira/confeiteira
•um ou mais funcionários para recepção/coleta e entrega de pedidos
O empreendedor deve estar atento ao atendimento, higiene e qualidade dos pratos, pois são aspectos de extrema importância para o sucesso de uma cafeteria. A gastronomia é o grandediferencial. O funcionamento da cafeteria fica a critério do empreendedor, que vai analisar o publico alvo, localização, horários com maior fluxo de pessoas dentre outros fatores.
Fornecedores para Cafeteria
Os fornecedores não é fator para se preocupar demais, já que existe vários, e o que deve prevalecer na hora de escolher será o preço e a qualidade dos produtos. No geral serão vendedores de café, leite,frutas, etc. Você pode até pesquisar preços e ofertas em supermercados. Lembre se que a qualidade da matéria prima está ligada diretamente à qualidade dos produtos oferecidos nacafeteria.Você pode escolher por fabricar os salgados para sua cafeteria, terceirizar a produção ou comprar os salgados já prontos para a venda.
...