Atividade econômica nacional: Básicos - conceito de PIB e renda de investimento
Tese: Atividade econômica nacional: Básicos - conceito de PIB e renda de investimento. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: electra • 21/11/2013 • Tese • 871 Palavras (4 Páginas) • 613 Visualizações
Temas.
1. A atividade econômica nacional: Conceitos Básicos- PIB, Renda e Investimento
*A distribuição da Renda Nacional
*Objetivos e instrumentos de política econômica:
Política Fiscal
Política Monetária
Política Cambial
O Setor Público na economia. Art. 173 CF
2.O crescimento e desenvolvimento econômico
3.Economia Internacional
Comércio Internacional
O Balanço de Pagamentos
O Papel das instituições multilaterais
FMI
Banco Mundial
OMC
A Globalização como fenômeno multidimensional
Atividade Econômica Nacional
Segundo classificação do Banco mundial o Brasil tem a sétima maior economia do planeta, ficando atrás do Reino Unido, de acordo com o Jornal Estadão, em 2015, o PIB brasileiro alcançará US$ 2,872 trilhões, desbancando o PIB britânico, que a essa altura deve estar em US$ 2,851 trilhões.
Aqui em nosso País se desenvolvem atividades dos setores primários, secundários e terciários, destaque para o setor terciário que é responsável por mais da metade do PIB nacional e pela geração estimada de 75% dos empregos.
O setor terciário que corresponde aos serviços comerciais oferecidos à população e venda de produtos é um dos motores do desenvolvimento econômico dos últimos anos, é uma das razões do aumento da competitividade interna e externa do país.
Depois temos a indústria no setor secundário que é de grande importância na formação da riqueza nacional.
E por fim o setor primário que fica com a parte de destaque para a agropecuária.
Produto Interno Bruto (PIB)
O PIB é um valor monetário de toda a riqueza gerada no país durante aproximadamente um ano. O que gera o PIB é a soma de nossos três setores:
Primário: Agronegócio / Recursos Naturais
Secundário: Indústrias
Terciário: Serviços, bancos etc.
Quando maior o PIB menor a taxa de desemprego, o PIB tem crescido 2% ao ano o ideal seria de 7 a 8%.
É de ressaltar que dentro do PIB está o dinheiro de empresas internacionais como a GM, Aple, empresas chinesas etc. Dessa forma o valor que se mostra dentro do PIB não é só dinheiro nacional, há dinheiro que vai para o exterior.
Desde o surgimento da economia como ciência a distribuição de renda sempre foi um dos seus temas principais. Distribuição de renda é a forma como a renda é distribuída pelos habitantes de um país ou região.
A forma de se medir o desempenho da economia de um país é pela análise de seu Produto Nacional Bruto.
Desenvolvimento:
Segundo matéria do Jornal Nacional (21/08/2012), em um estudo elaborado pelo Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Urbanos, o Brasil tem a quarta pior distribuição de renda entre os países da América Latina e do Caribe. Só Guatemala, Honduras e Colômbia são piores.
De acordo com o relatório, a taxa de pessoas vivendo em cidades latino-americanas deve chegar a 89% em 2050. No Brasil, atualmente 86,5% estão em centros urbanos.
Concluindo: Dessa forma, nosso país ainda precisa melhorar muito na distribuição de renda e ainda vai demorar alguns anos para que a distribuição de renda seja justa.
OBJETIVOS DE POLÍTICA ECONÔMICA
Introdução: Podemos encontrar vários objetivos de política econômica. Entretanto, vamos destacar apenas aqueles que são fundamentais para entender a realidade brasileira, vamos selecionar três objetivos: crescimento econômico, estabilidade econômica e melhor
...