O Diagnostico Empresarial
Por: Gilvan Braatz • 22/5/2018 • Trabalho acadêmico • 3.885 Palavras (16 Páginas) • 302 Visualizações
INTERVENÇÃO EMPRESARIAL
HAR TÊXTIL MALHAS E CONFECÇÕES
Evandro Carlos Gevaerd
Gilvan Sales Santos
Irani Varela
Marco Soares da Silva
Tutora externa: Denise da Rocha Imhof
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Administração (ADG0491) – PráticaMódulo VIII
14/06/2017
1 INTRODUÇÃO
Será objeto do presente diagnóstico a empresa Har Têxtil Malhas e Confecções Ltda, empresa de pequeno porte, familiar, localizada à Rua São Pedro, 1470 - São Luiz, Brusque - SC, 88351-404 - Brusque-SC. A Har Têxtil foi criada pelo seu proprietário, Alvanir Holz em 2004, quando alugou um Galpão de 1.000 m² no atual endereço e iniciou as atividades de confecção de vestuário. Com o passar dos anos e o sucesso dos negócios, a empresa ampliou o seu parque fabril, arrendado mais quatro galpões anexos, somando uma área total de 6.000 m², e já existe projeto e terreno para construção de uma planta industrial própria, porém não há previsão de início das obras.
Atualmente a empresa possui 65 colaboradores sendo 6 na área administrativa e 59 na área operacional/produção. Seu ramo de atividade é no setor Têxtil, confecções de peças do vestuário, estamparia e texturização em fios e vendas no atacado e varejo de acessórios e artigos do vestuário, com foco na linha promocional e institucional.
2 PONTOS FORTES E FRACOS
No mês de junho do presente ano, após verificação documental disponibilizada pela empresa intervencionada, bem como relato verbal do proprietário, identificamos os pontos fortes e fracos da da empresa, dos quais escolhemos cinco situações negativas, consideradas pontos fracos, de cada setor, ou seja: recursos humanos, marketing, financeiro e produção, a fim de apontar sugestões para otimizar recursos, salvaguardar a empresa e melhorar desempenho, os quais apresentamos abaixo:
2
1 ÁREA DE RECURSOS HUMANOS
Pontos Fortes:
Por ser uma empresa de pequeno porte, a relação patrão e funcionários é de certa proximidade na medida do possível (1*).
O recrutamento e seleção são feitos pela empresa, o que possibilita um maior atendimento às exigências da função (2*).
Os direitos trabalhistas vêm sendo seguidos pela empresa e sua administração é dada pelo funcionário da empresa encarregado do RH juntamente com a contabilidade (4*).
Sendo uma empresa de confecções, tem um acordo coletivo de trabalho junto ao Sintrivest de Brusque (5*).
A empresa tem um bom clima organizacional, em todos os setores, na busca de alcançar os objetivos da empresa (7*).
Pontos fracos:
O Recrutamento de pessoal acontece dentro da empresa, e alguns aspectos pessoais do candidato podem passar despercebidos ou nem serem consultados. Antecedentes criminais, por exemplo (2*).
Não há planos de cargos e salários na empresa. Os salários são de acordo com o mercado, e os aumentos anuais são definidos pelo reajuste sindical (3*).
Há registro no atraso de repasses do FGTS, porém estão sendo colocados em dia no corrente exercício (4*).
A cultura organizacional já deveria ser apresentada no dia da contratação do funcionário (6*).
A liderança, dependendo do setor, é um pouco relapsa ou frouxa demais em algumas situações, já em outros é extremamente rígida e radical, o que gera conflitos e descontentamentos e perda de rendimento/motivação (8*).
3
2 MARKETING
Pontos Fortes:
As metas de marketing definidas são a apresentação do produto a novos clientes e a manutenção dos clientes já existentes por meio da elaboração de novos produtos (1.4*).
Como a empresa não possui um departamento de marketing propriamente dito, essa comunicação fica restrita ao dono da empresa, seu filho que coordena a área comercial e entre os representantes, onde buscam o feedback dos mesmos, do que lhes é passado pelos clientes e quais a suas necessidades e do mercado (3.1*) (3.2*).
A empresa procura interagir com o cliente da melhor forma possível. Procura se antecipar às necessidades dos clientes e chegar sempre com objetividade e clareza nos negócios. Dependendo do cliente, por volume de compra, estrutura de vendas são disponibilizadas amostras físicas para apreciação e qualificação do produto da empresa (4.3*).
No momento, o mercado alvo da empresa necessita de um produto de qualidade, que atenda às classes B, C e D, dependendo ao que se destina o uso dos produtos e isso é entregue (5.1*).
No momento não se prevê uma mudança nas necessidades do mercado alvo, porém novos produtos estão sendo desenvolvidos (5.2*).
Pontos Fracos:
Por ser uma empresa que pequeno porte, ainda não se viu a necessidade de formação de um departamento de marketing (1*).
A empresa não tem colaboradores específicos para a área de marketing (1.1*).
Atualmente, o departamento de marketing da empresa está restrito ao dono da empresa e um de seus filhos que trabalha no departamento comercial (1.2*).
Na empresa, não há quem responda especificamente pelo marketing (1.3*).
No momento não há ações de marketing a fim de promover resultados a médio e longo prazo (1.5*).
4
3 FINANCEIRO
Pontos Fortes:
A estrutura organizacional da área financeira é bem enxuta, o dono é quem dita o caminho a seguir, há um funcionário encarregado do setor que controla as cobranças e acertos com clientes, faz análise de crédito, libera os pedidos, controla o fluxo de caixa de acordo com a necessidade da empresa, há também um auxiliar, na área de contas a pagar, no fechamento dos relatórios de contas a pagar aos terceirizados, e há uma secretária que auxilia no lançamento dos pedidos faturados no banco de dados, externo ao
...