TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Diagnostico Empresarial

Por:   •  13/11/2019  •  Artigo  •  3.969 Palavras (16 Páginas)  •  121 Visualizações

Página 1 de 16

AS ÁREAS DE UMA EMPRESA DE MÓVEIS

Janice Silva Rodrigues

Edivania Gomes Machado

Prof. Luís Cesar Bertotto

Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI

Bacharelado em Administração (ADG0462) Prática do Módulo VIII

14/11/2017

RESUMO

Este trabalho aborda as áreas de uma organização: recursos humanos, marketing, finanças, produção e logística, tendo como objetivo compreender a importância de cada área, bem como observar as áreas analisadas em uma empresa de móveis. Para alcançar os objetivos, foi realizada pesquisa téorica e estudo de caso. A partir destas, foi possível concluir que que cada área de uma organização possui suas características, bem como sua importância e que a empresa Classe Esquadrias e Móveis LTDA, está sempre preocupada em produzir produtos de alta qualidade para satisfação de seus clientes, sempre buscando inovar para melhor atendê-los, mostrando áreas organizadas e, também, um ambiente acolhedor, onde os colaboradores sintam-se motivados a realizar um trabalho em conjunto.

Palavras-chave: Setores. Organização. Empresa de móveis.  

1 INTRODUÇÃO

As empresas estão crescendo na era da tecnologia e do consumismo. E para alcançar o sucesso nesse mercado exigente e concorrido, é necessário ter qualidade. A qualidade da empresa não se refere apenas a produção e finalização do produto, como de todas as outras áreas. A entrega, o atendimento, a negociação de valores também precisam ser excelentes para que a organização conquiste e fidelize clientes. Logo, pode-se afirmar que por mais que a empresa tenha bons equipamentos, precisa de pessoas qualificadas para manuseá-los, e também de gestores que comandem a equipe na busca do seu crescimento, ou seja, de uma boa equipe de trabalho.

Por conseguinte, considerando que a qualidade da empresa é essencial para seu destaque no mercado, cabe refletir sobre a área de recursos humanos que é responsável pelo recrutamento e organização dos funcionários, a área de marketing que é essencial para aumentar as vendas da empresa, a área financeira que é responsável por viabilizar a atividade fim da empresa através da alocação de recursos, sendo nesta área decidida às análises e direcionamento dos recursos da empresa, a área da produção onde todo trabalho que foi planejado é concluído, ou seja, onde é desenvolvido todo o trabalho, e por fim a área da logística quando bem planejada só traz benefícios a empresa.

Os objetivos da presente pesquisa são de compreender os objetivos das áreas de recursos humanos, marketing, financeira, produção e logística; refletir sobre as referidas áreas e observar como as áreas analisadas se apresentam em uma empresa de móveis. A pesquisa realizada através de estudo teórico e estudo de caso na empresa Classe Esquadrias e Moveis LTDA – ME, está dividida em: Referencial teórico; Estudo de caso e Considerações finais.

2 ESTUDO DE CASO

        A empresa Classe Esquadrias e Móveis LTDA fica localizada na Rua Estrada Antônio Alves Pinheiro 1551, Bairro Aldeia Velha na cidade de Santo Antônio da Patrulha, estado do Rio Grande do Sul. Seus produtos/serviços são:

a) fabricação de móveis com predominância em madeira;

b) fabricação de outros artigos de carpintaria para construção;

c) comércio varejista de móveis;

d) fabricação de artefatos de material de plástico para uso na construção, exceto tubos e acessórios;

e) instalação de portas, janelas, tetos, divisórias e armários embutidos de qualquer material.

        Nos tópicos a seguir apresenta-se as principais características de cada área da empresa Classe, observadas a partir do conhecimento adquirido com o referencial teórico.

3 REFERENCIAL TEÓRICO

        

        Este capítulo apresenta a bibliografia estudada acerca das diversas áreas de uma empresa.

3.1 Área de recursos humanos

        Recursos humanos consiste em um setor de uma organização, muito conhecido como “RH”, responsável pelo recrutamento e seleção de pessoas. Para Busse (2014, p.20):

Recursos humanos é uma área ampla e interdisciplinar, envolvendo várias ciências e especializações, a qual sofreu diversas modificações em sua terminologia de acordo com a abrangência e o desenvolvimento adquirido ao longo do tempo em decorrência das mudanças no cenário empresarial. A área já apresentou nomes como departamento pessoal e administração de recursos humanos.

Vizioli (2010, p.18) relata que “a área de recursos humanos começou no século XX de maneira muito tímida, cumprindo apenas funções burocráticas, a partir dos anos 1930 ganhou um viés psicológico e social e, nas últimas décadas, passou por alterações que a tornaram mais enxuta e eficiente”.

Contudo, pode-se afirmar que Recursos humanos é uma área de todas as empresas que tem por finalidade selecionar, e gerir os colaboradores que devem ser qualificados para os cargos a quais são denominados por tal setor. Conforme Chiavenato (2010), os recursos humanos envolvem atividades de atrair, manter e desenvolver pessoas na empresa. Esta área preocupa-se com o relacionamento entre empresas e pessoas seja excelente. Deste modo faz com que a empresa crie um contexto em que todos sintam-se bem, ao mesmo tempo em que alcançam resultados.

        Isto porque, toda empresa possui colaboradores, os quais são responsáveis por parte do bom andamento desta. Quando não se possui funcionários qualificados em determinado segmento, o setor pode não alcançar bons resultados, visto que cada setor apresenta suas peculiaridades e nem todos os funcionários conseguem migrar em todas as áreas. Nesse ponto, insere-se o setor de Recursos Humanos como responsável pela divisão dos trabalhadores em áreas e turnos, assim como a seleção de cada um.

Atualmente, o RH é a base do crescimento das organizações, já que é esta área a qual organiza o funcionalismo da organização. O panorama do futuro relaciona-se com talento, competências e capital intelectual, aspectos que cabe ao setor de recursos humanos analisar, além de organizar para que ambas as partes, organização e funcionários, façam sua parte, com entendimento, negociação, participação e sinergia de esforços (CHIAVENATO, 2010).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27 Kb)   pdf (173 Kb)   docx (21.4 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com