TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Emprendedorismo

Por:   •  27/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.108 Palavras (13 Páginas)  •  134 Visualizações

Página 1 de 13

Habib's

Habib's é a uma rede brasileira de fast-food, especializada em comida árabe, que conta com mais de 400 restaurantes espalhados pelo Brasil.1

A primeira loja foi inaugurada em 1988 em São Paulo e tinha como itens principais do cardápio esfirraquibe e beirute. Com o crescimento da rede o cardápio se diversificou e hoje conta com mais de sessenta itens, desde sanduíches até sorvetes, tendo se tornado parte da cultura paulistana, e contando com um gênio como seu mascote.

O restaurante de comidas tipicas árabes surgiu na cidade de São Paulo. O crescimento da rede Habib's se confunde com a história do seu fundador, Antônio Alberto Saraiva, um empresário luso-brasileiro nascido em Portugal, que iniciou em 1988 com uma loja na rua Cerro Corá, na cidade de São Paulo. O restaurante brasileiro de comidas árabes ganhou o mundo e hoje é mundialmente conhecido

O Habib's é presente em quase todo território nacional, sendo o maior fast-food árabe do mundo e a maior rede de fast-food genuinamente brasileira. mas a primeira receita foi feita na cidade de Salesópolis - SP.

A história da maior rede de fast food brasileira e maior rede de fast food árabe do mundo começa em 1988, com a primeira loja inaugurada em São Paulo.

O sistema de franquias, os preços acessíveis e o conceito de alimentos padronizados com qualidade, logo se destacaram no mercado, conquistando mais e mais clientes.

Movida a empreendedorismo, inovação e paixão, a empresa construiu uma história de sucesso que conquistou vários prêmios ao longo dos anos, além de ser reconhecida pelo elevado nível de capacitação de seus profissionais e alto índice de aprovação por parte dos consumidores.

Embora as pessoas de ascendência árabe compõem apenas 7% da população brasileira, um negócio que oferece iguarias como o hummus, folha de uva e tabule como parte de seu cardápio agora serve 120 milhões de refeições por ano.

De um início modesto, há 17 anos, com um restaurante em São Paulo, Habib’s tem crescido para 260 pontos de venda em 15 de 26 estados brasileiros, mais o Distrito Federal que contém a capital, Brasília.

Isso é pequeno em comparação com US (Estados Unidos) cadeia de hambúrgueres Mcdonald, que tem mais de 1.100 pontos de venda no Brasil.

 Habib’s ainda é muito mais bem-sucedido em seu próprio campo do que muitas marcas internacionais mais conhecidas.

Ainda mais surpreendente, o homem que fundou e ainda corre Habib’s, Alberto Saraiva, nasceu em Portugal e não tem laços familiares com o mundo árabe.

Senhor Saraiva, 53 anos, veio para o Brasil com sua família quando ele ainda era muito jovem.

Em 1973, ele foi estudar medicina em São Paulo, quando seu pai Antonio, que tomou recentemente sobre uma das padarias de estilo Português da cidade conhecido como "Padarias", foi atacado e morto por um assaltante.

Nicho

Como o mais velho de três filhos, o Senhor Saraiva teve que sustentar a família e assumiu a padaria, durante o que ele descreve como "o momento mais difícil da minha vida".

"Nessa padaria, eu aprendi a ser um homem de negócios", disse ele, em entrevista ao site da BBC News.

. "Depois disso, eu tinha outros negócios que eu construídas e vendidas para continuar estudando em uma dessas empresas, eu tenho que saber um cozinheiro árabe - um velho de 70 anos, aposentado - que veio me pedir trabalho.

[pic 1]

"Então, eu aprendi cozinha árabe dele. Então eu percebi que os restaurantes árabes no Brasil eram lugares muito tradicionais, não visam a maioria da população, e vi que havia um nicho de lá pronto para ser descoberto.

"Então, eu juntei toda a experiência que eu tinha ganhado nos demais negócios, levou os principais pratos da culinária árabe e fundou Habib’s

"Ele não visava a comunidade árabe, mas a população em geral, as classes médias e para as pessoas que gostam de comida árabe, mas não apenas boa comida, servida rapidamente."

O resultado foi um sucesso imediato. A primeira Habib’s está na Rua Cerro Cora, no oeste da cidade, atraiu enormes filas de clientes desde o início.

Sr. Saraiva construiu uma cadeia de 16 lojas de antes de começar a oferecer oportunidades de franquia em 1992 Hoje, ele é dono de 45% dos restaurantes da cadeia, enquanto o resto são executados em uma base de franquia.

Os preços baixos

Os produtos mais populares no Habib’s são a esfiha - um pão sírio pequeno, redondo coberto com carne picada ou queijo – e o kibe - um croquete de carne em forma de uma bola de rúgbi.

Estes são deliberadamente preço tão baixo quanto possível. Esfihas vender por 69 centavos brasileiros (31 centavos; 18P) cada, com o preço caindo para 39 centavos em algumas ofertas especiais.

[pic 2]

No ano passado, Habib’s vendeu um recorde de 600 milhões de esfihas - mais de três para cada homem, mulher e criança no Brasil - e 60 milhões de kibes.

O menu contém cerca de 50 outras opções, incluindo pizzas e hambúrgueres.

Vários menus estão disponíveis, que vão desde uma refeição árabe a uma combinação de esfihas, kibe, batatas fritas e suco de frutas tropicais recém-espremido.

Excepcionalmente para os restaurantes de fast-food, um garçom leva a sua encomenda na mesa, enquanto garfos e facas são sempre fornecidos.

Concorrência

Os preços baixos e grande variedade de opções são as principais formas de se manter à frente no mercado de alimentos altamente competitiva do Brasil.

Senhor Saraiva e seus franqueados são contra Padarias, "por quilo" restaurantes onde se servem e pagam de acordo com o peso do seu prato, vendedores ambulantes e muitos outros pontos de venda de baixo custo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.6 Kb)   pdf (579.1 Kb)   docx (327.3 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com