O HOMEM DIANTE DO CONSUMISMO
Por: ELLEN CRISTINA DE FREITAS FREITAS • 14/9/2018 • Trabalho acadêmico • 439 Palavras (2 Páginas) • 250 Visualizações
O Homem passou a ser manipulado pela mídia, deixando para trás seus princípios de ética e moral.
A midía transmite mensagens de maneira que o telespectador fique alienado e tenha comportamentos e ações estabelecidas por ela, criando assim uma massa consumidora, manipulável e lucrativa. Influênciando também seu convívio com a sociedade, uma vez que nem todos conseguem acompanhar este avanço, que cada vez surge com o preço mais elevado.
Através do meu próprio convívio com criancas é possivel notar facilmente que desde pequenas são induzidas a serem consumistar. Minha irmã com 12 anos é um exemplo, pintou o cabelo de pink e passou a usar maquiagem pois queria parecer com uma blogueira, não deixa de assistir seus vídeos e sempre quer comprar os itens anunciados.
Os pais por não terem tempo suficiente para estarem junto ao filho acabam ficando submissos aos desejos dos filhos e para suprir essas necessidades acabam se submetendo aos caprichos dos pequenos.
A solução é impor limites, não ter medo de dizer “não” para o filho quando ele pedir algo desnecessário. Alem disso, eles precisam reduzir o tempo que a criança passa utilizando aparelhos eletrônicos, uma vez que é por este meio que a criança é manipulada ao consumo.
Há quem veja está situação como algo normal, mas é algo preocupante, os pais devem se conscientizar de que é necessária a valorização da infância, uma vez que a mídia não está preocupada com os males que irão ocasionar, pois o intuito dela é lucrar, apenas.
Conclusão:
Após o término deste portfólio eu pude concluir que é nítido a influência da mídia sobre todos nós, mas para que está situação seja revertida devemos nós conscientizar. Precisamos aprender a viver sem está obsessão em comprar sempre, só assim iremos garantir uma futuro melhor, uma vez que o consumismo é um problema pra nós consumidores e para o mundo, já que produzimos cada vez mais lixo.
As crianças estão sempre na mira da mídia já que é muito simples despertar o desejo, na maioria das vezes se envolvem na propaganda do produto e acabam criando a necessidade de ter aquele produto, os pais por medo de negar o desejo da criança acabam sempre satisfazendo a vontade.
Deixaram suas brincadeiras de infância e acabaram se tornando crianças com atitudes de adulto, trocando a brincadeira de rua por uma aparelho eletrônico, pulando sua principal fase de vida.
Este problema está ligando também na educação, já que é nítido que os filhos sempre se espelham nos pais, uma família que não possuí estrutura é facilmente levada por uma mídia manipuladora, por isso a necessidade de impor limites, controlar o uso da televisão, redes sociais e todos os tipo de eletrônicos.
...