O Jeitinho Gol de Voar
Por: gabrielborin • 7/8/2021 • Resenha • 284 Palavras (2 Páginas) • 155 Visualizações
1. Sua estratégia é lançar uma campanha de baixa tarifa para a classe mais baixa, assim abrindo mão de serviços de bem-estar e luxo. A principal vantagem competitiva é reduzir o custo dos voos domésticos, aumentar a produtividade das aeronaves, ter uma frota homogênea e econômica para reduzir gastos e, assim, utilizar aeroportos regionais de médio porte com tarifas menores.
2. A missão da Gol é aproximar pessoas com segurança e inteligência e a visão é ser a melhor companhia aérea para viajar, trabalhar e investir. Ao longo dos anos, a empresa realmente mudou porque a Gol a adquiriu a Varig e a Webjet.
3. Sim, porque assim a Gol aumenta sua participação no mercado nacional e ameaça a liderança da TAM. Além disso, a empresa usa seu modelo de negócios para expandir para a América Latina e, gradualmente, expandir para Bolívia, Paraguai, Uruguai, Peru, Chile, Venezuela e outros destinos na América.
4. Sim, porque havia uma disputa entre eles. O ponto de vista da Gol é adquirir a portuguesa TAP para finalmente entrar no mercado europeu e abrir uma rota para Miami, porta de entrada para o mercado norte-americano.
5. Uma empresa aeroespacial brasileira precisa estar atenta a todas as forças competitivas mencionadas por Porter: competição entre concorrentes, ameaças de novos entrantes, poder de barganha de clientes e fornecedores e ameaças de produtos alternativos. Devido à popularidade da Internet, esta última é mais poderosa porque a Internet facilita a conexão com outras pessoas sem viajar. Devido à forte concorrência de mercado neste setor, as empresas que continuam a inovar, a prestar serviços de maior qualidade e a proporcionar segurança a custos justos e competitivos vão se distinguir das demais empresas, conseguindo assim uma maior integração no mercado.
...