O Jeito da União Europeia
Por: will5000 • 27/5/2020 • Trabalho acadêmico • 4.815 Palavras (20 Páginas) • 134 Visualizações
UNIVERSIDADE PAULISTA[pic 1]
WILLIAM ALVES ROCHA
UNIÃO EUROPEIA
SÃO PAULO
2019
WILLIAM ALVES ROCHA[pic 2]
UNIÃO EUROPEIA
Artigo acadêmico sobre a União Europeia, com objetivo de obtenção de nota na Atividade Pratica Supervisionada.
Orientador: Almir Volpi
SÃO PAULO
2019
[pic 3][pic 4]
Sumário
União Europeia e sua evolução ao longo dos anos 3
1. INTRODUÇÃO 3
1. ENTENDENDO O COMEÇO DA UNIÃO EUROPEIA 4
2. IMPORTÂNCIA PARA O MUNDO E POSSÍVEIS PARCERIAS PARA O BLOCO 6
3. EVOLUÇÃO 7
4. DESAFIOS ATUAIS 9
5. EUROCENTRISMO E BREXIT EM ALTA 9
6. COMISSÃO EUROPEIA 10
7. PERSPECTIVAS PARA O FUTURO 13
8. CONSIDERAÇÕES FINAIS 17
9. BIBLIOGRAFIA CONSULTADA 17
União Europeia e sua evolução ao longo dos anos
Autoria: William Alves Rocha
Palavras-chave: União Europeia, política, economia.
- INTRODUÇÃO
União Europeia é uma união econômica e política de características únicas, composta por 28 países europeus. A sede desse bloco econômico fica em Bruxelas, capital da Bélgica. Estes países estão reunidos para participar de um dos maiores projetos de integração e de desenvolvimento político e econômico do mundo. A UE é um exemplo de bloco econômico para o mundo, tem muitos benefícios dentre os países, sendo o mais importante o livre comercio entre eles.
Neste trabalho irei apresentar os benefícios dessa União, o que ela tem feito para ter tamanha evolução e como é a estrutura funcional dela politicamente e economicamente.
Buscar entender como está o pensamento para o futuro da União com o mundo, se existe alguma chance de acordos internacionais com outras regiões fora da Europa, destacar os membros mais importantes União e quem tem mais influência.
- ENTENDENDO O COMEÇO DA UNIÃO EUROPEIA
A União Europeia (UE) é uma união econômica e política única entre 28 países europeus que, juntos, abrangem boa parte do continente europeu. Ela foi criada como consequência da Segunda Guerra Mundial.
Os primeiros passos para o acordo, foi com a ideia de se unirem para buscar acordos comum entre eles sem tarifas, para com isso evitarem conflitos e se tornarem independentes. Com a devida evolução dos pensamentos e do sucesso do acordo, evolui também o grau de acordos, como segurança, imigração, política externa e interna, áreas da saúde e clima ambiental do mundo.
Na União Europeia os acordos são através do direito, sendo assim, tudo que se realiza por meio de tratados, assinados por meio de formas voluntarias e democrática pelos países membros.
A União Europeia trabalha de forma democrática, sempre de acordo com a democracia e com participação direta de pessoa
Para entender a real intenção da criação da UE e seus avanços é necessário olhar em volta as motivações do que foi preciso fazer naquele momento de instabilidade na Europa com o fim da Segunda Guerra Mundial, todos estavam buscando tempos de pás para a sociedade europeia, já que os estragos da Segunda Guerra Mundial ainda estava em evidencia.
Logo de começo os Europeus estavam ansiosos para que medidas fossem tomadas para evitar novos conflitos com isso foi criado alguns novos acordos.
A Comunidade Europeia do Carvão e do Aço (CECA), o primeiro estágio de integração da UE, tentou privar seus primeiros seis estados membros (Alemanha Ocidental, Bélgica, França, Itália, Luxemburgo e Holanda) dos meios necessários para irem à guerra, unindo seus mercados de carvão e aço. Subsequentemente, o Tratado EURATOM fez o mesmo para a energia nuclear destinada aos civis. E ambos os casos, a ideia era integrar os recursos necessários para a fabricação de armamentos em uma estrutura que impedisse seu uso para fins militares e promovesse a cooperação entre as elites e a coexistência pacífica das nações europeias. O objetivo era criar uma solidariedade tangível entre os europeus que fosse além de mero diálogo diplomático e trocas econômicas.
Em segundo lugar, a construção europeia reagiu ao desejo de promover a reconstrução e o desenvolvimento econômico. A inspiração teve duas vertentes nas questões econômicas: O intervencionismo estatal (principalmente na agricultura) e o liberalismo (para boa parte dos demais setores).
A arbitragem entre essas duas visões refletiu as circunstâncias nacionais da época. Por fim, a CECA e a Comunidade Econômica Europeia (CEE) tiveram como papel realizar o antigo sonho de integração da Europa.
O projeto da Comunidade foi amplamente pautado pela concentração de interesses nacionais em um contexto político e econômico específico.
Ainda assim, o ideal europeu previa a reconciliação dos estados ao final da guerra e iniciava um ambicioso processo de unificação. Se a integração europeia permanece algo único no mundo, é devido ao fato de a integração regional realizada em outros países não ter sido baseada em fatores semelhantes de reconciliação, comparáveis à identidade europeia e ao ideal da Europa.
A integração europeia foi um processo bem complexo por conta da contingencia, no caso mesmo com conturbações sempre se manifestaram o desejo homogêneo, ou seja, já não era uma politica atraída por interesses de alguém, estavam realmente afim de resolver as questões do período.
...