O MEMORIAL DESCRITIVO
Por: Diego Alex • 18/3/2018 • Artigo • 1.351 Palavras (6 Páginas) • 464 Visualizações
[pic 1][pic 2][pic 3]
MEMORIAL DESCRITIVO
ANO 2017
Nome: Arlete Maria Aparecida Golfetto
Curso: Técnico em Nutrição Escolar
Disciplina: Orientações para a Prática Profissional Supervisionada
Turma: 2017/2019
Polo: Sinop
Instituição: IFMT
Tutor Presencial: Fábio Bernardes
Sinop – MT
2017
O QUE É PPS
Quando comecei a trabalhar na escola não tinha o conhecimento do meu trabalho realmente, a experiência que tinha em cozinha era meu conhecimento em ser dona de casa, mas com o decorrer dos anos o meu trabalho se elevou os meus conhecimentos foram se abrangem para outros setores da escola, mas vejo que se tivesse uma preparação antes de trabalhar não teria passado por tanto dificuldades, a Prática Profissional Supervisionada, hoje para mim vai ser uma complementação do meu estudo para os conhecimentos na teoria e ter uma valorização no meu salário.
A entrevista feita pela pratique na página 22, e a entrevista de dois profissionais um professor e outro de outra área, sobre qual é a importância do estágio em sua formação, o professor respondeu que foi enriquecedor para o seu conhecimento pois se não existisse o estágio em sua formação não teria iniciado o caminho para se tornar um bom profissional, é no estágio também que definimos se é realmente o que queremos seguir no futuro. O profissional da saúde que é o enfermeiro que foi entrevistado, respondeu que foi de suma importância, porque através do estágio que se tornou o profissional que é hoje.
O ESPAÇO DOS FUNCIONÁRIOS DA EDUCAÇÃO: PRÁTICA SIM, MAS PROFISSIONAL.
O estágio supervisionado é de suma importância para se tornar um ótimo profissional independente de sua área de atuação independente se seu curso é bacharel, licenciatura ou tecnólogo. Assim sendo, o estágio é um meio que pode levar os alunos a identificar novas e diversas estratégias para solucionar problemas que muitas vezes ele nem imaginava encontrar na sua área profissional. Ele passa a desenvolver mais o raciocínio e ter capacidade e mais segurança no trabalho que realiza, assim o estágio também proporciona a oportunidade de aliar a teoria à prática.
Em resposta à pergunta da pratique da página 26, com relação o art. 1º da Lei nº 11788/08, como os estudantes desse curso não são todos da mesma cidade e mesmo círculo de convivência é difícil para reunir em grupo, com isso me reuni com outra colega que cursa o pro funcionário para que juntas pudéssemos responder as características da PPS, em nossas discussões podemos concluir que o estágio é muito importante para o estudante, ele ajuda a identificar novas e variadas estratégias para solucionar problemas que muitas vezes ele nem imaginava encontrar na sua área profissional, no nosso trabalho que é nutrição o saber fazer dessas profissões e um dos primeiros passos, porque não basta ser uma boa dona de casa e cozinhar bem, que vai ser um excelente profissional, tudo isso ajuda, mas a convivência, atendimentos com o público, deixar de praticar certo tipo de hábitos que fazemos em casa, no entanto, o nosso trabalho não é só cozinhar existem variedades de regras que devemos cumpri-las dentro da escola, como qualquer profissão, por isso que a formação é muito importante, sei que a maioria dos profissionais da nutrição escolar entra sem saber e fica perdido como eu fiquei, assim sendo, no desenvolver do trabalho fui aprendendo com os colegas, participando de curso como praticas nutricionais e das formações continuadas durante todo ano, neste sentido, já apresentei projetos com auxílio da nutricionista que relaciona com a alimentação escolar e todos os cuidados e deveres que devemos tomar dentro do nosso trabalho.
ESTÁGIOS NOS CURSOS DE FORMAÇÃO
A partir de um ponto de vista didática, ao longo da história do ensino, é real à percepção de que a metodologia de ensino aprendizagem se compõe em práticas e teorias indissociáveis. Torna-se conclusiva a fala sobre o rompimento da dualidade existente. Porém tudo que fazemos na prática e teorias, já vem com uma bagagem de ensinamento passado de outra pessoa, o que podemos notar que muitas vezes nos aprendemos de maneira errada, quando a pessoa se tem um bom discernimento e procura a se qualificar é extremamente bom, para ela como para as pessoas que precisa do seu trabalho.
Neste sentido, como já disse teoria e práticas tem que andar juntas, porque uma depende da outra. A pergunta dessa unidade era para entrevistar quatro cursista dois pedagogo e dois Licenciados, sendo que a pergunta era como está sendo desenvolvida sua prática de ensino no seu curso? Quantas horas efetivas de prática em sala de aula já tiveram? Como ela se articula com as disciplinas teóricas do curso? Uma da futura pedagoga disse a prática ampliou o conhecimento relacionada com o que aprendeu no curso, mais a experiências pré-vividas. O trabalho ficou mais seguro com o curso, facilitou a prática de ensino. No momento tivemos umas cem horas de estágio e ele foi relacionado ao assunto estudado teoricamente, não foi estágio desconectado com a prática o que favoreceu muito a aplicação dos conteúdos trabalhados em sala de aula.
...