O MEMORIAL DESCRITIVO DO MÓDULO
Por: anastacia cristo • 3/10/2022 • Trabalho acadêmico • 1.004 Palavras (5 Páginas) • 108 Visualizações
MEMORIAL DESCRITIVO DO MÓDULO
Síntese do memorial
Este memorial descritivo teve como objetivo, apresentar o conhecimento que adquiri durante minhas aulas no módulo de Métodos e técnicas de coordenação de grupos gestores, que é dado no Curso de Bacharel em Administração Pública da Universidade Federal do Paraná –al. Para a realização do mesmo, as aulas consistiram em momentos de teórico, como foi o caso de realização de leituras e discussão de aportes bibliográficos e vídeos, de forma a se compreender a história da humanidade e também de formação de grupos e processos grupais, posteriomente foram iniciadas as aulas práticas, onde se foram abordados assuntos como: exercicios e técnicas para dinamicas grupais, execução e acompanhamento nas coordenações desses grupos, também foram estudados no curso ferramentas informacionais que servem de apoio a coordenação de grupos de reunião, pesquisa e afins, sendo alguns deles a elaboração de agendas, cronogramas, mapas mentais, acompanhamento e prestação de contas, como previstas no Manual prático do METAPLAN.
Matinhos- PR, junho de 2019.
- Sapiens: Uma Breve História da Humanidade.
A obra de Yuval se inicía fazendo uma cronologia sobre a história da humanidade, a cerca de 13,5 bilhões de anos com o início da física e da quimíca, passando posteriomente por um dos fatores mais importante que é a formação do Planeta Terra a cerca de 4,5 bilhões de anos. Informando também sobre a existencia, reprodução e extinção de alguns Homos, neste seguimento também são informados seus passos e suas artes de sobrevivência e comunucação.
O Homo sapiens é a única especie humana sobrevivente desde a existencia da mesma e das demais variações de Homos, que foram sendo eliminadas com o o tempo.
Um detalhe muito importante sobre esta letura é que a mesma nos oferta conhecimentos acerca de assuntos como: a revolução agrícola, e como se deu a domesticação de plantas e animais e o assentamento permanente dessas espécies Homo, a cerca de 12 mil anos atrás; a iniciação da escrita e do dinheiro e a iniciação das diversas religiões e crenças e como isso interferia nesse processo, a cerca de 5 mil anos atrás; um fator importante também se da por volta de 500 mil anos atras com a revolução científica e a ascensão ao capitalismo; posteriomente a 200 mil anos atrás o início da revolução industrial, a extinção em massa de plantas e animais e a administração de tudo sendo realizada pelo Estado e mercado.
Esta obra é rica em suas escritas por faze-lá de forma simples e objetiva, demosntrando aos seus leitores toda a hustória da nossa humanidade, no momento em que também nos ensina muito sobre o início de tudo isso, com a famosa explosão do Big Bang. Neste sentido, a obra vem fazendo um apanhado de conhecimentos e explicando tudo desde 13,5 bilhões de anos atrás até a data presente.
Três Revoluções são descritas e esclarecidas, sendo elas: A Revolução Cognitiva que é a responsável pela existencia da história iniciada a cerca de 70 mil anos; A Revolução Agricultura que foi responsável pela aceleração de todo este processo a cerca de 12 mil anos e a Revolução Científica, que se deu início acerca de 500 mil anos, quanto a este momento Yuval afirma que a mesma pode dar fim a esta istória e iniciar outra.
- Homo denisova
Espécie descoberta por volta de 2010, cientistas escavando a caverna de denisova, na Sibéria, descobrem mais um fóssil.
- Homo erectus (“Homem ereto”)
Povoavam as regiões centrais da Ásia, também era considerada a espécie humana que sobreviveu na mesma região por quase 1,5 milhão de anos, não passando por alterações genéticas.
- Homo ergaster (“homem trabalhador”)
Povoaram as regiões da Africa do Sul, espécie utilizava de pedras e fogo para caçar.
- Homo floresiensis
Considerada uma espécie anã, dado a formas de sobrevivencia, tinha estatura média de um metro de altura e pesaa cerca de 25 quilos, responsáveis também por produzir ferramentas de pedra.
...