O MODELO DE GESTÃO PARA A INCLUSÃO SOCIAL E DIVERSIDADE
Por: cyndy_allen • 27/10/2022 • Trabalho acadêmico • 5.895 Palavras (24 Páginas) • 128 Visualizações
[pic 1][pic 2]
[pic 3]
[pic 4]
[pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
[pic 9]
[pic 10]
[pic 11]
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 5
2.1 MODELO DE GESTÃO PARA A INCLUSÃO SOCIAL E DIVERSIDADE 5
2.1.1 O que é gestão da diversidade? 5
2.1.2 Programas de gestão da diversidade 5
2.1.3 Benefícios da gestão da diversidade 6
2.2 PAPEL DA LIDERANÇA NA PROMOÇÃO DA CULTURA DE INCLUSÃO E DIVERSIDADE 7
2.2.1 Competências, habilidades e atitudes comportamentais de líderes 7
2.2.2 Métodos e técnicas para transmitir conhecimento ao público 9
2.2.3 Vantagens em ter uma liderança que valoriza a diversidade 9
2.3 LEGISLAÇÃO TRABALHISTA 10
2.3.1 Demissões por justa causa 11
2.3.2 Atos que constituem justa causa 11
2.3.3 Comportamento na rede de lojas que se enquadram na demissão por justa causa 12
2.4 GERENCIAMENTO E PLANEJAMENTO DA RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL 13
2.4.1 Respostas positivas da adoção de práticas de Responsabilidade socioambiental e do Desenvolvimento sustentável 14
2.4.2 Pilares do Desenvolvimento Sustentável 15
2.5 PROGRAMA DE TREINAMENTO PARA COMBATE E PREVENÇÃO DE VIOLêNCIA NO TRABALHO 16
2.5.1 Levantamento do faturamento dos últimos 10 meses 16
2.5.2 Média dos faturamentos 17
2.5.3 Mediana dos faturamentos 18
3 CONCLUSÃO 20
REFERÊNCIAS 21
- INTRODUÇÃO
As Lojas Baratão é uma grande rede de lojas físicas de varejo que atua no comércio de vestuários, produtos de higiene e limpeza, guloseimas, utensílios domésticos, eletroportáteis e brinquedos. Compondo um catálogo de 50 mil produtos, a rede é muito popular no centro urbano da grande São Paulo.
Mesmo com toda a visibilidade de mercado, no último semestre, a rede de varejo passou por duas situações polêmicas e de grande repercussão na mídia e na sociedade. Em uma loja da Zona Oeste, os seguranças da empresa, espancam um cliente negro de 32 anos, deixando-o gravemente ferido. Outro caso parecido, ocorreu na loja da Zona Sul, porém com consequências mais graves, levando a óbito um homem negro de 45 anos. Em ambos os casos alegaram suspeita de roubo. Tudo aconteceu diante de vários clientes.
Frente à essa situação, a imprensa divulgou não somente as duas situações da Rede de Lojas Baratão, mas de outras lojas de varejo no Brasil que apresentam históricos de agressões físicas e de discriminação racial.
Diante da polêmica, os gestores da Rede, decidiram criar políticas internas de combate à discriminação por razões de raça e etnia, origem, condição social, identidade de gênero, orientação sexual, idade, deficiência e religião. Também optaram por adotar novas estratégias que melhorem a imagem da rede diante do público e investidores.
Com isso, o presente trabalho tem por objetivo englobar assuntos relacionados as disciplinas de Comportamento Organizacional, Legislação Social e Trabalhista, Modelos de Gestão, Responsabilidade Social e Ambiental. Para isso, serão utilizados 5 tópicos falando dos assuntos:
O primeiro irá discorrer sobre o conceito da gestão da diversidade e, apresentar programas que a empresa pode incluir dentro dessa gestão e os benefícios que a organização terá adotando esse modelo.
No segundo tópico, será discutido o papel da liderança, e as competências comportamentais que deverão ser desenvolvidas nos líderes no que diz respeito à promoção de uma cultura de diversidade. Além disso, será proposto um programa de treinamento e desenvolvimento e como será transmitido esse conhecimento ao público-alvo. E ainda, as vantagens para todos os envolvidos – profissionais, clientes, organização e sociedade – em formar uma liderança que valoriza a diversidade.
No terceiro tópico, serão apresentados conceitos e definições de assuntos relacionados a legislação trabalhista, focando na rescisão por justa causa, atos que constituem justa causa e a identificação dos atos ocorridos dentro das Lojas Baratão, que se enquadra o comportamento dos funcionários.
No quarto tópico, serão apresentados aspectos do contexto do gerenciamento e planejamento voltado à responsabilidade socioambiental e desenvolvimento sustentável, as respostas positivas que essa modelagem pode trazer para a empresa, e a definição dos pilares da sustentabilidade.
...