O Micro e Pequenas Empresas
Por: Yasmin Wahl da Silveira • 14/4/2020 • Trabalho acadêmico • 287 Palavras (2 Páginas) • 146 Visualizações
1- Empresa é um conjunto organizado de meios que visa exercer uma atividade econômica particular, pública, ou de economia mista, que produz e oferece bens e/ou serviços, com o objetivo de atender a alguma necessidade/vontade humana.
2- Lucro, em sentido amplo, é todo ganho ou vantagem obtidos. No campo mais estrito da economia, é o retorno positivo de um investimento, deduzido dos gastos que este exigiu.
3- As empresas podem ser classificadas se categorizando em três universos, sendo eles a categoria empresarial, o enquadramento tributário e a receita bruta da empresa.
4- As empresas podem ter o seu tamanho definido de acordo com faturamento anual bruto da matriz e suas filiais, caso haja. Mesmo que o seu faturamento seja menor que o da matriz.
5-A definição de microempresa varia conforme o país, mas em geral, é uma empresa que conta com no máximo dez empregados, sendo que o proprietário costuma contribuir com o seu próprio trabalho. Seu faturamento anual é reduzido, permitindo que o pagamento de tributos possa ser realizado de forma simplificada.
6- Sua importância cai diretamente na geração de empregos e de receitas públicas, oriundas do pagamento de impostos. Por isso, o fortalecimento de toda empresa PME é um objetivo a ser perseguido, pois traz benefícios para toda a sociedade brasileira.
7- Os setores são: Tecnologia da Informação, Crescimento, Construção, Comércio, Transporte e Logística, Indústria Química, Máquinas, Equipamentos e Ferramentas, Telecomunicações e Eletrônicos, Saúde, entre outros.
8- Elas contribuem na criação de empregos e renda para a população, sendo uma das principais causas da redução das desigualdades sociais. Segundo dados recentes do IBGE, as empresas de pequeno porte representam 20% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro. E são responsáveis por pelo menos 60% dos quase 100 milhões de empregos no país.
...