O PORTIFÓLIO INDIVIDUAL
Por: CLOSILVA • 10/7/2015 • Trabalho acadêmico • 3.230 Palavras (13 Páginas) • 191 Visualizações
[pic 1][pic 2]
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO
CRISTAL LOUISE DE OLIVEIRA SILVA
PORTIFÓLIO INDIVIDUAL
[pic 3]
Cabo de Santo Agostinho
2015
CRISTAL LOUISE DE OLIVEIRA SILVA
PORTIFÓLIO INDIVIDUAL
Trabalho apresentado ao Curso (Bacharelado em Administração) da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas [Gestão de Projetos; Administração da Produção e Logística; Empreendedorismo e Plano de Negócios].
Prof. Marco Ikuro Hisatomi; Luíz Antônio Gabriel; Alfredo Ribeiro de Almeida; Gisleine Fregoneze; Sebastião Oliveira.
Cabo de Santo Agostinho
2015
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO...............................................................................................................3
2 DESENVOLVIMENTO....................................................................................................4
3 CONCLUSÃO ................................................................................................................9
4 REFERÊNCIAS............................................................................................................10
1 INTRODUÇÃO
Esta pesquisa tem como objetivos evidenciar análises de todos os processos pertinentes ao empreendedorismo, as ferramentas que podem ser utilizadas e como utilizá-las. Será feita uma abordagem sobre os recursos necessários para iniciar algum negócio levando em conta algumas de suas áreas de competência.
Serão colocadas em prática algumas funcionalidades do processo empreendedor, como o estudo e análises de mercado, bem como a formulação de um plano de negócios, com o intuito de verificar viabilidade de um investimento.
As organizações do mundo moderno buscam a todo tempo a melhoria em seus processos com o objetivo de aperfeiçoá-los, fazendo com que haja uma maior lucratividade, afinal esse é um dos objetivos principais ao se investir em algo. Veremos especificamente o fator da produtividade e suas estratégias. Quais ferramentas podemos utilizá-las para obter sucesso no processo produtivo. Bem como a aplicação da logística nas empresas do mundo contemporâneo.
2 DESENVOLVIMENTO
GESTÃO DE PROJETOS:
Investir ou aperfeiçoar um investimento, moldá-lo de acordo com o que o mercado exige nos dias de hoje requer uma variedade de recursos e formas de se aplicar. Independente da área que se queira investir, haverá a necessidade de levantar a utilização de diversas ferramentas. A gestão de projetos nos apresenta o direcionamento de como gerir cada recurso desse. Neste caso serão estudadas 4 áreas.
O gerenciamento do escopo define os trabalhos a serem executados, os necessários para a execução de determinado projeto. O escopo define também atributos e comportamentos. É de extrema importância o conhecimento das atividades a serem executadas no projeto do seu início ao seu fim.
Os riscos do projeto são um conjunto de causas que podem acontecer, como ameaças ou oportunidades, que podem influenciar positiva ou negativamente no investimento. Os riscos devem ser analisados na fase inicial de qualquer projeto. A necessidade de gerir os riscos vem da consciência de existência de fatores, internos ou externos, que podem acontecer durante o ciclo de vida do investimento, podendo alterar a objetividade do mesmo. A identificação desses riscos e suas cousas, constitui em uma das etapas fundamentais. O tipo de risco, o impacto que pode causar e como gerenciá-los.
Nem sempre, ao investir em algo, será possível desenvolver os produtos, ferramentas e serviços necessárias para a execução das tarefas, se faz necessário a aquisição dos mesmos. O gerenciamento de aquisição com fornecedores demanda mais uma série de atividades, que vai desde cotação até elaboração de contratos, negociação de preços, análise de concorrência, entre outros. Tudo isso visando a segurança do bem adquirido, eficiência e eficácia do projeto.
O estudo das partes interessadas visa conhecer, identificar todas as pessoas ou organizações que podem ser afetadas pelo projeto, seja de qual for a forma. Inclusive documentação das informações relevantes. Descobrir as partes interessadas e escutá-las trará um maior comprometimento e clareza de requisitos e objetivos e consequentemente, menos mudanças no decorrer do projeto.
ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO E LOGÍSTICA:
O processo de produção ou até mesmo de prestação de algum serviço deve andar lado a lado com projetos de gerenciamentos que visem a qualidade durante esse processo. A administração da produção busca melhorar esses processos, objetivando oferecer bons produtos e serviços, sem esquecer o fator custo, ou melhor, redução dele. Existem várias estratégias de produção, várias formas de gerir esses processo, para atender melhor às demandas, tornando a organização mais competitiva..
Devemos considerar que a operação produtiva não existe de forma isolada, todos os processamentos fazem parte de uma rede de produção maior interligada com outras operações, dentre essa rede estão inclusos fornecedores, fornecedores dos fornecedores, clientes, clientes dos clientes e assim por diante. Esta é a chamada rede de operações produtivas, que absolutamente, deve ser considerada, pois significa que, para produzir as empresas precisam ter relações com outras empresas.
Para que essas redes de operações produtivas dêem bons resultados, é necessário que existam projetos que as gerenciem. Esses projetos visam configurar cada processo de produção e integrá-los. Além disso, vê-se também a localização mais adequada de cada parte da operação e a capacidade de produção que atenderia à demanda da organização. Tudo isso são impactos causados nos processos produtivos.
...