O PROJETO INTEGRADO MULTIDISPLINAR PIM III
Por: Nathalia Tosadori • 10/11/2020 • Monografia • 1.759 Palavras (8 Páginas) • 168 Visualizações
UNIVERDADE PAULISTA – UNIP EAD
CURSO SUPERIOR DE GESTÃO FINANCEIRA
PAULO ROGERIO TOSADORI
RA: 2041292
NATURA COSMETICOS S/A
PROJETO INTEGRADO MULTIDISPLINAR PIM III
ITATIBA
2020
PAULO ROGERIO TOSADORI
NATURA COSMETICOS S/A
ITATIBA
2020
Resumo
O presente trabalho trata-se de um projeto multidisciplinar III (PIM III) onde vamos mostrar a importância sobre as áreas estudadas, sendo elas: fundamentos da gestão financeira, estatística aplicada e contabilidade, e nele iremos analisar a estrutura, o planejamento de uma empresa extremamente conhecida no Brasil, Natura cosméticos S/A.
Atualmente, as empresas planejam e criam estratégias para continuarem economicamente saudáveis, e cada vez mais exigindo melhorias em seus processos, principalmente em seu planejamento estratégico e financeiro.
Palavras chaves: Contabilidade – estrutura – planejamento financeiro.
Nenhuma entrada de sumário foi encontrada.
1. Introdução
A empresa Natura Costumetico S/A com sede em Cajamar – São Paulo e conhecida nacionalmente e internacionalmente foi fundada em 1969 por Luiz Seabra, e teve sua primeira loja aberta em São Paulo em 1970, onde Luiz atendia pessoalmente seus clientes. Após 4 anos, decidiu fechar a loja para uma abordagem de venda direta, a qual teve uma expansão para diversas regiões do Brasil, e em 1980 a Natura conseguiu certa de 200 colaboradores e dois mil consultores.
Em 1998, a empresa foi escolhida como empresa do ano, através das suas criações de linhas de produtos conhecidas hoje pelo consumidor, como Mamãe bebe e Kaiak. Em 2006, a empresa eliminou os testes de seus produtos e ingredientes em animais e em 2009, a empresa atingiu 1 milhão de consultoras Natura. Em 2008 foi criada uma meta de redução de emissão de gases do efeito estufa em toda a produção, chamado Programa Carbono Neutro, e logo 2013 foi reduzido um terço. E na linha sustentável em 2013, foi criada a linha SOU, com 70% menos plástico.
No ano de 2016 a empresa adquiriu a compra da Emeis Holdings Pty Ltd, sem valor informado, dona da rede de cosmético australiana Aesop. Recentemente em 2017, a empresa realizou a compra da rede “The Body Shop” da L’Oréal, por cerca de 1 bilhão de euros, aumentando significativamente sua presença nacional e internacional, surgindo o grupo Natura & Co, formado pelas empresas Natura, Aesop e The Body Shop até hoje.
E logo em maio de 2019 a empresa anunciou a compra da sua concorrente Avon, criando o quarto maior grupo de beleza do mundo, sendo avaliado em US 11 bilhoes de dólares. E hoje a Natura tem como a maior empresa de venda direta do mundo.
Algumas curiosidades da empresa, é que a marca possui mais de 2 milhões de consultoras de venda direta em países como o Brasil, Argentina, Chile, Colômbia, México, Peru, França, Venezuela e Estados Unidos. Além disso, já começou com abertura em lojas de shopping brasileiro, França e Estados Unidos.
Assim nesse trabalho será abordado os dados do grupo Natura & Co, tratando a empresa como um grupo e não apenas Natura.
2. Fundamentos da gestão financeira
Conforme visto em aula a gestão financeira é um conjunto de ações e meios administrativos, que envolve o planejamento, organização, controle e análise das atividades financeiras. Assim, a função financeira integra todas as tarefas ligadas à obtenção, utilização e controle de recursos financeiros.
Através do site Portal Educação, em outras palavras a função financeira integra:
- A determinação das necessidades de recursos financeiros (planejamento das necessidades, a inventariação dos recursos disponíveis, a previsão dos recursos libertos, o cálculo das necessidades de financiamento externo);
- A obtenção de financiamento da forma mais vantajosa (tendo em conta os custos, prazos e outras condições contratuais, as condições fiscais, a estrutura financeira da empresa);
- A aplicação criteriosa dos recursos financeiros, incluindo os excedentes de tesouraria (de forma a obter uma estrutura financeira equilibrada e adequados níveis de eficiência e de rentabilidade);
- A análise financeira (incluindo a coleta de informações e o seu estudo de forma a obter respostas seguras sobre a situação financeira da empresa);
- A análise da viabilidade econômica e financeira dos investimentos.
A Natura se tornou uma empresa de sucesso, por ter desde o inicio os gestores financeiros competentes, onde tinham a tarefa de planejamento financeiro, interpretação de dados brutos e determinação do tipo de financiamento a ser realizado. A empresa analisa e define anualmente seu melhor desenho organizacional, onde identifica suas competências atuais e futuras, verificando seus processos, políticas e seu sistema de gestão, com a finalidade de buscar o método mais adequado em seus objetivos estratégicos.
Vale lembrar que é indispensável à abordagem do caixa ao gestor financeiro, destacando a diferença entre o gestor e o contador. O contador gera as informações
...