O PROJETO MULTIDISCIPLINAR AMBIENTE EMPRESARIAL
Por: mandynascimento • 29/5/2022 • Trabalho acadêmico • 1.455 Palavras (6 Páginas) • 112 Visualizações
UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL ADMINISTRAÇÃO
Amanda Barbosa do Nascimento
PROJETO MULTIDISCIPLINAR AMBIENTE EMPRESARIAL
SÃO PAULO – SP
2022
UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL ADMINISTRAÇÃO
Amanda Barbosa do Nascimento
PROJETO MULTIDISCIPLINAR AMBIENTE EMPRESARIAL
Trabalho de Projeto, apresentado ao Curso de
Administração, como parte de requisitos para a
Conclusão da disciplina Projeto Multidisciplinar –
Ambiente Empresarial – 2022, sob a orientação da
Professora Tutora Ednar.
SÃO PAULO – SP
2022
RESUMO
O presente trabalho tem como objetivo demonstrar várias percepções sobre a felicidade, sendo ela na vivência do dia a dia, e principalmente, como essa felicidade é abrangida no setor empresarial. Demonstrando como é importante a felicidade na vida da sociedade, formas e modos de agir estão tudo entrelaçados, e principalmente o bem-estar de todos. Tendo como inspiração renomados filósofos Aristóteles e Sócrates, apresentando suas ideias sobre a felicidade.
Palavras-chaves: Setor empresarial. Felicidade. Sociedade. Sócrates. Aristóteles. Filósofos.
SUMÁRIO
- INTRODUÇÃO ............................................................................................ 5
- FELICIDADE ............................................................................................... 6
- Felicidade no mercado de trabalho ............................................................ 7
- FIB INDIVIDUAL ........................................................................................ 8
3.1 Nuvem de palavras .................................................................................... 9
- CONCLUSÃO ................................................................................................ 10
- REFERÊNCIAS ............................................................................................. 11
- INTRODUÇÃO
Felicidade é um tema que vem sendo discutido e estudado, há muito tempo. Este tema tem ganhado grandes perspectivas para as empresas, no qual podemos nomear de “felicidade no trabalho”. Pesquisadores, empreendedores, profissionais, líderes estão em processo de evolução e adaptação com este estudo, implementando ele no setor empresarial.
O processo de implementação deste tópico é lento, muitas empresas ainda pensam somente nos lucros que serão gerados e acabam esquecendo dos cuidados com os funcionários, tanto físicos quanto psicológicos. Esses tipos de desgastes são altos destaques no filme “Tempos Modernos”, idealizado por Charles Chaplin em 1936. No filme Charles, representa a população trabalhadora nas “indústrias”, onde ele tenta se estabelecer profissionalmente e quanto como indivíduo na sociedade, cheia de inovações tecnológicas e contradições. No decorrer do filme o ator mostra como é entediante e estressante o seu trabalho, praticamente “escravo”, onde ele recebe uma miséria por seus esforços e seu chefe só coloca pressão para que a produção de peças aumente, gerando altos danos físicos e psicológicos para os trabalhadores. Através do filme damos altas risadas, mas também vemos uma realidade depravada.
Atualmente, a felicidade para algumas empresas é algo importante isso comparado com antigamente. A evolução para esta melhoria é lenta, mas ocorreu, e as empresas aos poucos vão melhorando suas percepções e cuidados com seus trabalhadores. Algumas empresas atualmente, contratam psicólogos para fazerem acompanhamentos com os funcionários, verificar como está o psicológico e determinar se estão aptos a continuar trabalhando, se o serviço está estressante ou até se há problemas familiares. As empresas também disponibilizam planos de saúde, academia para que os trabalhadores, estejam em forma e saudáveis. Algumas tem até salas de jogos para que seus funcionários disfrutem, relaxem e produzam com eficiência. Este cuidado que as empresas têm gerado é vantajoso, tanto para a empresa quanto para o funcionário, pois assim a empresa gera mais trabalho e ganhos (lucro), e o funcionário tem alguns benefícios a mais e cuidados.
Podemos ver que aos poucos tudo vai mudando, essa ação de cuidado não é feita por todas empresa, são poucas as que abrangem isso. Mas ao comparar com o filme “Tempos Modernos”, pode-se notar que houve uma evolução e que antigamente, não tinha essa preocupação.
5
- FELICIDADE
O que é felicidade? Através desse questionamento obteremos diversas respostas, assim como pesquisar no Google, obteremos vários resultados. A felicidade, num certo sentido é algo individual, cada pessoa tem uma percepção.
Podemos comparar algumas ideias de grandes renomados filósofos, sendo eles: Aristóteles e Sócrates. Segundo Aristóteles, “a felicidade é o sentido e o propósito da vida, o único objetivo e a finalidade da existência humana”, ao observar está frase pode-se notar que a felicidade está através de cada ato que exercemos. Para que tudo se encaixe o ser humano precisa pautar suas ações na prática de ações virtuosas. Já a percepção de Sócrates é de que “a felicidade não pode vir das coisas exteriores, do corpo, mas somente da alma, porque está e só esta é a sua essência”. Ele defende que a virtude é um caminho para a felicidade, independentemente da noção que se tenha do que é a felicidade. Cada filósofo tem uma percepção, assim como cada pessoa.
Segundo estudos realizados do Correio Brasiliense, o conceito felicidade nem sempre está correlacionado com o sentido de vida. Ser feliz e ter uma vida com significado são aspectos diferentes e que não tem como se juntarem, segundo a perspectiva da sociedade. A felicidade para sociedade é uma vida na qual se tem saúde, prazer, dinheiro e não há problemas. Ter uma vida com significado abrange a paz. Pessoas da classe média, normalmente tem a felicidade, tem dinheiro para comprar tudo aquilo que precisam, são “felizes”, mas se perdem no meio do caminho com essa felicidade o que não está entrelaçado com “ter uma vida com significado”, esse tipo de felicidade não tem sentido com essa vida. Por esses motivos muitas coisas podem estar associadas a felicidade ou não.
...