O SISTEMA DE PRODUÇÃO CONTÍNUA NA INDÚSTRIA DE CIMENTO
Por: will0611 • 6/3/2022 • Monografia • 449 Palavras (2 Páginas) • 191 Visualizações
[pic 1]
FACULDADE METROPOLITANA
CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
Willian Maciel Silva
SISTEMA DE PRODUÇÃO CONTÍNUA NA INDÚSTRIA DE CIMENTO
PORTO VELHO/RO 09/06/2021
- Introdução
Cimento portland é a denominação convencionada mundialmente para o material usualmente conhecido na construção civil como cimento.
O cimento portland é um pó fino com propriedades aglomerantes, aglutinantes ou ligantes, que endurecem sob ação da água. Pode-se dizer que o cimento é o principal responsável pela transformação da mistura dos materiais componentes dos concretos e das argamassas no produto final desejado.
Portanto, é de fundamental importância utilizá-lo corretamente. Portland, ele registrou esse nome em sua patente por isso que o cimento é chamado cimento portland.
- classificação
- Grande quantidade de produtos:
Com uma produção ininterrupta da indústria de cimento acaba gerando uma enorme quantidade de produtos, mesmo com que o processo de fabricação tenha um período longo de tempo, acaba tendo um alto volume de produção sendo maior do que qualquer sistema que for
implantado nessa indústria.
- Processo padronizado:
Com turnos de produção que não para, acaba tendo a rotatividade de funcionários e de manutenções das máquinas de forma contínua, o que exige que o processo da fabricação seja de grande quantidade, para que assim não tenha erros que podem vim a comprometer a linha de produção do cimento, tendo também com que os funcionários consigam realizar tais funções.
- Pouca variabilidade:
Por ser contínua a forma de produção, acaba com que a opção de personalização não seja viável, com isso esse tipo de sistema está
perdendo espaço nas linhas de produção.
2.1 Estrutura e escopo
Como forma de otimizar tempo e produção, a indústria de cimento busca terceirizar alguns setores, como o da matéria-prima, tendo como escopo da indústria apenas a produção.
[pic 2]
- Projeto detalhado de processos - Mapeamento - Fluxograma
[pic 3]
- Arranjo Físico e Projeção dos Arranjos Físicos
Arranjo físico como uma operação produtiva que se preocupa com a localização física dos recursos de transformação. Assim, deve-se decidir onde colocar todas as instalações, máquinas, equipamentos e pessoal da produção. O arranjo físico determina a forma e aparência de uma operação produtiva e por isso é uma das características mais evidentes, geralmente o arranjo é a primeira coisa a ser notada ao entrar pela primeira vez em um local.
A indústria deverá optar pelo arranjo posicional dentro da indústria.
[pic 4]
2.4 Aplicação de processos de Produção Mais limpa
Produção Mais Limpa , consiste na aplicação contínua de uma estratégia econômica, ambiental e tecnológica integrada aos processos e produtos, que evita a geração, minimiza ou recicla os resíduos gerados pelos processos produtivos, com a finalidade de aumentar a eficiência na utilização das matérias-primas, água e energia e de reduzir os riscos para as pessoas e para o meio ambiente.
...