O Seminário da Administração
Por: Talita Santos • 17/10/2020 • Trabalho acadêmico • 462 Palavras (2 Páginas) • 137 Visualizações
Analisando os problemas em questão encontrados no caso, o grupo discutiu algumas ações que poderiam ter sido tomadas tanto pela instituição, como pelos envolvidos.
Na primeira situação a onde é anunciado a gravidez de Diana e Ariadne, aonde Maruta culpa Ícaro por não ter evitado que ambas engravidasse ao mesmo tempo, foi um comentário infeliz da parte de Maruta, mesmo sabendo que sua preocupação era em relação o rendimento da equipe, já que as duas sairiam de licença no mesmo período. O posicionamento ideal de Maruta seria chamar Ícaro para um conversa para criar um estratégia para que no período que ambas estivessem ausente o rendimento da equipe não caísse.
Já a postura de Ícaro foi correta, reagiu bem ao comentário de Maruta e não deixou de passar as meninas sobre a situação, apoiando caso elas quisessem levar a situação ao departamento de pessoas e respeitando a decisão das mesma, uma postura adequada de um coordenador ideal que visa não só os lucros como o lado humano da instituição.
Ariadne e Diana preferiram se manterem neutras e não levarem o caso adiante em primeiro momento concluímos que foi uma atitude sabia afim de amenizar a situação.
Concluímos que o estopim do conflito instaurado na organização foi a situação criada por Maruta ao autorizar Ícaro a entregar um processo no próximo ano e dias depois fazer o envio de e-mail colocando a culpa da não formalização do processo na gravidez de Ariadne e Diana. Está postura de Maruta foi imatura e pouco profissional, ele colocou o seu ego a frente de seu profissionalismo.
Já Ícaro respondeu o e-mail de forma coerente mostrando seus resultados e objetivos atingidos, fazendo o envio da formalização do processo e ressaltando com evidência que a postura de Maruta em relação a gravidez das funcionárias era algo de metidas administrativas internas e judiciais.
Ariadne e Diana, optaram mais uma vez por não tomarem nenhuma medida mais severa, pois sabiam que o ambiente de trabalho, era um ambiente machista e que de nada mudaria, apesar de reagiram com tristeza a toda situação. Em nosso ponto de vista elas com o apoio de Ícaro deveriam ter iniciado um processo contra Maruto pois isso poderia ser o ponto inicial para as mudanças dentro do Banco e poderia levar a outras mulheres a derem a coragem de tomar o mesmo ato.
A postura da instituição foi extremamente machista, levaram tudo como uma simples brincadeira, mesmo após o surgimento de outros relatos de situação parecidas ou piores, sofridas por outras funcionárias. Em nossa opinião mesmo sem ter sido estourado um processo contra Maruta o setor administrativo do banco responsável pela área de humanas deveria ter tomado medidas de advertência, em busca de criar um ambiente de igualdade e respeito para todos os funcionários independente do sexo.
...