O Setor público x setor privado
Por: andreperi • 15/11/2017 • Resenha • 398 Palavras (2 Páginas) • 332 Visualizações
Setor público X Setor privado:
1 – A esfera pública está (ou deveria estar) preocupada com a coletividade, com o bem comum de todos. Tendo um objetivo delimitado. Diferente da esfera privada que possui um objetivo específico para cada organização, podendo este objetivo ser alterado de acordo com a vontade de seus gestores.
2 – As pessoas para o setor público são consideradas usuárias. Para as empresas elas são indivíduos com necessidades, existentes ou criadas, a serem satisfeitas.
3 – O setor público PODE fazer apenas o que a Lei permitir e DEVE fazer que a Lei obrigar a fazer. Diferente do setor privado que possui a liberdade de fazer o que a Lei não proíbe e deixar de fazer o que a Lei não a obriga.
Patrões e Empregados X Estado e Servidores Públicos:
Podemos separar esses quatro itens em dois blocos, Patrões e Estado X Empregados e Servidores.
Dentro do campo Estado, podemos citar os seus gestores, que apesar de também serem servidores públicos, são eles os responsáveis por representar o Estado, gerir a máquina, desempenhar a mesma função que o patrão desempenha na empresa.
É dos gestores a função de pensar, planejar. E é dos empregados e servidores a função de por a mão na massa, fazer o planejamento acontecer, as metas criadas pelos gestores serem atingidas.
Podemos citar como principais diferenças:
Os patrões possuem total liberdade para a contratação e demissão de colaboradores, levando em conta fatores particulares por exemplo. Enquanto o Estado deve seguir uma série de observações para a contratação de pessoal.
Os patrões possuem livre arbítrio para a abertura de determinada empresa, e para o seu fechamento também.
O Estado pode e deve prestar apenas os serviços que lhe são designados, sempre respeitando a hierarquia dos poderes. Enquanto os patrões podem produzir e deixar de produzir quaisquer produtos qualquer tempo.
Razões das diferenças encontradas
Cito como principal razão das diferenças encontradas entre os itens citados acima, o motivo da existência de cada esfera. Uma delas voltada para o bem próprio, exclusivamente para o lucro ou para o bem de determinado grupo de pessoas. Já a outra esfera, a pública, voltada para o bem comum, o bem de todos, a comunidade em geral.
Se uma empresa gerar prejuízo e fechar, é um pequeno grupo que será afetado. Diferente das instituições públicas. Por esse motivo a grande regulação para com o setor público.
...