O Sistema Milk Run
Por: Sousas3dd • 17/10/2015 • Trabalho acadêmico • 633 Palavras (3 Páginas) • 308 Visualizações
Sistema Milk Run
Milk Run significa corrida do leite, é um planejamento de entregas, mantido por uma empresa de transporte, onde cada dia a empresa realiza uma coleta dos componentes de cada fornecedor em quantidades pré-determinadas com o objetivo de nos fabricantes.
Em algumas indústrias, como a de automóvel, a escolha dos componentes pelos fornecedores pode ser realizado pela própria empresa, para uma maior sugestão da sua rota da quantidade de componentes necessárias de cada fornecedor e da capacidade dos seus veículos de transporte.
Fornecedor Milk Run
Executa a coleta dos materiais pelos fornecedores de forma programada, em quantidades estipuladas, e tornando os previsíveis, mesmo com grande variação de procura, facilitando recebimento do material.
Esse processo é decorrente de uma mesma área, entre fornecedores locais, esse processo pode incluir fornecedores de diferentes áreas geográficas com um armazém local.
Nesse sistema, deverá ser maximizada a capacidade dos veículos utilizados para o transporte, para otimizar as rotas e reduzir os custos com o transporte.
Esse sistema é temporariamente programado, o transporte para o fabricante deverá ser efetuado apenas quando for solicitado desta forma é evitado o envio de quantidade superior a que foi definida para a captação dos materiais. Esse sistema reside na agregação de valor na cadeia de abastecimento, reduzindo os estoques, obtendo o maior controle sobre a gestão dos materiais solicitados, maior frequência de abastecimento, obtendo um maior acompanhamento das procuras.
Objetivos do Milk Run
-Reduzir Custos Logísticos;
-Reduzir os níveis de Estoque;
-Controlar os materiais em transito;
-Agilizar o carregamento e descarregamento;
-Uniformizar o volume de recebimento de materiais.
Benefícios do Milk Run
-Melhoria nos serviços de manuseio de materiais, possibilitado pelo uso de embalagens padronizadas e reutilizáveis e agilidade no carregamento e descarregamento;
-Redução nos custos de manutenção de estoques, pois o que chega dos fornecedores alimenta diretamente a linha de produção;
-Possibilita a implantação de sistemas Just-In-Time integrado nas empresas parceiras;
-Embarques programados segundo a necessidade do cliente uso de janelas de coleta com data, horário e quantidades pré estabelecidas;
-Nivelamento de fluxo diário de recebimento de materiais e redução do transito interno na fabrica;
-Otimização na utilização dos equipamentos de transporte o que reduz os custos associados a movimentação de materiais.
Para obter um bom sistema de Milk Run fornecedores, operadores logísticos e clientes têm de estar sincronizado, possuir um bom canal de comunicação entre esses, e cumprir com as devidas responsabilidades. Os fornecedores devem ter materiais prontos para embarcar na doca de expedição, na quantidade programada para o dia, observando os seguintes pontos antes da chegada do caminhão – embalagens padronizadas, etiquetadas e com a documentação emitida. Os operadores logísticos devem cumprir os tempos programados nas janelas de coleta (nos fornecedores) e janelas de entrega (nos clientes). Os clientes devem aos fornecedores todas as informações necessárias para a programação de suas fábricas – previsão da produção (10 semanas, por exemplo), programação da produção (2 semanas, por exemplo) e o ajuste final diário
...