O Sistema Operacional
Por: nathyju • 26/5/2016 • Trabalho acadêmico • 11.906 Palavras (48 Páginas) • 500 Visualizações
1. INTRODUÇÃO
Neste tópico apresentaremos o Sistema Operacional,sua breve história e, os principais objetivos, suas classificações e conceitos que nos auxiliará o entendimento deste sistema, e a explosão da informatização no Brasil na década de 1990l.
Para que possamos ter este entendimento precisamos conhecer sua definição , que desde a sua criação foram sistema de altíssima sofisticação tecnológica e de desenvolvimento.
Há mais de cinco décadas estes sistemas evoluíram consideravelmente, apesar de se tronarem mais acessíveis e simples , que mesmo com sua popularização ainda é um sistema complexo.
Segundo Deitel (1992), este sistema de acordo com sua criação e origem, acompanham a evolução dos computadores, como fonte principal, para sua utilização e funcionamento.
Desta forma a definição na visão do autor é que :
“Vemos um sistema operacional como os programas, implementados como software ou firmware, que tornam o hardware utilizável. O hardware oferece capacidade computacional bruta.Os sistemas operacionais disponibilizam convenientemente tais capacidades aos usuários, gerenciando cuidadosamente o hardware para que se obtenha uma performance adequada" [DEI92, p. 3]
Diante esta definição, podemos então compreender alguns itens que faz parte de todo sistema, sendo o Hardware, sendo conjuntos elétricos e eletrônicos , ópticos ou eletromecânico , que compõe o computados , ou seja a CPU compondo assim a máquina, por outro lado temos o Software que são os programas do computador em operação, e também o firmware que são que são programas especiais que são armazenados permanentemente na CPU ou computador, que permite a realização das operações.
Desta Forma temos por compreensão os três pilares de um computador e seu sistema operacional, e que toda maquina ou computador tem a sua própria arquitetura interna, com utilização de diversos processadores , que podem solicitar diferentes linguagem, em que os programadores tem uma tarefa importante e complexa na construção do sistema de cada computador.
Neste contexto toda estas informação nos leva então entender que o Sistema Operacional é um programa ou um conjunto de programas desenvolvido com recursos para um sistema computacional , facilitando assim a utilização por seus usuários,organizando, executando e controlando recursos de um sistema eficiente e seguro, sendo ele o intermediário entre o Hardware e os seus utilizadores, que são camadas de software envolvendo os componentes físicos do computador na intermediação e interação entre os usuários e os programas utilizados por uma máquina.
Sendo assim o Sistema operacional oferece a funcionalidade e interface de um programação a cada tipo de recursos na transparência das aplicações, desta forma temos o comportamento do sistema operacional uma extensão do hardware,
O controle deste sistema é de suma importância, para que não haja erros ou omissões de dados, mesmo que sejam inconscientemente ou voluntário por parte dos programadores e utilizadores , que podem provocar grande problemas não só em equipamentos domésticos mas principalmente para a organização como um todo.
Outro aspecto importante para a construção de um sistema operacional é que este deve controlar os recursos do computador garantindo o seu adequado uso e funcionamento, e que este sistema nada mais é que o gerente do computador como um todo.
1.1 PRINCIPAL OBJETIVO DO SISTEMA OPERACIONAL
O principal objetivo do sistema operacional é disponibilizar recursos do sistema de maneira simples e transparente, gerenciando e utilizando recursos, buscando seu uso eficiente do sistema e garantir a integridade e segurança dos dados que são armazenados e processados em sistema e os recursos físicos utilizados
Outro ponto importante e a adequação da interface , ou seja, a integração entre Software, Hardware ,Sistema com o usuário, antigamente este sistema tinha como base o conjunto de palavras chaves ( comando) e mensagens através de diálogo que auxiliavam a execução das tarefas e a comunicação entre homem ( usuários) e máquinas , definindo assim a interface homem e computador ( IHC) , hoje as interface utilizadas são mais modernas e simples facilitando a utilização do computador, tornando-os mais atraente e intuitivo, nesta questão tratamos aqui da interfaces gráficas.
1.2 – DADOS HISTÓRICOS
Trataremos aqui de uma breve linha do tempo da criação do Sistema Operacional e a inclusão dos computadores em nosso dia-a-dia, e os principais eventos do desenvolvimento dos computadores ou máquinas.
1643 - Blaise Pascoal constrói a máquina de calcular mecânica, utilizada até meados do século XX
Século XVII - Joseph-Marie Jacquard – constrói tear que utiliza cartões perfurados , criando a primeira maquina programável
1822 - Charles Babbage – constrói a máquina de diferenças , e utilizando a idéia dos cartões perfurados projeta a máquina analítica , sendo este considerado o pai do computador moderno
1870 - Willian Thomson constrói os computadores analógicos
1890 - Herman Hollerith - constrói a máquina de tabular OUA Tabulating Mchine Company, que mas tarde torna-se a IBM
1930 – Surgimento das máquinas eletromecânicas e eletrônicas de calcular
1934 - Konrad Zuse – a máquina eletromecânica programável
1935 – John Vicent Atanasoft - projeta a máquina eletrônica ABC, com base em válvulas
1937 - John Von Neumann – matemático húngaro propõe uma arquitetura genérica, para os computadores utilizadas até o dia de hoje
1939 – Desenvolvida a primeira calculadora eletrônica para laboratório
1940 – Os primeiros computadores grandes, lentas compostos por relês
1944 – Primeiro Sistema programável – IBM –Harvard
1946 – Exercito Americano revela o primeiro computador digital
1950 - a descoberta do transistor , que deu novo impulso à eletrônica
1951 – Construção dos Jobs – processamento em lotes
1957 – construção da primeira
...