O TÉCNICO DE QUALIDADE NO MERCADO DE TRABALHO
Por: Silvania GS Cunha • 14/9/2022 • Trabalho acadêmico • 1.446 Palavras (6 Páginas) • 90 Visualizações
ESCOLA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL SENAC RIO GRANDE DO SUL
ESTUDANTE: SILVANIA APARECIDA SANTOS CUNHA
COMPONENTE: ACP I
PROFESSOR: CLAUDETE BATISTELLA
ATIVIDADE Nº: TAREFA 01
ATIVIDADE 01 – RESENHA
O TÉCNICO DE QUALIDADE NO MERCADO DE TRABALHO
O controle da qualidade destaca-se por reconhecer as necessidades das pessoas e estabelecer padrões para o atendimento dessas necessidades, visa manter os padrões que atendem às necessidades e, ainda, visa melhorar (continuamente) os padrões.
• Contextualização com o mercado e perfil profissional
O profissional com formação técnica na área da qualidade atua criando manuais e procedimentos para melhorias internas, documentando as atividades da empresa, gerando relatórios para a gestão, auxiliando na coordenação dos processos a fim de atender às normas regulamentadoras e satisfazer as necessidades dos clientes.
É também função deste profissional dar orientação aos colaboradores quanto aos métodos de produção, análise de não-conformidades de produtos e processos, e serviços de auditorias internas ou externas.
O técnico também é responsável pela busca da melhoria contínua da empresa em seus processos, onde deve identificar e solucionar os problemas que comprometem os resultados, sendo indispensável utilizar medidas corretivas e preventivas.
O vídeo nos mostra que as atividades relacionadas à qualidade envolvem controle, inspeção, garantia e controle da qualidade. É necessário um olhar com excelência, sempre buscando por inovações e melhorias permitindo que a empresa possa destacar-se no mercado.
• Mercado de trabalho para o profissional de nível técnico da área de qualidade
São diversos os setores em que o técnico de qualidade pode atuar. Citamos alguns como os alimentícios em geral, empresas de telefonia, energia, saneamento, internet, transporte, setor automotivo e metalúrgico na indústria, locação de equipamentos, escolas, comércio em geral (lojas de vestuário, calçados).
Qualquer empresa em qualquer segmento que zele por seu bom funcionamento e excelência de atendimento, que perceba a necessidade de organização e padronização de processos e serviços, estará à frente de seus concorrentes ao utilizar-se das metodologias de gestão da qualidade.
O sucesso de uma organização depende de fatores diversos e dos atores também. Neste campo onde existe uma relação ganha-ganha, podemos identificar as entidades inseridas no contexto: os colaboradores que fazem com que os clientes sejam atendidos em suas expectativas, os clientes que contribuem consumindo, os fornecedores que hoje são vistos como “parceiros de negócios”, o acionista que contribui investindo seus recursos com o objetivo de obter lucro, o governo que colabora com infraestrutura e com o recebimento de taxas e impostos colabora devolvendo benfeitorias à população, a sociedade que contribui com a coletividade de consumo estimulando o comércio e o desenvolvimento do país.
• Atuação e atividades do técnico em qualidade em diversos segmentos
O técnico em qualidade atua na padronização e otimização de processos, implementação de sistemas de gestão, definição e análise crítica de indicadores, auditorias e certificações, sem restrição ao tamanho ou porte da organização. Embora o setor industrial seja o que mais emprega estes profissionais, outras áreas como a da saúde, do meio ambiente e principalmente da educação também necessitam dos seus serviços.
Auditor da qualidade, Inspetor da qualidade, Assistente da qualidade. Esses são alguns cargos ocupados por um técnico da qualidade.
As atividades de um técnico de qualidade não abrangem somente a uma inspeção de qualidade específica de um produto ou de um serviço, e sim de toda uma organização, desde a verificação de recebimento, verificação de um processo de produção, prestar apoio técnico, otimizar processos existentes, criar e documentar processos, solucionar problemas junto ao cliente e várias outras atividades que cada empresa necessita.
Alguns exemplos de atuação:
- elaboração de manuais, procedimentos, relatórios;
- execução de auditoria interna e acompanhamento de auditoria externa;
- identificação de não-conformidades, suas possíveis causas, ações corretivas e preventivas;
- elaboração de pesquisas de satisfação junto a clientes;
- controle, inspeção, garantia, realizando testes, obtendo amostras e acompanhando a qualidade do material recebido dos fornecedores;
- registro de resultados;
- divulgação de procedimentos e proposição das ações;
- manutenção da qualidade, treinamento de equipes;
- revisão de procedimentos de processos de produtos.
• O papel da qualidade e sua importância estratégica nas organizações
A gestão de qualidade é hoje um assunto obrigatório nas organizações, afinal, os clientes estão cada vez mais exigentes e seletivos. Isso significa que, sem um padrão adequado, nenhuma empresa consegue se manter no mercado, vender e competir com as outras. A gestão da qualidade contribui, e muito, para o aumento na satisfação dos clientes. Isso, consequentemente, gera uma taxa maior de fidelização dos consumidores, já que eles ficam mais seguros de que seus desejos e necessidades serão atendidos pelos produtos ou serviços oferecidos pela empresas.
Há também uma análise de inserção de certificação como conquista. Como resultado a empresa entrega produtos com maior padronização e qualidade, gerando maior rentabilidade ao negócio. Outras vantagens podem ser citadas:
- Boas práticas de gestão e relacionamento entre clientes
- Desenvolvimento dos colaboradores
- Melhores condições para a competitividade
...