TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Qualidade De Vida No Mercado De Trabalho

Monografias: Qualidade De Vida No Mercado De Trabalho. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/9/2014  •  2.397 Palavras (10 Páginas)  •  435 Visualizações

Página 1 de 10

RESUMO

Este paper objetivou analisar a importância da qualidade de vida no trabalho (QVT), seus modelos e dificuldade de implantação nas organizações. Um sistema correto de QVT, demanda a humanização em uma organização proporcionando condições de desenvolvimento pessoal do individuo, bem como o seu bem-estar. Esse novo modelo de trabalho está se tornando elemento-chave nas organizações bem-sucedidas e competitivas.

Vendo a importância e a influência exercida pela qualidade de vida no trabalho como um aspecto determinante no desempenho organizacional durante a realização das atividades, que surgiu a necessidade de pesquisar sobre este assunto. No entanto o principal aposta dos administradores das empresas nada mais é que é prestar mais atenção em seus trabalhadores como seres humanos e não como uma máquina produtiva. Para a elaboração desse artigo, foram retirados uma revisão da bibliografia disponível em livros, periódicos e site, para garantir um maior compreensão do tema em estudo.

Palavras-chave: Qualidade de vida no trabalho. Satisfação no trabalho motivação. Pessoas.

1. INTRODUÇÃO:

No trabalho de uma empresa, fala-se muito em qualidade no ofício, qualidade no atendimento aos clientes, qualidade nos produtos ofertados e demandados e qualidade de vida. A Qualidade total, tem como finalidade criar uma organização em que todos os funcionários permaneçam trabalhando para fazer da sua atividade a melhor de sua área e alcançar a qualidade de vida e a preocupação do ser humano, que busca tudo em seu trabalho se satisfazer, seja no clima agradável deste modo no ambiente no bem estar e o equilíbrio físico, mental e social, para mais um passo adiante de satisfação.

A QVT destacou-se para a situação de trabalho como parte integrante de uma sociedade complexa e de um ambiente heterogêneo. Segundo informação o Chiavenato (1992, p 391), “a QVT tem o objetivo de assimilar duas posições e satisfação no trabalho, e interesse das organizações quanto a seus efeitos sobre a produção e a produtividade”.

A empresa busca seu compromentimento com a qualidade no trabalho, para que possa conquistar atender toda a demanda necessario basicas de informação, agil em menos tempo e mais informações para repassar os clientes, isto sim, é equipe de trabalho, para que seus clientes estejam satisfeito.

A QVT tem uma visão global que facilita a demanda do empregador e que desenvolve um treinamento na organização de equipe que sao mais produtivas, envolvida com o proprio trabalho e responsabilidade.

A qualidade de vida é um grande desafio de conquista da sua carreira, depende do próprio individuo, seja na organização ou fora dela. Depende de sua autoestima e autoimagem, do engajamento profissional, comprometimento, inovação e competência e que tenha grande responsabilidade.

De acordo com o Dejours (1992, p.53) ‘qualidade de vida é uma expressão de difícil conceituação, tendo em vista o seu caráter subjetivo, complexo e multidimensional. Ter qualidade de vida depende, pois, de fatores intrínsecos e extrínsecos. Assim, há uma conotação diferente de qualidade de vida ara cada individuo que é decorrente da inclusão desses na sociedade.

Portanto, com a globalização, as pessoas estão sendo obrigadas, a atingir elevados nives de produtividade, sendo pressionadas pela concorrência, que se torna cada vez mais acirradas em vários mercados.

2. AS INFORMAÇÕES FUNDAMENTAIS DA QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO:

O objetivo fundamental do programa de QVT é aperfeiçoar cada vez mais o bem estar do trabalhador oferecendo o valor necessário para o a seu colaborador, incentivando-o no seu trabalho. A QVT envolve toda a empresa e, principalmente, a qualidade de vida, pois o que mais se deseja na vida é a felicidade.

Então, para ser feliz é necessário ter saúde, satisfação consigo próprio e com seu trabalho, colegas, comportamento, e tudo isso compreenda a qualidade de vida.

As pessoas falam sobre a QVT, mas a satisfação no trabalho não pode estar isolada da vida do individuo como um todo. Os demais colaboradores que possuem uma vida familiar insatisfatória têm no trabalho como o único ou maior meio para obter a satisfação de muitas de suas necessidades, principalmente, as sociais, (RODRIGUES, 1997).

Porém, o trabalho assume dimensões enormes na vida do homem, pois a qualidade de vida tem sido usada com crescente frenquência para descrever certos valores ambientais e humanos, descuidados pelas sociedades industriais em favor do avanço tecnológico, da produtividade e do crescimento econômico. (RODRIGUES, 1997).

Segundo Rodrigues (1997, p. 14), “quando o trabalho é compartilhado, os resultados aparecem mais facilmente, os erros podem ser minimizados, reduzidos e até mesmo eliminados”.

Desta forma, para que o funcionário tenha boa saúde física ou mental deve haver um clima adequado propiciado pela organização, que por sua vez resultará numa boa qualidade de vida no trabalho, favorecendo a formação e a manutenção de indivíduos mais criativos, responsáveis e com capacidade para demonstrar ou desenvolver novas habilidades, gerando assim, um melhor retorno para a própria empresa.

Não há Qualidade de Vida no Trabalho sem Qualidade Total, ou seja, sem a empresa seja boa. Não confundir QVT com politica de benefícios, nem com atividades festivas de congraçamento, embora essa seja importante em uma estratégia global.

De acordo com o Werther (1993, p. 47), “a qualidade de vida no trabalho é afetada por muitos fatores, supervisão, condição de trabalho, pagamento, benefícios e projetos do cargo. Porém, é a natureza do cargo que envolve mais intimamente o trabalhador”. O aludido autor verifica que o trabalho em equipe é também algo complicado, pois compor um grupo de trabalho significa colocar em cena, para atuação produtiva, conjunta, diferentes personalidades, historia de vida, experiências, competências visões de mundo e graus de conhecimentos.

O trabalho é importante para que os departamentos do seu setor possam responder antecipadamente aos desafios organizacionais, ambiental e comportamental e as mudanças, em quaisquer deste fatores, podem afetar a qualidade de vida no trabalho.

O treinamento e o desenvolvimento podem ser considerados parceiros e instrumentadores das metas de bem-estar no trabalho, ressaltando que o treinamento é potencial, criatividade, forca de trabalho, inovação, comprometimento,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.1 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com