O Trabalho Finanças
Por: Guilherme Leite • 20/3/2020 • Pesquisas Acadêmicas • 263 Palavras (2 Páginas) • 112 Visualizações
Instituição financeira é toda empresa, pública ou privada, que compra ou vende produtos financeiros, os bancos são um tipo de instituição financeira, logo a diferença principal é que na realidade os bancos são um nicho das instituições que compõem o mercado financeiro.
Dentre os tipos de instituições financeiras estão.
Bancos múltiplos
Agente Autonomo de Investimento
Bancos comerciais
Cooperativas de Crédito
Bancos de Investimento
O FGC (fundo garantidor de crédito) é uma associação integrada por instituições financeiras que garante, nos casos de insolvência ou falência por parte das associadas, alguns tipos de investimentos, como: depósito à vista; depósito à prazo (como CDB e RDB); poupança entre outros. O limite de cobertura é de R$ 250.000,00 por CPF.
Entre o banco e a corretora não há uma diferenciação no que tange à segurança, pois os dois são apenas meios para investimento no mercado financeiro, o que define se um investimento é seguro ou não é o tipo de investimento que está sendo feito, por exemplo, um investimento em renda variável, como FI’s ou ações, tem o risco mais elevado, do que um investimento em renda fixa, como CDB, RDB ou poupança.
IPO é uma sigla que vem do Inglês e significa, Inicial Public Offering, que traduzindo significa Oferta Pública Inicial, que é quando uma empresa de capital fechado, abre seu capital para o mercado de ações para que possa ser negociada na bolsa. Geralmente os IPO’s são feitos quando a empresa alcança um patamar em que sem investimento externo ela não crescerá significamente sem investimentos externos.
Com as informações supracitadas pudemos aprender um pouco mais sobre os termos do mercado financeiro.
...