TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Trabalho de Ética

Por:   •  25/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.268 Palavras (6 Páginas)  •  122 Visualizações

Página 1 de 6

Faculdades Promove de Sete Lagoas

Curso de Administração

3º Período        

Ética

TRABALHO DE ÉTICA

Joseane Alves R. Rocha

Sete Lagoas

  novembro de 2014

Joseane Alves R. Rocha

TRABALHO DE ÉTICA

Trabalho apresentado como requisito da disciplina Ética do curso de Administração - 3º Período, para obtenção de nota parcial.

Professora

Sete Lagoas

novembro de 2014

1. CORRUPÇÃO

        Ao fazer uma abordagem histórica e etimológica, salienta-se que “corrupção” tem origem no latim corruptus, que significa “quebrado em pedaços”. O verbo corromper significa “tornar pútrido”

        A corrupção pode ser definida como utilização do poder ou autoridade para conseguir obter vantagens e fazer uso do dinheiro público para o seu próprio interesse.

        A corrupção se apresenta em maior evidência em países não democráticos e de terceiro mundo. Não obstante, essa prática se evidencia nas três esferas do poder (legislativo, executivo e judiciário). A utilização do cargo ou da posição em que se ocupa para obter qualquer tipo de vantagem é denominada de tráfico de influência.

        Quando uma sociedade se torna corrupta ela sacrifica a camada pobre, que depende puramente dos serviços públicos, pois as verbas destinadas as necessidades sociais (infraestrutura, saúde, educação, previdência etc.) são divididos com os traficantes de influência (os corruptos). Quando o governo não tem transparência em sua administração é mais provável que haja ou que incentive essa prática. Não existe país com corrupção zero, embora os países ricos e democráticos tenham menos corrupção, porque sua população é mais esclarecida acerca dos seus direitos, sendo assim mais difíceis de enganar.

2. CORRUPÇÃO E ÉTICA

        A ética opõe-se à corrupção. A afirmação é notória e nada de extraordinária, porém, o que nos intriga, é o motivo pelo qual a corrupção se sobressaia a ética a ponto de enraizasse na cultura. A conduta humana na sociedade é norteada por um conjunto de princípios e valores morais, o que caracteriza a ética daquela sociedade. A falta ou a quebra desses princípios ameaçam todos os setores e aspectos da vida social de um país. Uma das principais ameaças da sociedade é a corrupção, fenômeno pelo qual um agente é levado a agir de forma diferente ao da ética social, ignorando os padrões estabelecidos.

        Firmado este entendimento, salienta-se a ética profissional como conduta diretamente relacionada aos anseios da sociedade e, logo, a corrupção como total desvirtuação da ética.

3. CORRUPÇÃO NAS EMPRESAS PÚBLICAS

        As empresas públicas, por possuírem uma ligação direta com o governo e, em torno disso, com a política, é o ramo mais afetado pela corrupção. Recentemente o que não falta são escândalos para estampar os noticiários em rede nacional.         

        Mesmo de posse de uma legislação complexa e abrangedora, o Brasil não tem conseguido proteger as empresas públicas de ações criminosas, a citar como exemplos a lavagem de dinheiro, o peculato, o desvio de verbas orçamentárias, dentre outros crimes que se desdobram em função da prática lesiva de muitos dos administradores públicos em conluio com o crime organizado.

        A sociedade brasileira não consegue mais viver com tamanha falha governamental, pois são recursos públicos saindo pelo ralo, estes arrecadados pelos elevados impostos que pagamos, e mesmo estando os governos e suas empresas públicas dotados de uma estrutura administrativa pesada e fora do normal, as torneiras continuam abertas e derramando dinheiro no mundo do crime.

4. CORRUPÇÃO NAS EMPRESAS PRIVADAS

        Na área privada, uma das formas que mais se destacam é o tráfico de influência, o famoso “quem indica”. Como a palavra diz, o tráfico de influência realiza exatamente a condução da influência do corrupto, de forma a garantir que os cargos relevantes em empresas privadas sejam ocupados pela pessoa de interesse. Esta é a prática mais comum de corrupção em empresas privadas.

        Como essa modalidade é de caráter subjetivo, ou seja, depende da análise no âmbito particular da pessoa detentora do poder, é uma corrupção extremamente difícil de ser combatida, uma vez que é complicado configurar a corrupção em processos que não se limitam a nenhuma regra pré-definida.

        As práticas de corrupção criam aparentes vantagens de curto prazo para o agente corrupto, mas como consequência afeta diversas áreas empresarias, que, a médio e longo prazo, contribuem de forma significante para o regresso da empresa, pois afeta diretamente e causam efeitos negativos como a distorção da livre concorrência, a sabotagem da competitividade e dos mecanismos de livre mercado, a deterioração da qualidade dos produtos e serviços, a diminuição da capacidade de investimentos, o encarecimento da captação de recursos, a destruição da ética nos negócios e a mitigação da confiança nos agentes econômicos, encarecendo os custos de transação. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)   pdf (93.2 Kb)   docx (749.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com