O Trabalho de Administração
Por: michelvadio • 15/8/2023 • Trabalho acadêmico • 419 Palavras (2 Páginas) • 53 Visualizações
[pic 1] [pic 2]
Situação Problema: Novos desafios...
Você ingressou na VCM logo após sua formatura. Dedicou-se à empresa integralmente e agora está sendo promovido a Gestor de Projetos Especiais, uma área ligada diretamente à Vice-Presidência da Empresa. Você está feliz da vida, mas preocupado.
Em toda a sua carreira na empresa sempre trabalhou com coisas concretas: está acostumado a trabalhar com aspectos mais exatos, numéricos, tecnológicos e estruturais. Agora será o responsável por uma equipe de 15 profissionais altamente qualificados.
Ao longo de sua história na VCM percebeu que a empresa acredita que são as pessoas que podem proporcionar diferenciais competitivos em mercados agressivos e dinâmicos. Esta visão focada nas pessoas começou a ganhar força há uns dez anos, quando Selena - graduada em Administração e com duas pós-graduação: em Gestão Estratégica de Pessoas e em Gestão de Novos Negócios -, tornou-se Vice-Presidente da VCM.
A sua indicação para a nova posição gerencial teve o "dedo" de Selena, pois tanto ela como você acreditam que essa visão contribui para a valorização das pessoas, ou seja, se as pessoas não são tratadas como um número apenas, tornam-se parceiros fundamentais e alavancam os negócios.
Você, animado com sua conquista profissional, caminha pela empresa e tenta refletir sobre os seus novos desafios, pensa nas suas ações em relação às pessoas e às metas e resultados, de forma que possa alcançar sucesso em sua nova posição.
Afinal você lutou muito por isso!
Enquanto faz uma pausa para um café, você escuta duas colegas de sua nova equipe conversando logo ao lado: - “Gostaria que houvesse mais franqueza entre nós; parece que a Mariana sabe de ‘coisas’, não confia em mim e eu não tenho ideia do porquê. Ela é reservada, calada, parece até tímida, mas adora criticar os outros, não se parece nada comigo. Por outro lado, ela é muito eficiente. Bem que o Sergio, que é muito antigo aqui, e trabalhou com o pai dela, me alertou, dizendo que ‘filho de peixe, peixinho é!’ As pessoas são mesmo uma caixinha de surpresas.”
Terminado o café, poucos metros adiante, deparou-se com Alex, da área de Projetos&Desenvolvimento, discutindo com um de seus pares: - “Marcos, eu vou repetir o que te disse outro dia: ‘Andorinha que acompanha morcego, acorda de cabeça para baixo!’ Até parece que você não tem personalidade própria!”
Você continua a sua caminhada e pensa por alguns momentos nos comentários que acabara de ouvir e nos seus novos desafios.
Você se sente como um peixe fora d’água.
Pensativo, você voltou para o seu ambiente de trabalho.
E aí?
...